Direitos e Deveres

Tudo o que pode fazer na nova App SNS 24

1 min
Daniela Cunha
Daniela Cunha
Jovem rapariga a navegar na app SNS 24

Índice de conteúdos:

  1. O que é a App SNS 24?
  2. Quais as suas funcionalidades?
  3. Como aceder à aplicação?
  4. Como fazer o registo de vários utilizadores?

Marcar consultas, pedir receitas médicas e aceder ao boletim de vacinas online são apenas algumas das funcionalidades da nova App SNS 24.

A App SNS 24, que funciona como o portal do utente do Serviço Nacional de Saúde, é gratuita e foi criada com o objetivo de simplificar o acesso por parte dos cidadãos aos serviços públicos de saúde, contribuindo para a redução dos tempos de espera.

Com uma interface renovada, simples e mais intuitiva, a aplicação tem várias funcionalidades que permitem aos utentes tratar de várias questões médicas, como pedir receitas, exames e consultas, sem terem de se deslocar aos centros de saúde ou hospitais.

O que é a App SNS 24?

A App SNS 24 é a nova e melhorada versão da aplicação do Serviço Nacional de Saúde. Com apenas um smartphone, os utentes podem aceder a várias informações digitais, de forma rápida, simples e segura, o que torna toda a experiência com os serviços de saúde mais fluída.

A aplicação pode ser utilizada por todos os cidadãos que tenham Número de Utente de Saúde atribuído no Registo Nacional de Utentes (RNU).

Quais as funcionalidades da nova App SNS 24?

A App SNS 24 tem várias funcionalidades, divididas em cinco menus principais:

Início:

  • Consultar o número de utente e a unidade de saúde;
  • Consultar o cartão ADSE (se aplicável);
  • Favoritos, que pode personalizar com as opções que mais lhe convêm;
  • Próximos eventos.

A minha saúde:

  • Registar e consultar as últimas medições (índice de massa corporal, glicemia, tensão arterial, ritmo cardíaco, colesterol, entre outras);
  • Consultar o boletim de vacinas;
  • Consultar o histórico clínico de consultas e idas às urgências;
  • Consultar o resumo de saúde (alergias, diagnósticos, medicação habitual, dispositivos médicos e procedimentos);
  • Consultar o registo nacional de dador de sangue;
  • Consultar o cartão de doenças raras;
  • Aceder aos cheques-dentista.

Consultas e referenciações:

  • Consultar o histórico de consultas, fazer novas marcações ou consultar marcações futuras;
  • Consultar o registo de referenciações;
  • Consultar os requisitos para teleconsulta;
  • Marcar teleconsulta com as Unidades SNS ou com a Linha SNS 24.

Receitas e exames:

  • Consultar as receitas dos últimos 12 meses, incluindo o seu estado (se foram ou não dispensadas), a posologia, o guia de tratamento, o folheto informativo e o preço do medicamento;
  • Consultar os exames prescritos, descarregar o guia de prescrição e ver os resultados dos últimos exames realizados;
  • Consultar e pedir a renovação da medicação habitual.

Documentos e certificados:

Ao clicar nas suas iniciais, no canto superior direito, tem ainda acesso às suas informações pessoais, aos subsistemas e benefícios de saúde, aos dados relativos ao seu centro de saúde e médico de família e aos canais de atendimento do SNS 24. É aqui que pode também adicionar e gerir os utilizadores associados.

Leia maisO papel da IA para gerir as finanças pessoais

Como aceder à aplicação?

Para a poder utilizar, deve instalar a App SNS 24 no seu smartphone ou tablet. Para isso:

  • Aceda à loja de aplicações do seu telemóvel (a app está disponível na App Store para iOS, no Google Play para Android e na App Gallery para Huawei);
  • Pesquise por “SNS 24” e faça o download da respetiva aplicação;
  • Faça login com a Chave Móvel Digital ou com o número de utente;
  • Defina um código PIN, que é o que deverá utilizar para as autenticações seguintes. Se quiser, também pode autorizar a autenticação com os seus dados biométricos (impressão digital ou reconhecimento facial).

O que fazer se ocorrer um erro no acesso?

Se não conseguir autenticar-se, há dois procedimentos que deve seguir, consoante o método que está a utilizar:

  • Através do número de utente: confirme se o seu número de telemóvel e/ou e-mail estão corretos no seu Registo Nacional de Utentes. Pode fazê-lo na app, no Portal SNS 24, num Balcão SNS 24 ou no seu centro de saúde. Se precisar de apoio, ligue para o número 808 24 24 24 ou consulte a página do SNS sobre a atualização de contactos;
  • Através da Chave Móvel Digital: verifique se a sua Chave Móvel está ativa no portal autenticação.gov.

Como fazer o registo de vários utilizadores na aplicação?

A App SNS 24 permite-lhe registar outros utilizadores. Esta funcionalidade é útil, por exemplo, para gerir os dados de saúde dos seus filhos ou de cidadãos idosos que estejam a seu cargo.

Para o fazer, deve entrar na aplicação e clicar nas suas iniciais, no canto superior direito do ecrã. Depois, em “Utilizadores associados” clique em “gerir” e em “adicionar utilizador”. Leia e aceite os termos e condições e escolha uma forma de autenticação para o utilizador que quer adicionar: Chave Móvel Digital ou Número de Utente de Saúde. Preencha todos os dados e clique em “autenticar”.

Depois de inserir o código enviado por SMS ou e-mail, passa a poder aceder ao perfil do novo utilizador.

Pode registar até nove perfis, ficando o seu definido como o principal, e pode alternar facilmente entre eles, o que torna a gestão das informações digitais de todos mais simples.

Anualmente, deverá autorizar e renovar os acessos. Também pode remover o acesso a qualquer momento clicando nos três pontos junto ao nome do utilizador.

O que achou?