Impostos

Seja dos primeiros a receber o reembolso do IRS

3 min
reembolso do IRS

Quanto mais cedo entregar a declaração de IRS, mais depressa vai receber o reembolso. Explicamos-lhe como saber o montante a que tem direito e quando vai ser reembolsado. 

Com a entrada do mês de abril, começa também a azáfama em torno da entrega do IRS.  Chegada esta altura, são muitos os que aguardam ansiosamente pelo pagamento do reembolso do IRS. Seja para colocar de parte, para pagar despesas inesperadas ou até para fazer a viagem que sempre sonharam, este dinheiro pode ser uma grande ajuda, principalmente numa fase em que o custo de vida não para de aumentar.

A regra é básica: quanto mais cedo entregar a declaração, mais cedo irá receber, partindo do princípio que tem direito a reembolso. Apesar de haver quem recomende que se deixe passar pelo menos uma semana, para serem corrigidos eventuais erros no sistema, não correrá grandes riscos se entregar já a sua declaração.

Para quem está a passar por uma fase de aperto financeiro, este reembolso pode ser visto como uma espécie de “salvação” e é normal que queria entregar a declaração e receber este dinheiro extra o quanto antes.

Quanto tempo demora a ser pago o reembolso?

Apesar de não haver um número de dias exato para a emissão do reembolso, o Governo estabeleceu um prazo médio de 17 dias para o pagamento dos valores em questão.

Caso tenha optado pelo IRS automático, o processo costuma ser mais rápido e dura cerca de 12 dias.

Se tiver preenchido a declaração manualmente, o pagamento do reembolso deverá demorar cerca de 19 dias.

Já entregou a declaração e quer confirmar se vai receber reembolso?

Para confirmar se vai realmente receber reembolso do IRS, siga os passos seguintes:

  1. Aceda ao Portal Das Finanças e clique em IRS ou procure na barra de pesquisa;
  2. Autentique-se com as suas credenciais de acesso;
  3. Depois da autenticação, clique em “Consultar Declaração” no menu que se encontra do lado esquerdo da página;
  4. Depois basta selecionar o ano a que dizem respeito os rendimentos que quer consultar (ou seja, 2022) e clicar em “Pesquisar”;
  5. Após selecionar o ano, pode verificar a situação da sua declaração. A partir do momento em que é entregue, a declaração passa por vários estados até ao processamento do reembolso.
Leia mais  Descubra como provar que vive em união de facto e quais os seus direitos

Sabe o que significa cada estado da sua declaração?

  • “Rececionada – Aguarda validação”;
  • “Declaração Certa”: se se encontrar nesta fase, significa que a declaração foi validada, no entanto não houve foram verificados possíveis erros centrais;
  • “Liquidação Processada”: isto significa que as contas do seu imposto foram completadas;
  • “Reembolso emitido”: Se a sua declaração estiver neste estado, significa que é uma questão de poucos dias até receber o reembolso;
  • “Pagamento confirmado”: É a última fase do processo e quer dizer que o reembolso já foi pago.

Depois de verificar a situação da declaração, pode consultar detalhadamente a sua situação fiscal. Basta carregar em “Ver detalhe” e terá acesso a várias informações, entre as quais o montante que vai receber.

Simule sempre antes de entregar a declaração

Esta é a regra de ouro. É certo que é muito prático entregar o IRS Automático, mas não deixe de simular a entrega pelo método “manual”. Os valores podem diferir. É o caso dos casais. Entregar em conjunto ou em separado pode fazer muita diferença. Por norma, se um dos elementos tem um bom rendimento e o outro recebe pouco, compensa entregarem juntos.

Quando opta pelo IRS Automático, o sistema automaticamente assume que a entrega é individual e isto pode levá-lo a perder largas centenas de euros.

Dedique uns minutos do seu dia a fazer simulações, veja qual o tipo de entrega mais vantajoso, e submeta a declaração. Não tarda o dinheiro cai na sua conta.