Senha do Portal das Finanças: como pedir, recuperar ou alterar
Daniela CunhaA senha do Portal das Finanças é indispensável para tratar de vários assuntos fiscais. Neste artigo, explicamos-lhe:
- Como pedir a senha pela primeira vez
- Como recuperar
- Como alterar
- Que aspetos deve considerar ao pedir uma nova senha
O Portal das Finanças é uma plataforma indispensável para gerir as suas obrigações financeiras. Submeter a declaração de IRS, pagar impostos (como o Imposto Único de Circulação), abrir atividade, passar faturas ou até consultar dívidas fiscais, tudo é feito no site da Autoridade Tributária (AT).
Mas, para poder aceder à sua área privada e tratar de todos estes assuntos, precisa de ter uma senha de acesso. Se ainda não se registou no portal, explicamos-lhe como é que pode pedir a senha do Portal das Finanças. Se já a tem, mas perdeu-a ou quer alterá-la, também mostramos como o pode fazer.
Como pedir a senha do Portal das Finanças pela primeira vez
Caso nunca se tenha registado como utilizador, deve seguir estes passos para pedir a sua senha:
Passo 1: registar-se
Entre no Portal das Finanças e clique em “Registar-se” no canto superior direito. Depois, preencha o formulário com os seus dados pessoais, incluindo o número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal.
Também deve escolher uma pergunta de segurança e respondê-la. Isto será essencial se, mais tarde, precisar de recuperar a senha. Por fim, clique em “Registar”.
Passo 2: receber a senha
A senha de acesso ao Portal das Finanças é sempre enviada por correio para a morada fiscal que está registada no site da AT, no prazo médio de cinco dias úteis.
Se não a receber no final deste prazo, é provável que a carta tenha sido extraviada ou devolvida ao remetente. Nesse caso, deve ir ao Serviço de Finanças da sua zona ou contactar o Centro de Atendimento Telefónico (217 206 707) para saber qual é o estado do seu pedido.
Passo 3: alterar a senha
Assim que receber a sua senha, deve aceder ao Portal das Finanças e autenticar-se com o seu NIF e a password recebida. Nessa altura, terá obrigatoriamente de definir uma nova senha, uma vez que a enviada por carta não pode ser utilizada de novo.
Passo 4: fiabilizar contactos
Se tiver preenchido os campos de e-mail e telefone quando fez o registo, assim que submeter o pedido receberá automaticamente dois códigos:
- Por SMS, para fiabilizar o número de telemóvel;
- Por correio eletrónico, para fiabilizar o endereço de e-mail.
Depois de receber a sua senha pelo correio, deve confirmar estes códigos no Portal das Finanças em “Dados Cadastrais” > “Dados de Contacto” > “Email/Telefone”.
Como recuperar a senha do Portal das Finanças
Se se esquecer ou perder a sua senha de acesso, pode recuperá-la. Há três formas de o fazer.
Através da pergunta de segurança
Entre no site das Finanças e escreva, na barra de pesquisa, “Recuperar senha”. Introduza o seu NIF, responda à pergunta de segurança e, caso tenha confirmado o seu contacto telefónico, selecione uma das duas opções disponíveis para recuperar a senha:
- Por carta: a senha atual é cancelada e é emitida uma nova senha, que é enviada para sua casa (tal como quando pede uma password pela primeira vez);
- Através de um código por SMS: introduza o seu número de telemóvel (são indicados os últimos três dígitos) e clique em “Recuperar senha”. Irá receber um código de seis dígitos no seu telemóvel. Introduza-o no campo respetivo (tem cinco minutos para o fazer) e clique em “Alterar”. Depois, defina uma nova senha e clique novamente em “Alterar”.
Caso não tenha confirmado o seu contacto, não vai poder recuperar a senha na hora. Tem de responder à pergunta de segurança e, depois de clicar em “Recuperar senha”, a senha antiga é cancelada e é-lhe enviada uma nova por carta.
Através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital
Esta opção só é possível se tiver os códigos de autenticação do seu Cartão de Cidadão ou se já tiver pedido a sua Chave Móvel Digital.
Depois de aceder à página de recuperação de senha no Portal das Finanças, selecione a segunda opção, que diz “Escolher senha”. De seguida, aceda ao site autenticação.gov.pt e faça login com o Cartão de Cidadão (precisa de um leitor de cartões) ou com a Chave Móvel Digital. Irá ser redirecionado para o Portal das Finanças, onde pode redefinir a sua senha.
Através do e-mail
Se não se lembrar da pergunta e resposta de segurança que definiu, pode recuperar a sua senha enviando um e-mail para a Autoridade Tributária. O e-mail deve ser enviado do mesmo endereço de correio eletrónico que registou na AT para [email protected].
No assunto deve escrever “Cancelamento de senha NIF [o seu número de contribuinte]” e no corpo do e-mail deve indicar, novamente, o seu NIF, o nome completo e a morada fiscal. Quando receber a confirmação por e-mail de que a sua senha foi cancelada, faça um novo registo no Portal das Finanças.
Se não souber o endereço de e-mail que usou para se registar na AT, ou se não tiver nenhum registado, pode recuperar a sua senha enviando um e-mail a partir de qualquer endereço eletrónico para o contacto referido acima. Neste caso, além do assunto e das informações no corpo do e-mail (que são as mesmas), tem de anexar:
- Cópia digitalizada do seu documento de identificação para comprovar a legitimidade do pedido;
- Pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha do Portal das Finanças.
Em alternativa, também pode dirigir-se a um balcão de atendimento das Finanças e pedir a atualização do endereço de e-mail.
Como alterar a senha do Portal das Finanças
Se, por algum motivo, quiser voltar a alterar a senha do Portal das Finanças, deve seguir estes passos:
Passo 1: entrar na sua área pessoal
Autentique-se no Portal das Finanças com o seu NIF e senha.
Passo 2: aceder à página de alteração de dados
Na barra de pesquisa, escreva “Alterar Senha” e clique na opção “Alterar Dados de Acesso”.
Passo 3: inserir os seus dados
Preencha o formulário com o seu número de contribuinte e senha atual.
Passo 4: alterar a senha
Clique em “Alterar Senha” e introduza a nova password, seguindo as regras estabelecidas pela AT. Confirme-a e clique em “Alterar”.
4 aspetos a considerar quando pede a senha das Finanças
Ao pedir uma senha para aceder ao Portal das Finanças, há algumas dicas que deve seguir:
1. Confirme a sua morada
Quando faz o pedido pela primeira vez, ou se escolher a carta como modo de recuperação de senha, é importante que confirme a sua morada para garantir que a senha vai para o endereço correto.
2. Escolha uma senha forte
Por uma questão de segurança, evite senhas óbvias ou muito simples, como “123456” ou o seu nome. Ao definir a password, a AT obriga ao cumprimento de algumas regras: terá de incluir oito caracteres, letras maiusculas e minúsculas, algarismos e um caracter especial, como um ponto de exclamação ou um asterisco, por exemplo.
3. Não partilhe a senha com ninguém
As senhas são pessoais e intransmissíveis e, uma vez que a password das Finanças dá acesso a dados fiscais importantes, não deve dar a sua senha a ninguém. Também é recomendado que a altere de tempos a tempos.
4. Tenha cuidado com as fraudes digitais
Hoje em dia, as tentativas de burla são cada vez mais frequentes. Se receber e-mails da Autoridade Tributária, verifique o remetente para confirmar que se trata mesmo de uma mensagem da AT. Caso considere o e-mail suspeito, não clique em nenhuma hiperligação, não descarregue anexos e não partilhe dados pessoais.