Há mudanças nos preços em 2020
Prestes a começar um novo ano, saiba o que o espera em termos de alterações dos preços de alguns dos produtos mais consumidos.
Pão
O preço do pão é fixado livremente pelos comerciantes. No entanto, não deverá ter um aumento de preços propriamente, mas sim ‘ligeiras correções’. Foi esta a expressão usada pela secretária-geral da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), Graça Calisto.
Este ajuste não é justificado pelo aumento do preço da matéria-prima – farinha, água, sal e fermento – uma vez que, este ano, não sofreu alterações significativas e, em 2020, deverá seguir a mesma tendência.
Tabaco
O preço do tabaco tradicional vai subir, mas o tabaco aquecido também não escapa aos aumentos. Todos os fumadores, quer de tabaco tradicional, charutos e cigarrilhas, tabaco eletrónico ou aquecido, vão ter aumento generalizado dos preços. O aumento acontece por via do agravamento fiscal no Orçamento do Estado.
Bebidas
O preço do leite não deverá sofrer alterações, mas as bebidas açucaradas vão ser penalizadas, sobretudo as que têm um teor de açúcar mais elevado.
A medida consta no Orçamento do Estado e tem como objetivo desincentivar o consumo das bebidas que podem prejudicar a saúde.
Fique atento à evolução dos preços e bom ano.