Trabalho e carreira

Saiba qual o seu real valor no mercado

3 min
real valor no mercado

Acha que as responsabilidades que tem atualmente no seu trabalho não são refletidas no seu salário? Assumiu mais algumas responsabilidades, ou desempenha novas funções e isso não se refletiu num aumento salarial? Se está a pensar em pedir um ajustamento da sua remuneração e tem dúvidas sobre qual o valor a pedir, saiba quais os passos que deve dar para conseguir convencer a sua entidade patronal.

1. Sondar o mercado – Procure saber junto de colegas seus que desempenharam, ou desempenham, funções semelhantes que tipo de remuneração têm. Nem sempre é fácil as pessoas revelarem quanto ganham, mas numa conversa informal tente saber se têm algum tipo de benefícios como carro, telemóvel, seguro de saúde, ajudas de custo ou se têm a remuneração refletida apenas no salário. Faça também uma pesquisa junto de outros colegas de profissão que atuam noutras empresas para avaliar quais as regalias e o valor que o mercado está a pagar por funções idênticas às suas. Pode também verificar em sites de emprego ou de empresas se referem salário ou outro tipo de regalias.

2. Fazer as contas – Poderá fazer as contas a qual era o seu custo real por hora para as funções que desempenhava anteriormente. Se a nova função lhe consome mais horas, nomeadamente até fora do escritório, utilize o mesmo valor por hora para calcular quanto seria o salário. Claro que a entidade empregadora poderá sempre argumentar que não necessita trabalhar fora do horário, mas nessa altura explique que as responsabilidades assim o exigem e que está a ganhar o mesmo para desempenhar novas funções. Procure ter uma conversa franca e demonstre que está totalmente empenhado com as novas funções, evitando criar um conflito.

Leia mais  Posso trabalhar em duas empresas ao mesmo tempo?

3. Questionário – Se mesmo assim ainda continua com dúvidas sobre qual o aumento a pedir, poderá recorrer a uma nova ferramenta criada pela Egor, um grupo português que atua na área de recrutamento e seleção. No seu site, a Egor disponibiliza um questionário gratuito sobre Remuneração onde são pedidos vários dados da função que desempenha, o salário bruto, tipo de outras remunerações, distrito onde trabalha e detalhes das suas funções. No final, poderá saber qual a remuneração justa de acordo com o mercado.

O importante é que vá bem preparado para a reunião com o seu chefe, ou departamento de recursos humanos, de forma a conseguir argumentar de forma sustentada o seu pedido de ajuste salarial.

Artigos relacionados:

O que achou?