Linha de crédito: uma solução prática e mais rápida
Índice de conteúdos:
- O que é uma linha de crédito?
- Como funciona?
- Linha de crédito vs. cartão de crédito e crédito pessoal
- Quais as vantagens da linha de crédito?
- Quais os cuidados a ter ao contratar?
- Como contratar?
Uma linha de crédito é como ter um plafond extra na sua conta bancária. Com este valor disponível por tempo indeterminado tem sempre como enfrentar gastos imprevistos. Mas afinal como funciona? E qual a diferença em relação a outras opções?
Se a ideia de ter um valor extra disponível a qualquer momento sem ter de pedir um novo crédito lhe parece interessante, está na altura de saber mais sobre as linhas de crédito e perceber se são a solução mais adequada aos seus objetivos financeiros.
O que é uma linha de crédito?
Uma linha de crédito é um crédito renovável (revolving), em que é possível reutilizar o capital que já foi amortizado sem ter de fazer um novo contrato. Ou seja, ao contratar uma linha de crédito de determinado valor, pode usá-lo durante um período indeterminado e, à medida que vai amortizando, o montante volta a ficar disponível.
Esta opção pode ser útil para resolver imprevistos financeiros, como uma avaria no carro, ou para aproveitar uma boa oportunidade de investimento ou de lazer. O valor que contratar pode ser usado de uma só vez ou em várias compras.
O pedido é feito a uma instituição de crédito ou intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal, o que significa que é uma opção segura e confiável.
Como funciona?
Ao pedir uma linha de crédito recebe na sua conta bancária o valor pretendido, que pode gastar imediatamente ou usar para pagar várias compras ao longo do tempo.
Sempre que amortizar – e pode pagar em menos tempo ou prolongar o reembolso, de acordo com a sua disponibilidade financeira – esse valor fica disponível para ser utilizado novamente.
Conheça abaixo alguns exemplos práticos sobre o funcionamento das linhas de crédito.
Reutilizar o valor sem necessidade de novo contrato
As linhas de crédito permitem reutilizar o dinheiro disponível (ou seja, o montante que já pagou) sem ter que fazer um novo pedido de crédito. Ou seja, após ter começado a amortizar, se voltar a precisar da quantia que tinha pedido inicialmente, tem a possibilidade de recorrer a esse financiamento.
Por exemplo, imagine que tinha solicitado uma linha de crédito de 1.500 euros para fazer uma reparação no seu carro. Alguns meses depois já pagou uma grande parte desse valor, mas o computador do seu filho avariou numa altura de entrega de trabalhos. Pode recorrer a este tipo de solução para ter na sua conta o dinheiro necessário para um novo equipamento, sem necessidade de fazer um novo contrato de crédito.
Ter dinheiro disponível para o que quiser
Imagine que vai fazer a sua viagem de sonho, visitando vários países e sem uma data concreta para voltar a Portugal. Durante esse período quer ter a certeza que tem sempre dinheiro disponível na conta para algum imprevisto, mas quer evitar as despesas com os juros do cartão de crédito e não quer esvaziar a conta à ordem.
Ao contratar uma linha de crédito o valor acordado é transferido para a sua conta, podendo ser usado em pagamentos e levantamentos multibanco. Assim, pode viajar tranquilamente, sabendo que, se precisar, tem aquele montante disponível.
Subir o limite da linha de crédito sem novo contrato
Se o valor contratado inicialmente não for suficiente, pode aumentar o plafond disponível sem ter de fazer um novo contrato. Isto pode ser bastante útil, por exemplo, quando está a fazer obras em casa e percebe que vai gastar mais do que previa. Nesse caso, só tem de contactar a entidade financiadora e de uma forma simples e rápida consegue subir o montante da linha de crédito.
Ajustar as mensalidades
Da mesma forma que pode reutilizar ou aumentar o montante que contratou, também é possível ajustar o valor das suas mensalidades, adequando-o à sua situação financeira.
