Dinheiro

Setembro: o mês ideal para reorganizar a vida

2 min

As férias grandes já lá vão e com o seu fim chega a chamada rentrée e tudo o que lhe está associado: regresso ao trabalho, às aulas, às rotinas. Tudo isto acontece depois das férias, que são normalmente um período onde é mais fácil cometer excessos financeiros e até gastar poupanças que poderiam vir a ser úteis no futuro.

Assim, este chamado regresso à normalidade, é uma boa altura para olhar para a sua vida e para as suas despesas, começar ou retomar poupanças e tomar algumas decisões, como por exemplo, um pedido de linha de crédito. Nós damos algumas dicas.

– Se nunca fez um orçamento mensal, esta é a altura ideal para o começar a fazer, pois desta forma conseguirá perceber exatamente o que anda a fazer ao seu dinheiro e se precisa de uma ajuda extra, como um crédito pessoal.

– Com um orçamento conseguirá avaliar melhor as suas despesas e rendimentos e começar ou reforçar uma poupança, seja através de um Plano Poupança Reforma ou de um Fundo.

– Reveja os seus tarifários – de água, luz, gás e telecomunicações – pois pode ser altura de trocar ou de, pelo menos, tentar renegociar as suas condições.

– Reveja também os seus seguros. Renegociar seguros como o do carro ou de vida é fundamental para reduzir gastos. Aliás, deve fazer esta revisão todos os anos.

– Muitas vezes, nas férias, recorre-se ao uso do cartão de crédito, por isso a rentrée é um bom momento para fazer uma análise aos seus cartões e aos seus créditos pessoais.

– Reduza as idas ao restaurante, tão usuais nas férias, e que por norma acabam por ter um peso considerável no orçamento mensal.

– Aproveite também para se habituar a fazer um plano semanal de refeições, que não só lhe irá permitir ter uma alimentação mais saudável, como controlar o que gasta para a alimentação de toda a família.

– Já que está a cuidar de si, a rentrée é a altura ideal para regressar à prática desportiva. Mas por que não trocar o ginásio pelas caminhadas, bicicleta ou corridas ao ar livre, que inclusive pode praticar em família, poupando assim o dinheiro das mensalidades do ginásio?

– A proximidade de uma nova estação faz disparar a vontade de roupa nova. No entanto, não vá às compras antes de organizar o seu armário para a estação fria, pois só nessa altura saberá do que realmente precisa.

– Se tem filhos já sabe que esta altura do ano é uma altura de despesas, com o regresso às aulas, por isso procure controlar o dinheiro gasto em material. Muitas vezes, há imenso material do ano anterior em condições de ser reutilizado e isso permite uma grande poupança.

– Anda há meses a adiar aquelas pequenas obras? Durante as férias o velhinho frigorífico avariou? Finalmente decidiu substituir as janelas de sua casa? Se depois das férias se depara com despesas muito acima do previsto, a Linha de Crédito Cofidis pode ser uma ajuda, já que permite acesso a ter um financiamento flexível e muito versátil. Além disso pode gerir o valor conforme as suas necessidades. Comece por fazer uma simulação de crédito Cofidis para perceber se esta pode ser uma boa solução para si.