Quer pagar a prestação da casa com o PPR?

Nos tempos que correm, é cada vez mais desafiante gerir o orçamento familiar, devido à escalada da inflação. Neste artigo, explicamos como pode usar o seu PPR para pagar a mensalidade do crédito à habitação ou outras despesas.
O Plano Poupança Reforma, conhecido como PPR, é uma das soluções de investimento mais procuradas pelos portugueses. Por ser um investimento a longo prazo, permite-lhe amealhar um bom dinheiro até ao momento de se aposentar e ainda beneficia de juros e outras vantagens fiscais.
Mas numa altura em que as prestações da casa aumentam a um ritmo galopante a reboque da subida da Euribor, recorrer ao PPR de forma antecipada pode ser uma boa solução para quem está com dificuldades em pagar a prestação da casa.
Esta foi uma das formas que o Estado encontrou para ajudar a combater as dificuldades das famílias portuguesas motivadas pela inflação. Saiba como funciona.
Posso utilizar o PPR para pagar a prestação da casa?
Sim, de acordo com as novas regras estabelecidas no Orçamento do Estado para 2023, é permitido resgatar mensalmente os valores para pagar a prestação mensal do crédito à habitação própria e permanente. Ou seja, esta não é uma possibilidade se a casa em questão for segunda habitação.
O PPR pode ser utilizado para pagar as prestações vencidas, incluindo juros remuneratórios e moratórios, comissões e outras despesas relacionadas ao crédito, e também as prestações por vencer.
Tenha em conta que não pode utilizar esta medida para amortizar o empréstimo. Mas, por outro lado, se tiver recorrido a um crédito para a construção ou realização de obras, ou até para um terreno, já pode utilizar o PPR para liquidar as prestações.
Quanto posso resgatar para pagar a prestação da casa?
Pode resgatar mensalmente um montante equivalente ao da prestação da casa.
Posso utilizar o dinheiro do PPR para pagar outras despesas?
É possível retirar dinheiro do PPR para liquidar outras despesas, sem ter de justificar a finalidade, desde que não ultrapasse o montante legalmente permitido. Ou seja, só pode resgatar um montante até ao limite de 480,43 euros, valor que equivale ao IAS. Mas atenção, neste contexto só pode levantar valores que tenham sido aplicados até 30 de setembro de 2022.
Tenho mais do que um PPR. Posso retirar dinheiro em simultâneo?
Caso tenha mais do que um PPR em instituições diferentes – dois, por exemplo -, pode resgatar dinheiro de ambos, desde que a totalidade do valor dos dois resgates não ultrapasse o valor da prestação da casa. Caso o dinheiro não seja para pagar a mensalidade do crédito habitação, mas sim para outras finalidades, pode resgatar mensalmente, e no total, um máximo de 480,43 euros.
Ao utilizar dinheiro do PPR antecipadamente tenho penalizações?
Não. As alterações feitas ao resgate antecipado do PPR sem penalização fiscal fazem parte das medidas impostas pelo Estado para mitigar os efeitos da inflação no orçamento das famílias. Mas, para já, este benefício está previsto apenas até ao final de 2023.
Até quando posso resgatar dinheiro do PPR para pagar a prestação da casa?
Para já, está em vigor até 31 de dezembro de 2023, independentemente do valor a levantar e da data da subscrição. Não há garantias de que o prazo possa vir a ser alargado.