Por exemplo, se perceber que consegue pagar um pouco mais por mês, pode reduzir o período de reembolso. Mas também pode ocorrer o contrário. Se surgir um imprevisto que faça com que, durante alguns meses, tenha menos dinheiro disponível para pagar as prestações, pode baixar o valor da prestação.
No caso da Cofidis, todo o processo relacionado com as mudanças que pretenda fazer nas mensalidades decorre online, o que torna tudo mais simples e também mais rápido.
Linha de crédito vs. cartão de crédito e crédito pessoal
As linhas de crédito têm em comum com os cartões de crédito o facto de funcionarem como um plafond extra a que se pode recorrer para despesas inesperadas ou de valor significativo.
No entanto, apesar de serem duas formas de crédito renovável, há algumas diferenças: na linha de crédito o dinheiro está disponível na conta à ordem, o contrato tem uma duração indeterminada e as taxas de juro podem ser diferentes das que são praticadas com o cartão. A possibilidade de aumentar rapidamente o plafond disponível é outra característica que distingue esta solução de crédito.
Na comparação entre linhas de crédito e crédito pessoal, destacam-se igualmente algumas diferenças:
- As linhas de crédito permitem financiamentos de valores mais baixos (entre 500 euros a 4.750 euros);
- Existe uma maior flexibilidade no pagamento, uma vez que pode ajustar o valor das mensalidades;
- É possível aumentar o valor contratado;
- Pode reutilizar o dinheiro à medida que vai amortizando.
Quais as vantagens de uma linha de crédito?
Uma linha de crédito tem, por isso, algumas vantagens relativamente a outras opções de financiamento. Estas são as principais:
- É fácil de pedir e o dinheiro chega rapidamente à conta bancária;
- Pode ser usada para valores a partir dos 500 euros;
- Pode usar o valor de uma só vez ou de forma faseada, aumentar o valor disponível ou ajustar as mensalidades;
- É possível reutilizar os montantes já pagos;
- Tem uma duração indeterminada;
- Possibilidade de usar o valor contratado para diferentes finalidades, em vez de pedir vários empréstimos.
Cuidados a ter ao contratar uma linha de crédito
Assumir um compromisso de crédito deve ser sempre uma decisão ponderada e adequada à sua situação financeira.
Assim, se sente dificuldade para pagar as suas despesas, não use a linha de crédito – ou qualquer outra forma de crédito – para pagar dívidas. Lembre-se que o valor que vai entrar na sua conta tem de ser “devolvido”.
Avalie bem as suas finanças pessoais, faça as contas à taxa de esforço e não permita que todos os seus rendimentos sejam usados para pagar despesas. Se for esse o caso, o melhor é pedir ajuda e negociar os empréstimos que já tem.
Certifique-se que está a recorrer a entidades devidamente autorizadas a conceder crédito, que vão garantir os seus direitos enquanto consumidor e salvaguardar a integridade dos seus dados pessoais e financeiros.
Pondere contratar um seguro de proteção de crédito para que, numa situação de desemprego ou doença, tenha como pagar as prestações.
Como pedir uma linha de crédito?
O pedido é feito online, de uma forma muito simples e rápida. Comece por simular o valor que quer pedir e o prazo previsto para pagamento. Submeta o pedido online, assinando digitalmente toda a documentação relativa ao crédito e, se pretender, ao seguro de proteção.
De seguida, digitalize os documentos necessários:
- Documento de identificação;
- Comprovativo de morada atual;
- Comprovativo de IBAN;
- Comprovativo de rendimentos (recibo de vencimento se trabalhar por conta de outrem ou declaração de IRS caso trabalhe por conta própria).
Posteriormente, o seu pedido vai ser analisado e as informações validadas. Caso reúna as condições necessárias, será contactado para assinar e submeter o contrato, para que o valor pretendido seja depositado na sua conta.
Por fim, a sua linha de crédito estará pronta a usar e, a partir daí, caso precise de fazer ajustes às mensalidades ou aumentar o valor disponível, basta entrar em contacto com a respetiva instituição de crédito.