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Dicas de como comprar um carro usado sem se deixar enganar

8 min
Daniela Cunha
Daniela Cunha
Comprar carro usado

Está a pensar comprar um carro usado, mas não sabe o que deve ter em conta? Tome nota dos principais cuidados e procedimentos a seguir antes e depois da compra.

Comprar um carro representa um investimento financeiro considerável. A par dos preços elevados dos automóveis novos, o facto de começarem a desvalorizar praticamente desde que saem do stand (um carro desvaloriza entre 25% e 30% no primeiro ano e, depois, cerca de 10% anualmente), faz com que muitas pessoas optem por comprar um carro usado.

Prova disso é o facto de, em Portugal, o mercado dos usados continuar em crescimento. Em 2024, foram vendidos cerca de 813 mil veículos em segunda mão, quase quatro vezes mais do que os novos. Os dados são da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Mas quaisquer que sejam as suas razões para optar por comprar um carro usado, o fundamental é que tenha atenção redobrada, especialmente se comprar a um particular, para que o negócio seja vantajoso e não dê dores de cabeça mais tarde.

Para ajudar, elaboramos uma lista de cuidados a ter antes e depois da compra.

5 cuidados a ter antes de comprar um carro usado

Já sabe o tipo de carro que quer e até encontrou alguns à venda a um bom preço? Antes de mais, nunca faça negócio sem ver primeiro o carro ao vivo. E, para que não lhe escape nada, leve esta check-list consigo.

1. Avalie a aparência e o estado geral do carro

Comece por fazer uma avaliação geral à carroçaria (chapa e plásticos): analise o estado da pintura e procure riscos e amolgadelas. Tenha atenção aos locais mais propensos ao aparecimento de ferrugem, como o guarda-lamas, por baixo do carro e das portas, à volta dos vidros e nas extremidades do capô e da mala.

Se, durante a inspeção, encontrar sinais de soldaduras suspeitas, manchas, diferentes tonalidades na pintura, para-choques, grelhas e faróis mal ajustados ou portas, vidros, mala e capô desalinhados, é provável que o carro tenha estado envolvido num acidente.

Depois da carroçaria, esteja atento ao estado dos pneus. Um desgaste irregular pode ser sinal de defeitos de suspensão, geometria, alinhamento das rodas ou pressão deficiente. Além disso, se estiverem “carecas”, vai ter de os trocar, o que significa uma despesa adicional.

Verifique, também, todas as luzes: faróis, faróis de nevoeiro, piscas e luz de iluminação da placa de matrícula. Quanto às borrachas das portas e dos vidros, se estiverem secas ou duras é sinal de que estão em mau estado.

Por fim, abra o capô e veja como estão os componentes. Avalie a limpeza, o estado e a validade da bateria e o nível dos líquidos: óleo, líquido de refrigeração, dos travões e do para-brisas. Confirme, também, a idade do veículo. Para isso, basta comparar o número do chassis com o do livrete ou certificado de matrícula.

2. Examine as condições no interior

As condições no interior podem mostrar como é que o veículo foi tratado pelos anteriores donos. Abra as portas, confirme se não há odores estranhos (o cheiro a tabaco, por exemplo, pode ser difícil de eliminar) e verifique o estado geral de limpeza.

Depois, concentre-se nos estofos: veja se não estão rasgados, manchados ou com sinais de desgaste excessivo. Analise o estado dos tapetes e o chão do carro, por baixo, verificando se há marcas de ferrugem. Teste, ainda, o funcionamento dos bancos e dos cintos de segurança.

De seguida, avalie as condições de preservação dos plásticos do tablier e da pele do volante e da caixa de velocidades. Verifique, também, as borrachas dos pedais: se estiverem gastas ou foram substituídas, é sinal de que o carro tem uma quilometragem elevada.

Por fim, avalie o funcionamento de todos os componentes: abra e feche os vidros, experimente os puxadores e teste os equipamentos, como luzes, piscas, buzina, limpa para-brisas, rádio e ar condicionado. Verifique se não acende nenhuma luz de aviso no painel de instrumentos, como do óleo ou da bateria.

