Crédito

7 passos para pedir um empréstimo pessoal

1 min
Olga Teixeira
Olga Teixeira
Pedir um empréstimo

Quer pedir um empréstimo pessoal, mas não sabe por onde começar ou o que fazer para ter financiamento de uma forma rápida e simples? Explicamos-lhe os passos que deve dar.

  1. Como conseguir um bom score de empréstimo
  2. Passos para pedir um empréstimo pessoal

Pedir um empréstimo pessoal é uma opção para financiar projetos como viagens, renovações em casa, novos eletrodomésticos, um curso ou o que quer que seja necessário para melhorar e transformar a sua vida.

A possibilidade de pedir o empréstimo online e de ajustar o valor e o prazo às suas necessidades tornam o processo ainda mais simples. Veja o que fazer.

Como conseguir um bom score de empréstimo?

Pedir um empréstimo pessoal está sempre dependente da chamada avaliação de solvabilidade. Ou seja, a entidade financiadora vai analisar a sua situação financeira, a existência de outros créditos e outros fatores para perceber se é um bom candidato ao empréstimo e qual o risco de incumprimento.

Quanto mais elevado for o seu score de crédito, mais provável é que o seu pedido de empréstimo tenha uma resposta positiva. Conheça algumas dicas para ter uma boa avaliação.

Calcular a taxa de esforço

Quanto mais o empréstimo pesar na sua carteira, mais difícil será ter uma avaliação positiva. Ou seja, se já tiver várias prestações para pagar todos os meses e gastar grande parte dos seus rendimentos mensais a pagá-las, a sua taxa de esforço vai ser mais alta. O que pode fazer com que pedir um novo empréstimo não seja tão simples como esperava.

Assim, antes de se candidatar a um novo financiamento, simule a sua taxa de esforço

Avaliar a estabilidade financeira e laboral

Pedir um empréstimo pessoal representa um compromisso financeiro que se vai estender durante algum tempo, sendo que o prazo máximo é de sete anos. Por isso, antes de obter financiamento, é importante perceber se, a curto e médio prazo, podem surgir situações que tornem mais difícil manter os pagamentos em dia.

Embora ninguém consiga prever o futuro, ter uma situação laboral estável com, por exemplo, um contrato de trabalho sem termo e uma situação financeira organizada com rendimentos estáveis e sem sobreendividamento ajuda a ter um bom score.

Contratar um seguro de proteção de crédito ou ter um fiador são formas de compensar alguma instabilidade que possa existir. Pedir o empréstimo com dois titulares (por exemplo, um casal) também alivia a pressão financeira.

Conhecer o mapa de responsabilidades de crédito

O mapa de responsabilidades de crédito é um documento que reúne os empréstimos, cartões de crédito e outros compromissos, como fianças. Consulte o seu para garantir que não há dívidas esquecidas ou episódios de incumprimento que possam prejudicar a sua avaliação. Basta preencher este formulário para obter o seu.

Quando pedir o empréstimo pessoal, os analistas vão consultar estes dados na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (também conhecida, embora erradamente, como “lista negra”). Por isso, para aumentar a probabilidade de conseguir o empréstimo, garanta que o histórico está “limpo”.  

Passos para pedir um empréstimo pessoal

Pedir um empréstimo pessoal é um procedimento simples e rápido, já que pode tratar de tudo online e ter o dinheiro na sua conta no prazo de 48 horas. Ainda assim, e até para garantir que não há atrasos, deve conhecer os passos a dar.

1. Definir o montante necessário e o prazo

De quanto precisa e durante quanto tempo quer pagar o seu empréstimo? Prefere uma mensalidade mais alta e pagar rapidamente ou, pelo contrário, é mais conveniente prolongar o prazo de pagamento e ter prestações que pesem menos no orçamento mensal?

Leia maisCrédito multifunções: o que é e como funciona?

Antes de fazer o pedido, vá fazendo algumas contas a quanto vai pedir e quanto pode pagar por mês. 

2. Utilizar um simulador de financiamento pessoal

A melhor forma de perceber quanto pode pedir e qual o valor da prestação é simular, porque já vai ter uma ideia bastante clara sobre o impacto que a mensalidade vai ter nas suas despesas mensais.

Use um simulador online para testar várias possibilidades – por exemplo, quanto ao período de reembolso – e perceber qual é a prestação mais adequada aos seus rendimentos.

3. Comparar propostas

Antes de decidir, é importante avaliar várias possibilidades, para ter a certeza que escolhe a que oferece melhores condições. Ao simular, tem acesso à Ficha de Informação Normalizada (FIN), que apresenta informações essenciais para tomar uma decisão. Por exemplo:

Compare as várias propostas antes de pedir o seu empréstimo pessoal. Tenha em conta que estas não são ainda as condições finais, porque a proposta definitiva só é apresentada depois da avaliação de solvabilidade antes de assinar o contrato.

4. Ponderar incluir um seguro de proteção ao empréstimo

Mesmo que tenha uma situação laboral estável e uma vida financeira organizada, avaliar a contratação de um seguro de proteção de crédito é uma forma de garantir que não entra em incumprimento se acontecer uma situação inesperada.

Este tipo de seguro garante o pagamento das prestações em caso de desemprego ou doença, pelo que é sempre uma opção a ponderar para se precaver contra imprevistos.

5. Reunir a documentação necessária

A vantagem de pedir um empréstimo pessoal online é que pode submeter toda a documentação pela internet, sem papel, sem perda de tempo ou despesas com correios.

Para que seja ainda mais fácil, junte todos os documentos necessários antes de fazer a candidatura ao empréstimo. Verifique as datas de validade e, se forem dois titulares, envie cópias dos documentos de ambos. Vai precisar de digitalizar:

  • Documentos de identificação;
  • Comprovativo de morada (basta estar em nome de um dos titulares). Pode enviar faturas de serviços como eletricidade ou telemóvel;
  • Comprovativo de rendimentos do 1º e 2º titulares; 
  • Comprovativo de IBAN em nome de um dos titulares.

6. Preencher o formulário e submeter o pedido

Ao fazer um empréstimo online na Cofidis tem de preencher um formulário para submeter através do site, juntamente com a documentação contratual e, caso pretenda, o seguro de proteção de crédito.

Assine digitalmente toda a documentação contratual, submeta o formulário e os documentos digitalizados. Depois de enviar o pedido pode acompanhar a evolução  da análise através do menu Estado do Pedido.

7. Aguardar a resposta ao pedido de empréstimo pessoal

Se ao consultar o estado do pedido vir a indicação “Pedido registado com sucesso”, significa que, se todas as informações que enviou forem validadas, o seu empréstimo vai ser aprovado.

Após a análise de solvabilidade, os analistas vão decidir se reúne as condições necessárias para a aprovação. Tenha em atenção que, após o pedido inicial, pode ter de enviar documentação adicional. Também pode acontecer que os analistas sugiram ajustar o valor e/ou o prazo de reembolso para que se adeque à sua capacidade financeira.  A etapa para conseguir o seu empréstimo pessoal é assinar a documentação contratual. Assim que esta for recebida e validada, começam a contar os dois dias úteis até receber o dinheiro na conta bancária.

simulador crédito pessoal

O que achou?