Crédito

Crédito: domine as siglas ISUC, ISCC e MTIC

2 min
crédito siglas

Fazer uma simulação de crédito é simples. Mas será que consegue descodificar todas as siglas mencionadas? Se ISUC, ISCC e MTIC não lhe dizem nada, nós “traduzimos”, para que, antes de se decidir por um crédito, saiba ao certo o que está a pagar.

Dominar siglas e termos técnicos é a melhor ferramenta para escolher o crédito com as melhores condições para as suas necessidades. Imagine que vai pedir um crédito pessoal e pede uma ou mais propostas para analisar. Vai cruzar-se seguramente com estas três siglas, que, a partir de agora, deixarão de ser “chinês”.

ISUC (Imposto do Selo pela Utilização do Crédito)

É um imposto que paga pela utilização do crédito. Este imposto é calculado sobre o montante financiado e é pago apenas uma vez, no momento da contratação do crédito, juntamente com a 1ª mensalidade. O ISUC não entra para o cálculo da prestação mensal.

ISCC (Imposto do Selo sobre Contas Correntes)

Este é um imposto pela utilização do crédito calculado mensalmente sobre o montante em dívida. O ISCC é pago todos os meses juntamente com as mensalidades.

MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor)

É um indicador fundamental quando precisa de comparar créditos. Isto porque é o MTIC que indica qual o valor total a pagar à instituição a que pretende contratar o crédito, incluindo juros, comissões, impostos e outros encargos.

Caso opte por um crédito com taxas de juro fixas, saiba que quanto mais elevado for o juro ou mais longo for o prazo do crédito, mais elevado será o MTIC. Já se a taxa de juro for variável, o valor do MTIC está sujeito às variações da taxa durante o prazo do crédito.

Leia mais  11 ideias para uma passagem de ano barata, em casa

Agora sim, já pode analisar uma ou mais propostas, comparar o que é comparável e escolher o melhor para si.