Se não se sentir confortável a fazer todos estes exames, ao interior e exterior do carro, pode pedir a um mecânico da sua confiança para ir consigo. Os mecânicos têm anos de experiência e sabem, melhor do que ninguém, o que devem procurar.

3. Faça um test-drive

O test-drive é uma etapa fundamental antes de comprar um carro usado. Conduza durante, pelo menos, meia hora e faça um circuito diversificado que inclua curvas, retas, subidas, descidas, piso em alcatrão e pisos irregulares.

Também é importante que faça parte do percurso em autoestrada para conseguir usar todas as velocidades, que devem engrenar facilmente e não saltar. Faça a viagem em silêncio para poder detetar eventuais ruídos anormais do motor e do interior do carro.

Durante a condução, é importante que teste alguns componentes do carro. Comece por verificar se a direção está alinhada, largando o volante (o carro não deve fugir nem para a direita nem para a esquerda). Além disso, se o volante vibrar ou abanar pode significar que a caixa de direção está solta. Depois, experimente os travões, fazendo várias travagens de emergência. Se o carro não parar de imediato, é um mau sinal. Por fim, teste os amortecedores numa estrada irregular. Se o carro saltar ou balançar significa que os amortecedores estão em mau estado.

4. Avalie o histórico do veículo e confirme se os documentos estão em ordem

Antes de comprar um carro usado, deve avaliar o histórico completo do veículo, incluindo as revisões, as inspeções periódicas, problemas mecânicos que tenha tido e acidentes. Também deve certificar-se que o carro tem todos os documentos obrigatórios.

Histórico das revisões: a manutenção regular é fundamental para que o carro funcione sem problemas. Pergunte ao vendedor se tem os documentos das manutenções e certifique-se de que estas foram realizadas tendo em conta as recomendações do fabricante.

Inspeção periódica: aqui deve ter em conta a idade do veículo. Os carros ligeiros de passageiros só precisam de ir pela primeira vez à inspeção quatro anos após a data da primeira matrícula. Depois, é de dois em dois anos, até aos oito, e, a partir daí, a inspeção passa a ser obrigatória anualmente.

Por isso, se comprar um carro de 2019, por exemplo, é normal que ainda só tenha uma ou duas inspeções feitas (dependendo do mês da matrícula). Ainda assim, peça ao proprietário o documento que acompanha o selo de inspeção para verificar se existiu alguma não-conformidade que possa ter passado na inspeção anterior.

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Também pode solicitar ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) um relatório das inspeções técnicas, que indica se o carro passou ou chumbou na inspeção e quantos quilómetros tinha. Através da internet o pedido custa 27 euros, presencialmente tem um custo de 30 euros.

Seguro automóvel: utilize o site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para saber se o carro está segurado. Basta inserir a matrícula e terá acesso a informação sobre a seguradora, o número da apólice e as datas de início e fim do seguro. Se não houver nenhum seguro registado, é sinal de que o carro está parado há algum tempo.

Registo de propriedade: peça a certidão permanente automóvel para confirmar alguns dados atualizados sobre o carro, como a identificação do automóvel e do proprietário, eventuais encargos que existam e pedidos pendentes.

O requerimento tem um custo de 10 euros e pode ser feito no siteAutomóvel Online. Só precisa de inserir a matrícula, os seus dados e fazer o pagamento.

Documento Único Automóvel (DUA): O DUA, ou certificado de matrícula, é o documento que identifica um veículo e lhe permite circular na estrada. Contém informações como a marca, o modelo, a matrícula e outras características do carro, o nome e morada do proprietário e ainda encargos associados ao veículo.

Se o carro for muito antigo, em vez do DUA terá o livrete e registo de propriedade. Este documento é fundamental, já que ao mudar o proprietário é necessário emitir um novo. Caso o carro seja importado, deve pedir os documentos de importação e legalização.

Imposto Único de Circulação (IUC): peça uma certidão comprovativa de pagamento atualizada para se certificar que o imposto está pago.

Acidentes anteriores: tente descobrir se o carro já esteve envolvido em acidentes e qual a extensão dos danos. Assegure-se de que as reparações foram feitas de forma adequada.

