Dinheiro

Alguns preços vão baixar em 2020

2 min
baixa de preços em 2020

Eletricidade

As tarifas da eletricidade no mercado regulado vão descer 0,4%. Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), equivale a uma poupança de 18 cêntimos numa fatura média mensal de 43,9 euros. No caso da tarifa social, a poupança deverá atingir cerca de 11 cêntimos numa fatura mensal de 27 euros, que já inclui um desconto social de 17,78 euros. Para o próximo ano, está ainda prevista a criação de escalões de consumo de energia e a redução do IVA para quem gasta menos eletricidade. No entanto, esta medida, prevista no Orçamento do Estado para 2020, está ainda dependente da aprovação de Bruxelas.

Saúde

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 prevê a eliminação faseada das taxas moderadoras na saúde. As consultas nos centros de saúde deverão ser as primeiras a ficar mais baratas para os utentes. Atualmente, as taxas moderadoras nos centros de saúde custam cerca de 4,5 euros e as consultas de especialidade num hospital do Serviço Nacional de Saúde rondam os sete euros.

Jardim zoológico e museus

Os bilhetes para o jardim zoológico, jardins botânicos e aquários públicos vão passar a pagar a taxa reduzida de IVA (6%), o que, naturalmente, vai fazer baixar o preço. O mesmo acontece com as visitas, guiadas ou não, a museus, edifícios de interesse nacional, público ou municipal.

Estas são as boas notícias. No entanto, há outros preços que vão aumentar. Confira aqui quais são e feliz ano novo!

Leia mais  Intermediários de crédito: o que são e como saber se estão autorizados

O que achou?