Senha da Segurança Social Direta: como pedir ou recuperar?
Saiba como pedir, alterar ou recuperar a senha da Segurança Social Direta e conheça os serviços disponíveis na plataforma:
- Como pedir a senha pela primeira vez
- Como alterar ou recuperar a senha
- Dicas e cuidados a garantir
- Serviços disponíveis na plataforma
- O que é e como aceder à Linha Segurança Social
A Segurança Social Direta é um portal que dá acesso a vários serviços, permitindo-lhe gerir e resolver, através da internet e de forma rápida e segura, diversos assuntos importantes.
Para utilizar este canal, precisa de uma senha de acesso. Se ainda não tem a sua, neste artigo explicamos como a pode pedir.
Como pedir a senha da Segurança Social Direta pela primeira vez?
Antigamente, depois de fazer o pedido da senha, precisava de esperar cerca de uma semana para a receber por correio. Atualmente o processo é mais simples e, depois de tratar do registo, fica de imediato com acesso a todos os serviços da Segurança Social Direta.
Para fazer o seu registo, siga os seguintes passos:
- Entre no portal da Segurança Social Direta e clique em “Autenticar com utilizador da Segurança Social”. De seguida, em “Ainda não tem conta?” clique em “Registar”;
- Será direcionado para outra página, onde deve ler e aceitar os termos e condições;
- Indique o tipo de conta (cidadão ou empresa/instituição), o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS), a data de nascimento e clique em “Seguinte: canal de verificação”;
- Introduza o seu número de telemóvel e e-mail, que devem estar atualizados na Segurança Social. É para um desses canais que será enviado o código de verificação;
- Indique se quer receber o código de verificação por SMS ou e-mail e, depois de o receber, insira-o na plataforma para validar a sua identidade;
- Crie a sua senha de acesso.
Depois de feito o registo, só precisa de introduzir o seu NISS e a respetiva senha para aceder à Segurança Social Direta. Se preferir, também pode autenticar-se com a Chave Móvel Digital ou com o Cartão de Cidadão, se tiver um leitor de cartões.
Como alterar ou recuperar a senha da Segurança Social Direta?
Se perder ou esquecer-se da sua palavra-passe, pode recuperá-la facilmente seguindo estes passos:
- Clique em “Autenticar com utilizador da Segurança Social” e depois em “Recuperar palavra-passe”;
- Indique o tipo de conta, o seu NISS, a data de nascimento e clique em “Seguinte: canal de verificação”;
- Indique se quer receber o código de verificação por SMS, e-mail ou carta e clique em “Pedir código de verificação”;
- Quando o receber, insira-o na plataforma e clique em “confirmar código de ativação”;
- Defina a nova palavra-passe e clique em “confirmar”.
Para alterar a palavra-passe, faça login no portal da Segurança Social Direta e clique nas suas iniciais, que estão no canto superior direito. Depois, aceda a “Perfil” e “Dados pessoais”. Por fim, clique em “Alterar palavra-passe de acesso à Segurança Social Direta” e defina a sua nova senha.
9 cuidados a ter com a senha da Segurança Social Direta
Ter uma palavra-passe forte e segura é fundamental para garantir que os seus dados estão protegidos e que não é vítima de eventuais ciberataques ou tentativas de burla.
Assim, há algumas regras básicas que deve seguir ao criar a sua senha da Segurança Social Direta:
- Utilize sempre mais de 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, algarismos e caracteres especiais (o portal da Segurança Social Direta já obriga ao cumprimento destes critérios);
- Não utilize uma palavra-passe que já esteja a utilizar para outra conta;
- Utilize combinações invulgares e evite senhas que contenham nomes próprios ou datas de nascimento;
- Nunca partilhe a sua senha com ninguém;
- Não associe outro número de telemóvel à sua conta que não seja o seu;
- Nunca clique em links recebidos por SMS ou e-mail;
- Altere de imediato os seus dados de acesso se perder o telemóvel;
- Altere a sua senha com alguma regularidade;
- Consulte a sua conta regularmente para garantir que não há movimentos estranhos.
Quais os serviços disponíveis no Portal da Segurança Social Direta?
Os serviços disponíveis no site da Segurança Social Direta estão organizados em sete áreas principais:
1. Família: é a área onde pode requerer apoios e subsídios para várias situações: maternidade e paternidade, gravidez, desenvolvimento de crianças e jovens, deficiência e incapacidade, óbito e vítimas de violência doméstica. Pode, também, tratar de processos de adoção, pedir apoios para assistência a filhos adotados e obter informações sobre o acolhimento familiar e apadrinhamento civil.
2. Doença: pode pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença e apoios para compensar a perda de remuneração por motivo de doença.
3. Ação Social: nesta área pode requerer apoios para pessoas em situação de perigo, fragilidade social ou carência económica, candidatar-se a fundos e programas de apoio social e consultar informações sobre entidades do setor social, público e lucrativo.
4. Trabalho: é onde encontra informações sobre remunerações, contribuições e contratos de trabalho. Também pode pedir o subsídio de desemprego e a pensão de velhice e invalidez, bem como consultar os direitos e deveres dos trabalhadores e entidades empregadoras. Por fim, pode candidatar-se a fundos e programas que asseguram os direitos dos trabalhadores e aceder ao serviço de verificação de incapacidades.
5. Pagamentos e dívidas: pode consultar os valores que tem a pagar, devolver ou receber da Segurança Social e as dívidas em execução fiscal.
6. Simuladores: pode simular prestações sociais, pensões, proteção jurídica, prestações de doença e abono de família.
7. Ajuda: aqui encontra os guias práticos, o glossário, as perguntas frequentes, os contactos e canais de atendimento e ainda informações sobre a atribuição do NISS.
No seu perfil, pode atualizar os seus dados pessoais, ver a sua atividade no site, fazer a gestão dos dados relativos ao agregado familiar e consultar informações sobre os seus rendimentos e património.
O que é e como ter acesso à Linha Segurança Social?
A Linha Segurança Social é um canal de atendimento personalizado e automático por telefone, que lhe permite tratar de vários assuntos, como subsídios, prestações, dívidas ou pensões. Para poder utilizar este serviço precisa de ter o seu NISS e um código de segurança de acesso ao atendimento telefónico.
Como pedir o código de segurança para ter acesso à Linha Segurança Social?
O código de segurança é o que lhe permite autenticar-se perante a Linha Segurança Social. Para pedir o seu deve:
- Aceder ao site da Segurança Social Direta e selecionar a área “Perfil”;
- Escolher a opção “Dados pessoais”;
- Clicar em “Obter código de acesso para atendimento telefónico” e iniciar o pedido.
Depois de ter o seu código, já pode contactar a Segurança Social por telefone sempre que precisar.