Seguros

O que sabe sobre o seguro de condomínio?

3 min
seguro de condomínio

Será que o seguro de condomínio é obrigatório? E o que cobre? Se está a pensar em comprar um apartamento, eis o que deve saber sobre este tema.

Um seguro de condomínio é um seguro que abrange um edifício onde habitam vários proprietários, tendo cada um deles direitos exclusivos sobre uma ou mais frações determinadas e sendo, ao mesmo tempo, coproprietário das partes das zonas comuns do prédio.

Por que razão deve ter um seguro de condomínio?

Este seguro visa garantir a cobertura dos danos causados ao imóvel. Assim, mesmo que cada condómino possua um seguro de incêndio ou um seguro multirriscos habitação, por decisão da assembleia de condóminos, a administração do condomínio adquire um seguro que contemple a totalidade do edifício.

No caso de danos nas áreas comuns, o seguro de condomínio é mais simples e rápido de acionar do que um seguro multirriscos habitação contratado por um condómino.

Que tipos de seguro de condomínio existem?

Existem dois tipos de seguro de condomínio: o seguro obrigatório contra riscos de incêndios e o seguro multirriscos de condomínio, com uma cobertura mais ampla e com mais coberturas opcionais. Este último não é obrigatório, mas é muitas vezes contratado pelo facto de garantir uma proteção adicional contra situações passíveis de acontecerem com a sua casa. Por ser mais abrangente, o prémio será mais avultado, dependendo o seu valor da seguradora contratada e das coberturas escolhidas.

O que cobre um seguro de condomínio?

O seguro obrigatório de condomínio cobre incêndios, raios e explosões nas partes comuns do edifício. Pode ainda ter coberturas adicionais algo idênticas ao seguro multirriscos habitação:

  • Responsabilidade civil;
  • Furto ou roubo (implica participação às autoridades);
  • Tempestades, inundações e aluimento de terras;
  • Riscos elétricos;
  • Danos relacionados com água;
  • Impacto de veículos terrestres ou animais;
  • Quebra de vidros;
  • Avaria de máquinas;
  • Privação de uso;
  • Demolição e remoção de destroços;
  • Fenómenos sísmicos.
Leia mais  Como investir em certificados de aforro: 10 perguntas e respostas

Contratar coberturas adicionais sai mais caro?

Quanto mais coberturas contratar, mais caro será o prémio, mas, ao mesmo tempo, mais protegido estará em relação a imprevistos. A lista de coberturas possíveis é extensa e pode contemplar outras situações, como atos de vandalismo ou situações de guerra, por exemplo. Quando contrata um seguro de condomínio, invista algum tempo em selecionar as coberturas que acha que fazem mais sentido no seu caso. Tenha em conta que algumas coberturas podem ter franquia associada.

O mais importante, para é analisar as opções existentes no mercado, compará-las e negociar com a seguradora.

O que achou?