Direitos e Deveres

Senha da Segurança Social Direta: como pedir ou recuperar?

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Daniela Cunha
Daniela Cunha
Senha da Segurança Social Direta

Saiba como pedir, alterar ou recuperar a senha da Segurança Social Direta e conheça os serviços disponíveis na plataforma:

  1. Como pedir a senha pela primeira vez
  2. Como alterar ou recuperar a senha
  3. Dicas e cuidados a garantir
  4. Serviços disponíveis na plataforma
  5. O que é e como aceder à Linha Segurança Social

A Segurança Social Direta é um portal que dá acesso a vários serviços, permitindo-lhe gerir e resolver, através da internet e de forma rápida e segura, diversos assuntos importantes.

Para utilizar este canal, precisa de uma senha de acesso. Se ainda não tem a sua, neste artigo explicamos como a pode pedir.

Como pedir a senha da Segurança Social Direta pela primeira vez?

Antigamente, depois de fazer o pedido da senha, precisava de esperar cerca de uma semana para a receber por correio. Atualmente o processo é mais simples e, depois de tratar do registo, fica de imediato com acesso a todos os serviços da Segurança Social Direta.

Para fazer o seu registo, siga os seguintes passos:

  • Entre no portal da Segurança Social Direta e clique em “Autenticar com utilizador da Segurança Social”. De seguida, em “Ainda não tem conta?” clique em “Registar”;
  • Será direcionado para outra página, onde deve ler e aceitar os termos e condições;
  • Indique o tipo de conta (cidadão ou empresa/instituição), o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS), a data de nascimento e clique em “Seguinte: canal de verificação”;
  • Introduza o seu número de telemóvel e e-mail, que devem estar atualizados na Segurança Social. É para um desses canais que será enviado o código de verificação;
  • Indique se quer receber o código de verificação por SMS ou e-mail e, depois de o receber, insira-o na plataforma para validar a sua identidade;
  • Crie a sua senha de acesso.

Depois de feito o registo, só precisa de introduzir o seu NISS e a respetiva senha para aceder à Segurança Social Direta. Se preferir, também pode autenticar-se com a Chave Móvel Digital ou com o Cartão de Cidadão, se tiver um leitor de cartões.

Como alterar ou recuperar a senha da Segurança Social Direta?

Se perder ou esquecer-se da sua palavra-passe, pode recuperá-la facilmente seguindo estes passos:

  • Clique em “Autenticar com utilizador da Segurança Social” e depois em “Recuperar palavra-passe”;
  • Indique o tipo de conta, o seu NISS, a data de nascimento e clique em “Seguinte: canal de verificação”;
  • Indique se quer receber o código de verificação por SMS, e-mail ou carta e clique em “Pedir código de verificação”;
  • Quando o receber, insira-o na plataforma e clique em “confirmar código de ativação”;
  • Defina a nova palavra-passe e clique em “confirmar”.

Para alterar a palavra-passe, faça login no portal da Segurança Social Direta e clique nas suas iniciais, que estão no canto superior direito. Depois, aceda a “Perfil” e “Dados pessoais”. Por fim, clique em “Alterar palavra-passe de acesso à Segurança Social Direta” e defina a sua nova senha.

9 cuidados a ter com a senha da Segurança Social Direta

Ter uma palavra-passe forte e segura é fundamental para garantir que os seus dados estão protegidos e que não é vítima de eventuais ciberataques ou tentativas de burla.

Assim, há algumas regras básicas que deve seguir ao criar a sua senha da Segurança Social Direta:

  • Utilize sempre mais de 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, algarismos e caracteres especiais (o portal da Segurança Social Direta já obriga ao cumprimento destes critérios);
  • Não utilize uma palavra-passe que já esteja a utilizar para outra conta;
  • Utilize combinações invulgares e evite senhas que contenham nomes próprios ou datas de nascimento;
  • Nunca partilhe a sua senha com ninguém;
  • Não associe outro número de telemóvel à sua conta que não seja o seu;
  • Nunca clique em links recebidos por SMS ou e-mail;
  • Altere de imediato os seus dados de acesso se perder o telemóvel;
  • Altere a sua senha com alguma regularidade;
  • Consulte a sua conta regularmente para garantir que não há movimentos estranhos.
Leia maisAbono de família: como funciona, como pedir e quem tem direito

Quais os serviços disponíveis no Portal da Segurança Social Direta?

Os serviços disponíveis no site da Segurança Social Direta estão organizados em sete áreas principais:

1. Família: é a área onde pode requerer apoios e subsídios para várias situações: maternidade e paternidade, gravidez, desenvolvimento de crianças e jovens, deficiência e incapacidade, óbito e vítimas de violência doméstica. Pode, também, tratar de processos de adoção, pedir apoios para assistência a filhos adotados e obter informações sobre o acolhimento familiar e apadrinhamento civil.

2. Doença: pode pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença e apoios para compensar a perda de remuneração por motivo de doença.

3. Ação Social: nesta área pode requerer apoios para pessoas em situação de perigo, fragilidade social ou carência económica, candidatar-se a fundos e programas de apoio social e consultar informações sobre entidades do setor social, público e lucrativo.

4. Trabalho: é onde encontra informações sobre remunerações, contribuições e contratos de trabalho. Também pode pedir o subsídio de desemprego e a pensão de velhice e invalidez, bem como consultar os direitos e deveres dos trabalhadores e entidades empregadoras. Por fim, pode candidatar-se a fundos e programas que asseguram os direitos dos trabalhadores e aceder ao serviço de verificação de incapacidades.

5. Pagamentos e dívidas: pode consultar os valores que tem a pagar, devolver ou receber da Segurança Social e as dívidas em execução fiscal.

6. Simuladores: pode simular prestações sociais, pensões, proteção jurídica, prestações de doença e abono de família.

7. Ajuda: aqui encontra os guias práticos, o glossário, as perguntas frequentes, os contactos e canais de atendimento e ainda informações sobre a atribuição do NISS.

No seu perfil, pode atualizar os seus dados pessoais, ver a sua atividade no site, fazer a gestão dos dados relativos ao agregado familiar e consultar informações sobre os seus rendimentos e património.

O que é e como ter acesso à Linha Segurança Social?

A Linha Segurança Social é um canal de atendimento personalizado e automático por telefone, que lhe permite tratar de vários assuntos, como subsídios, prestações, dívidas ou pensões. Para poder utilizar este serviço precisa de ter o seu NISS e um código de segurança de acesso ao atendimento telefónico.

Como pedir o código de segurança para ter acesso à Linha Segurança Social?

O código de segurança é o que lhe permite autenticar-se perante a Linha Segurança Social. Para pedir o seu deve:

  • Aceder ao site da Segurança Social Direta e selecionar a área “Perfil”;
  • Escolher a opção “Dados pessoais”;
  • Clicar em “Obter código de acesso para atendimento telefónico” e iniciar o pedido.

Depois de ter o seu código, já pode contactar a Segurança Social por telefone sempre que precisar.

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