Direitos e Deveres

ADSE Direta: como pedir o reembolso

2 min
ADSE Direta: como pedir o reembolso

A ADSE (Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Pública) é um subsistema de saúde que permite aos seus beneficiários o acesso a instituições e a serviços prestadores de cuidados de saúde integrados no Serviço Nacional de Saúde. Os beneficiários da ADSE têm direito à comparticipação dos encargos com cuidados de saúde obtidos em prestadores privados não convencionados, no Regime Livre. Na prática, o beneficiário pode utilizar prestadores privados sem acordo com a ADSE, solicitando à ADSE, posteriormente, uma comparticipação das despesas efetuadas.

A forma mais prática de pedir o reembolso de serviços prestados em regime livre é utilizar a ADSE Direta, o serviço online colocado à disposição dos beneficiários da ADSE.

Como aceder à ADSE Direta?

Introduza os seus dados de acesso. Pode colocar o seu número de beneficiário e a senha de acesso que definiu previamente e clique em “Entrar”. Mas se não possuir uma senha, ou não for beneficiário, ou se preferir aceder utilizando o seu número de identificação fiscal ou cartão de cidadão, selecione a opção “Não tenho senha da ADSE”.

Feito o login, clique em “Envio de Documentos para Reembolso”, crie um novo processo e insira os dados da fatura do serviço e as digitalizações dos documentos originais. Depois, envie para a morada indicada na Capa do Processo, os seguintes documentos: comprovativo do pagamento; prescrição médica, se solicitada; outros documentos complementares específicos, quando aplicável.

Em todos os documentos deve constar o nome, o NIF e o número de Beneficiário de ADSE. 

Quando pedir o reembolso?

Os reembolsos devem ser pedidos no prazo de seis meses depois da ocorrência do cuidado de saúde a que se referem.

Em quanto será reembolsado?

Pode consultar neste simulador o reembolso aplicado ao seu serviço, que será feito através de transferência bancária.

Que outros serviços estão disponíveis?

Através do mesmo serviço online, os beneficiários podem consultar todos os cuidados de saúde realizados em entidades convencionadas, os descontos entregues à ADSE, e emitir a declaração para efeitos de IRS.

A ADSE reembolsa até 80% do valor total das despesas com um serviço de saúde. No entanto, existe um limite máximo definido por lei.