Poupar

Saiba quanto custa fazer um seguro de viagem

3 min
seguro de viagem

Na altura de comprar e reservar as suas férias surge sempre a dúvida se vale a pena e, sobretudo, se compensa fazer um seguro de viagem. Imagine que perde a bagagem, que há um atraso e perda de ligações aéreas, que fica doente ou, inclusive, que tem um acidente, o que vai fazer? Para se prevenir contra estes e outros imprevistos e contrariedades, um seguro de viagem pode revelar-se a solução ideal por um preço razoável.

O valor do prémio a pagar vai depender de vários fatores: as coberturas, o país de destino, o número de pessoas que pretende segurar, o número de dias da estadia e se a prática de desportos radicais faz parte da viagem.

Ou seja, quantas mais coberturas tiver o seu seguro mais caro ele será, tal como quantas mais pessoas segurar ou quantos mais dias permanecer em viagem. O país de destino também é importante, já que ir para o Afeganistão não é o mesmo que o Reino Unido, assim como os desportos radicais são decisivos para o preço final.

Apesar das agências de viagem já incluírem estas soluções nos pacotes que vendem, a grande maioria das seguradoras já têm simuladores disponíveis nos seus sites. O melhor será sempre deslocar-se à seguradora ou falar com o seu mediador para escolher o produto que mais lhe convém.

Para subscrever um seguro de viagem não é necessária a realização de exames médicos. Pode ser feito com a antecedência que pretender e até ao próprio dia da viagem. O prémio do seguro deverá ser pago na sua totalidade no momento da contratação e, uma vez contratado o produto não pode ser alterado. O seguro é apenas válido em viagem e, na grande maioria dos casos, é válido em qualquer parte do mundo.

Conheça alguns dos seguros de viagem que existem atualmente no mercado:

Ok! Viagem – A solução da OK! Teleseguros dispõe de dois planos. O Simple, que inclui as coberturas base, e o Exclusive, que conta com mais coberturas como o cancelamento ou redução da viagem ou incapacidade temporária por internamento hospitalar. Cada plano tem 6 níveis de capitais disponíveis, que vão desde os 25 mil euros aos 250 mil euros. Apesar de não dispor de um simulador no site, a seguradora adianta que uma viagem de 7 dias com o plano mais barato terá um valor de prémio a partir de 21 euros.

Liberty Viagem – O seguro da Liberty é um produto simples, com várias coberturas que vão desde o acidente à assistência na doença, e com capitais variáveis que podem ser escolhidos. Para uma viagem aérea de uma semana ao Reino Unido e com o plano mais barato, o prémio ascende a 10,41 euros. Já no plano mais caro, em que os capitais segurados são mais elevados, o preço sobe para os 147,25 euros.

Allianz – O produto da Allianz conta com três pacotes de proteção: desde o Base com um prémio desde 6 euros, passando pelo Premmium com um preço desde 11,48 euros, e terminando no Anual com um prémio desde 158,47 euros. Fazendo a mesma simulação, o seguro para um casal que se desloque ao Reino Unido teria de pagar um prémio de 33,22 euros, na versão Base, ou de 383,76 euros no pacote Anual.

Fidelidade – Igualmente com várias coberturas, o seguro da Fidelidade conta com os planos de proteção Portugal, Estrangeiro e Neve, sendo que nestes dois últimos pode escolher entre duas opções de coberturas: Tour e VIP. Uma ida a Londres durante sete dias implicará um prémio de 27,06 euros na versão mais barata e de 87,11 euros na versão mais cara.

Tranquilidade – Com um conjunto alargado de coberturas, o seguro da Tranquilidade conta com quatro pacotes de proteção: Essencial, Valor, Valor mais e Prestígio. Fazendo uma simulação, sobre o primeiro pacote incide um prémio de 57,83 euros e no Prestígio, que conta com mais coberturas e capitais mais elevados, um valor de 154,57 euros.

Lusitania – O produto da Lusitania dispõe de três planos de coberturas que vão desde o essencial ao mais completo: Base, Plus e Lux. Uma viagem de duas pessoas durante sete dias para um destino situado na Europa, mas sem incluir desportos de inverno, radicais ou de aventura, terá um custo de 16,06 euros na versão Base e de 75,24 euros no plano Lux.

Não deixe que as suas viagens sejam estragadas por um percalço. Faça as contas e garanta a segurança que necessita para viajar descansado dentro e fora do país.

 

Artigos relacionados:

O que achou?