Consulta do viajante: vá de férias em segurança
Se viajar para fora da Europa, é importante que marque a sua consulta do viajante. Saiba o que é e como funciona.
Marcou os voos, reservou o alojamento e tratou do passaporte para a viagem. Mas, antes de fazer as malas, há mais uma burocracia para tratar: a consulta do viajante.
Principalmente se for para destinos tropicais ou países com doenças endémicas, como em várias regiões dos continentes americano, asiático e africano, é fundamental que agende esta consulta. Isto porque, ao viajar para estes sítios, pode entrar em contacto com doenças que não são comuns em Portugal, como dengue, malária, febre amarela, febre tifoide ou zika, muitas das quais são transmitidas por picadas de insetos. Em alguns casos, como o ébola, a transmissão faz-se por contacto com fluidos corporais.
Na consulta do viajante, vão dar-lhe informações sobre medidas preventivas a tomar antes e durante a viagem, aconselhando-o sobre medicamentos que deve ter consigo e ainda vaciná-lo contra algumas doenças.
O que é a consulta do viajante?
É uma avaliação médica especializada que tem como objetivo preparar os viajantes e aconselhá-los sobre cuidados de saúde em viagens internacionais, sobretudo quando o destino apresenta riscos específicos.
Durante a consulta do viajante, o médico avalia os riscos de saúde individuais associados à viagem, tendo em conta o seu perfil, estado de saúde e destino. Depois, explica-lhe as medidas preventivas ou curativas que deve adotar antes, durante e depois da viagem.
Estas incluem:
- Avaliação do risco de contrair doenças endémicas no destino e respectivas medidas de prevenção;
- Regras de higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos;
- Aconselhamento para criar um estojo de primeiros socorros, de acordo com as suas necessidades individuais;
- Informações sobre assistência médica e riscos de segurança no país de destino;
- Vacinação ou toma preventiva de medicação contra doenças de risco reduzido ou inexistente em Portugal;
- Orientações sobre o que fazer em caso de sintomas depois da viagem.
Quem deve fazê-la?
A consulta do viajante é recomendada para todas as pessoas que vão viajar, sobretudo se forem para destinos com risco de doenças infeciosas. É especialmente importante para grávidas, crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.
Para que países é aconselhada a consulta?
É importante que vá à consulta do viajante se viajar para zonas do globo onde existem doenças que não temos em Portugal. Assim, a consulta é aconselhada se for para:
- América Central (incluindo Caraíbas) e do Sul
- Ásia
- África
As viagens para países europeus, Estados Unidos da América, Canadá, Emirados Árabes Unidos (Dubai e Abu Dhabi), Japão e Austrália dispensam, regra geral, a consulta do viajante. No entanto, estas recomendações podem mudar a qualquer momento, tendo em conta as situações endémicas dos países.
Que vacinas são obrigatórias e aconselhadas?
Antes de viajar, deve verificar se as crianças e jovens até aos 18 anos têm todas as vacinas do Programa Nacional de Vacinação. Para os adultos, é recomendado que as vacinas contra o tétano, difteria e sarampo estejam atualizadas. Normalmente, são também recomendadas as vacinas contra hepatite B, papeira, rubéola e gripe.
Depois, dependendo do destino, pode ser aconselhada vacinação específica contra:
- Febre amarela
- Febre tifoide
- Doença meningocócica
- Encefalite japonesa
Onde e como marcar a consulta do viajante?
A consulta do viajante deve ser marcada entre um a dois meses antes da viagem. É importante que o faça com antecedência, porque há vacinas que devem ser tomadas algumas semanas antes de partir para o destino.
Pode fazê-lo através do Serviço Nacional de Saúde, num dos centros de vacinação internacional do país, que funcionam nas unidades locais de saúde. Também pode recorrer a hospitais e médicos privados para marcar a sua consulta.
Que documentos são necessários?
Quando for à consulta, deve levar consigo:
- Documento de identificação;
- Documento com número de utente, caso não tenha o cartão de cidadão;
- Boletim de vacinas;
- Certificado internacional de vacinação, caso o tenha.
Cuidados a ter antes e durante a viagem
Além de ir à consulta do viajante, a Direção-Geral de Saúde recomenda outros cuidados que deve ter antes e durante a sua viagem para garantir que tudo corra pelo melhor.
Antes:
- Faça um seguro de saúde ou de viagem completo que cubra despesas de saúde;
- Prepare um estojo com medicamentos básicos e repelentes para se proteger contra insetos;
- Verifique a validade de todos os documentos de identificação e confirme se precisa de visto para entrar no país de destino;
- Registe os dados da sua viagem na app Registo Viajante ou junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros;
- Informe-se sobre as leis e restrições do país para onde vai viajar;
- Leve sempre a receita médica, caso viaje com medicação. Há substâncias legalmente permitidas em Portugal que são ilegais noutros países;
- Se for viajar pela Europa, solicite o Cartão Europeu de Seguro de Doença;
- Confirme se existem acordos bilaterais de assistência médica com o país que vai visitar.
Durante:
- Guarde os seus documentos pessoais e bilhetes de avião no cofre do alojamento, transportando apenas as cópias;
- Evite andar com objetos de valor que chamem muito a atenção;
- Beba apenas água engarrafada ou fervida e evite gelo;
- Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;
- Dê preferência a alimentos cozinhados e evite comida de rua ou crua;
- Para se proteger das picadas de insetos, use roupas largas, de cor clara e que cubram a maior parte do corpo. Utilize repelentes e, em zonas de vegetação densa, ponha as meias por fora das calças;
- Evite o contacto com animais, especialmente em zonas com risco de raiva.
Antes de partir à aventura, leia, ainda, a seção conselhos aos viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e prepare um plano e orçamento detalhados para que a viagem não impacte negativamente as suas finanças pessoais. Se precisar de apoio financeiro, pode contar com o Crédito Pessoal Férias e Lazer da Cofidis, que se adapta a todas as suas necessidades.