Sabe exatamente quanto ganha? Se tem dúvidas sempre que lhe falam em ordenado bruto porque não sabe com quanto ficará ao final do mês, o Contas Connosco esclarece-lhe todas as dúvidas com o simulador de salário líquido.
Para calcular o seu ordenado líquido só tem que preencher corretamente os valores abaixo:
Ordenado Bruto
O valor que recebe mensalmente sem qualquer tipo de descontos, seja para a segurança social ou para o IRS. Não deve incluir nenhum subsídio ou prémios neste campo.
Residência Fiscal
Deve indicar o lugar onde tem a sua residência fiscal, Continente, Açores ou Madeira pois a retenção na fonte varia consoante a sua localização e as tabelas de retenção são atualizadas todos os anos.
Regime e Estado Civil
Indique se abona de um regime especial e qual o seu estado civil: não casado, casado (titular 1), casado (titular 2) pois pode variar a aplicação da retenção na fonte.
Número de dependentes
Para um cálculo correto é importante que selecione o número de pessoas que tem ao seu encargo e que pertencem ao seu agregado familiar. São considerados dependentes os filhos, menores não emancipados sujeitos a tutela, maior inaptos para o trabalho, entre outros.
Tipo de subsídio de refeição
Indique a forma de pagamento do seu subsídio de refeição se em dinheiro, se em vales ou cartão refeição e introduza o valor diário do subsídio de refeição.
Subsídio em duodécimos
Designe se recebe o seu subsídio de alimentação em duodécimos.
Todas estas informações são importantes para calcular o ordenado líquido. Este cálculo é feito com base na atualização anual das tabelas de retenção da fonte.
Se pondera em mudar de emprego ou se quer saber o valor exato, com o qual poderá contar para o seu orçamento mensal utilize o simulador do salário líquido e guarde os resultados das simulações anteriores na sua conta pessoal do Contas Connosco.