Tudo o que pode fazer na nova App SNS 24
Índice de conteúdos:
- O que é a App SNS 24?
- Quais as suas funcionalidades?
- Como aceder à aplicação?
- Como fazer o registo de vários utilizadores?
Marcar consultas, pedir receitas médicas e aceder ao boletim de vacinas online são apenas algumas das funcionalidades da nova App SNS 24.
A App SNS 24, que funciona como o portal do utente do Serviço Nacional de Saúde, é gratuita e foi criada com o objetivo de simplificar o acesso por parte dos cidadãos aos serviços públicos de saúde, contribuindo para a redução dos tempos de espera.
Com uma interface renovada, simples e mais intuitiva, a aplicação tem várias funcionalidades que permitem aos utentes tratar de várias questões médicas, como pedir receitas, exames e consultas, sem terem de se deslocar aos centros de saúde ou hospitais.
O que é a App SNS 24?
A App SNS 24 é a nova e melhorada versão da aplicação do Serviço Nacional de Saúde. Com apenas um smartphone, os utentes podem aceder a várias informações digitais, de forma rápida, simples e segura, o que torna toda a experiência com os serviços de saúde mais fluída.
A aplicação pode ser utilizada por todos os cidadãos que tenham Número de Utente de Saúde atribuído no Registo Nacional de Utentes (RNU).
Quais as funcionalidades da nova App SNS 24?
A App SNS 24 tem várias funcionalidades, divididas em cinco menus principais:
Início:
- Consultar o número de utente e a unidade de saúde;
- Consultar o cartão ADSE (se aplicável);
- Favoritos, que pode personalizar com as opções que mais lhe convêm;
- Próximos eventos.
A minha saúde:
- Registar e consultar as últimas medições (índice de massa corporal, glicemia, tensão arterial, ritmo cardíaco, colesterol, entre outras);
- Consultar o boletim de vacinas;
- Consultar o histórico clínico de consultas e idas às urgências;
- Consultar o resumo de saúde (alergias, diagnósticos, medicação habitual, dispositivos médicos e procedimentos);
- Consultar o registo nacional de dador de sangue;
- Consultar o cartão de doenças raras;
- Aceder aos cheques-dentista.
Consultas e referenciações:
- Consultar o histórico de consultas, fazer novas marcações ou consultar marcações futuras;
- Consultar o registo de referenciações;
- Consultar os requisitos para teleconsulta;
- Marcar teleconsulta com as Unidades SNS ou com a Linha SNS 24.
Receitas e exames:
- Consultar as receitas dos últimos 12 meses, incluindo o seu estado (se foram ou não dispensadas), a posologia, o guia de tratamento, o folheto informativo e o preço do medicamento;
- Consultar os exames prescritos, descarregar o guia de prescrição e ver os resultados dos últimos exames realizados;
- Consultar e pedir a renovação da medicação habitual.
Documentos e certificados:
- Pedir e consultar a autodeclaração de doença;
- Consultar e descarregar baixas médicas;
- Consultar o testamento vital;
- Consultar o atestado multiuso.
Ao clicar nas suas iniciais, no canto superior direito, tem ainda acesso às suas informações pessoais, aos subsistemas e benefícios de saúde, aos dados relativos ao seu centro de saúde e médico de família e aos canais de atendimento do SNS 24. É aqui que pode também adicionar e gerir os utilizadores associados.
Como aceder à aplicação?
Para a poder utilizar, deve instalar a App SNS 24 no seu smartphone ou tablet. Para isso:
- Aceda à loja de aplicações do seu telemóvel (a app está disponível na App Store para iOS, no Google Play para Android e na App Gallery para Huawei);
- Pesquise por “SNS 24” e faça o download da respetiva aplicação;
- Faça login com a Chave Móvel Digital ou com o número de utente;
- Defina um código PIN, que é o que deverá utilizar para as autenticações seguintes. Se quiser, também pode autorizar a autenticação com os seus dados biométricos (impressão digital ou reconhecimento facial).
O que fazer se ocorrer um erro no acesso?
Se não conseguir autenticar-se, há dois procedimentos que deve seguir, consoante o método que está a utilizar:
- Através do número de utente: confirme se o seu número de telemóvel e/ou e-mail estão corretos no seu Registo Nacional de Utentes. Pode fazê-lo na app, no Portal SNS 24, num Balcão SNS 24 ou no seu centro de saúde. Se precisar de apoio, ligue para o número 808 24 24 24 ou consulte a página do SNS sobre a atualização de contactos;
- Através da Chave Móvel Digital: verifique se a sua Chave Móvel está ativa no portal autenticação.gov.
Como fazer o registo de vários utilizadores na aplicação?
A App SNS 24 permite-lhe registar outros utilizadores. Esta funcionalidade é útil, por exemplo, para gerir os dados de saúde dos seus filhos ou de cidadãos idosos que estejam a seu cargo.
Para o fazer, deve entrar na aplicação e clicar nas suas iniciais, no canto superior direito do ecrã. Depois, em “Utilizadores associados” clique em “gerir” e em “adicionar utilizador”. Leia e aceite os termos e condições e escolha uma forma de autenticação para o utilizador que quer adicionar: Chave Móvel Digital ou Número de Utente de Saúde. Preencha todos os dados e clique em “autenticar”.
Depois de inserir o código enviado por SMS ou e-mail, passa a poder aceder ao perfil do novo utilizador.
Pode registar até nove perfis, ficando o seu definido como o principal, e pode alternar facilmente entre eles, o que torna a gestão das informações digitais de todos mais simples.
Anualmente, deverá autorizar e renovar os acessos. Também pode remover o acesso a qualquer momento clicando nos três pontos junto ao nome do utilizador.