Quanto custa carregar um carro elétrico?
Os hábitos de compra de automóveis em Portugal estão a mudar. Até junho deste ano as vendas de carros a gasolina superaram as vendas de veículos a diesel, algo que não acontecia há 15 anos. E os elétricos vieram para ficar. Os carros amigos do ambiente brilham em vendas e representam 9,4% no acumulado do primeiro semestre do ano.
As preocupações ambientais estão na base das mudanças de comportamentos que colocam cada vez mais carros elétricos nas estradas. Mas além do contributo para um planeta melhor e mais saudável, também há razões económicas para adotar a mobilidade elétrica, optando por um veículo movido a fontes limpas de energia. Saiba quais as opções e custos para carregar a bateria do carro.
Dos combustíveis fósseis para a eletricidade:
Os carros elétricos são uma alternativa limpa, uma vez que não usam combustíveis líquidos, como o gasóleo ou a gasolina. Têm baterias que são alimentadas a eletricidade, que por sua vez pode ser proveniente de várias fontes, como o gás natural ou as energias eólica, solar e hídrica.
Onde carregar o veículo elétrico?
Há uma rede pública de carregamentos nacional gerida pela empresa MOBI.E, que conta com mais de 1250 postos de carregamento em mais de 50 municípios.
Aqui pode ver quais são os postos de carregamento mais próximos de si.
Como fazer o carregamento?
Para começar a carregar o seu veículo elétrico, precisa antes de dar alguns passos que, com alguma prática, acabarão por se tornar automáticos, tal como abastecer o carro.
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Escolher um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Ao aderir a uma proposta comercial, vai receber posteriormente um cartão de acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da Rede;
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Com o cartão em mãos, pode dirigir-se a um dos postos MOBI.E;
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Passa o cartão;
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Seleciona o carregamento pretendido;
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Escolhe a tomada;
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Liga a ficha ao veículo;
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Passa o cartão no posto e termina carregamento;
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Retira a ficha do carro;
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E o carregamento está terminado.
Quanto custa carregar as baterias?
Os especialistas dizem que, em geral, é mais barato conduzir um elétrico. Carregar a bateria pode custar bastante menos do que atestar o depósito, tendo por base a mesma distância percorrida em quilómetros. Nos cenários mais otimistas a poupança anual pode chegar a 72% por ano e nos cenários mais pessimistas atinge os 11%.
Esta discrepância de valores associados à poupança depende de muitos fatores e variáveis, já que o custo nos postos de carregamento rápido, implicam três variáveis, que diferem de acordo com as condições dos comercializadores como o município em que está ou o tempo de carregamento.
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O custo do Operador do Posto de Carregamento (OPC), que é o custo a pagar por estar a usar o posto rápido. Aqui pode consultar os preços em todas as zonas do país.
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A tarifa do Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que é o custo da energia.
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Taxas a pagar ao Estado.
Depois, há ainda custos que pode subtrair só por ter um elétrico, como o estacionamento gratuito em alguns municípios, a isenção de IUC e ISV. Se tiver uma empresa, terá ainda a dedução do IVA e a isenção da tributação autónoma.
Faça as suas contas antes de tomar uma decisão.