Problemas legais: também é importante que confirme se o carro tem alguma pendência legal, como multas, falta de pagamento em portagens ou scuts ou penhoras. Essa informação pode ser encontrada na certidão permanente automóvel, que reúne todas as informações jurídicas do veículo.

5. Tenha cuidado com as burlas

É importante estar atento a possíveis tentativas de fraude. Algumas das mais comuns são:

Preços irresistíveis: se o preço for demasiado bom para ser verdade, desconfie. Pesquise, primeiro, os preços médios de mercado para o modelo e ano do carro que quer comprar e se a oferta estiver muito abaixo da média, pode ser sinal de burla ou problemas no carro.

Documentos falsificados: verifique se os documentos são atuais e correspondem às informações dadas pelo vendedor. Procure sempre o selo de garantia do IMT, que atesta a autenticidade dos documentos.

Quilómetros adulterados: há vendedores que podem adulterar a quilometragem de um carro para tentar aumentar o seu valor, mas há formas de o descobrir.

Ao inspecionar o carro, se o interior estiver muito desgastado, mas estiverem registados poucos quilómetros, pode ser sinal de adulteração. O mesmo acontece se reparar que os números do contador estão desalinhados.

Para ter mesmo a certeza, solicite a certidão de inspeção, que indica a quilometragem do carro na última inspeção, ou, se o carro for importado, consulte o VIN – Vehicle Identification Number (ou Número de Identificação do Veículo, em português).

Carros roubados: confirme sempre junto das autoridades (PSP ou GNR) se o carro consta como roubado. Só precisa de dar a matrícula.

O que fazer depois de comprar um carro usado

Depois de verificar que está tudo em ordem, é hora de avançar para a compra e tratar de todas as burocracias.

1. Mude o proprietário do veículo

Para oficializar a compra, é necessário alterar o proprietário nos documentos do carro. Este procedimento é feito, geralmente, pelo comprador e tem de ser realizado no prazo de 60 dias após a transmissão de propriedade.

A alteração do registo pode ser pedida na plataforma Automóvel Online, ou presencialmente numa Loja do Cidadão ou Registo Automóvel, e é necessário entregar o requerimento de registo automóvel preenchido.

Mais conhecido como declaração de compra e venda, este documento serve para registar a venda e identificar o veículo e as duas partes, vendedor e comprador.

2. Faça um seguro automóvel

A apólice do seguro não transfere do vendedor para o comprador. Assim, tem de subscrever um novo o quanto antes.

Como é obrigatório, se não tiver seguro, não pode conduzir o carro. Conheça o Seguro Automóvel Protec, que tem dois packs diferentes de proteção, dependendo das suas necessidades.

Conheça o Seguro Automóvel Protec

Onde comprar carros usados: standvs. particulares

Há duas formas de comprar um carro usado: a um vendedor particular ou num stand de automóveis. Ambas têm os seus prós e contras.

Os stands apresentam uma maior variedade de carros e são obrigados a dar uma garantia ao comprador. Por lei, o prazo da garantia deve ser de três anos, mas pode ser reduzido para 18 meses, caso haja acordo entre as partes.

Além disso, quando compram uma viatura, os stands costumam fazer-lhe um check-up e arranjar qualquer avaria antes de a porem à venda para o consumidor final. Também há stands que aceitam retomas, ou seja, a entrega do carro antigo para abater ao valor do carro que vai comprar.

Por outro lado, ao preço do carro ainda é adicionada a margem de lucro do stand, o que faz com que, à partida, um carro comprado numa empresa especializada seja mais caro do que comprado a um particular.

Se decidir comprar o automóvel a um vendedor particular, é possível que venha com alguns danos ou avarias, o que pode fazer baixar o preço. No entanto, deve fazer contas para ver se o custo das reparações compensa o preço mais baixo do carro.

Outro ponto a considerar, é que a compra a um particular pode acarretar mais riscos. A não ser que se trate de um carro com menos de três anos (que ainda esteja coberto pela garantia original), não terá garantia. Neste caso é especialmente importante ter todos os cuidados que mencionamos anteriormente.

Quer decida comprar o seu carro num stand ou a um vendedor particular, o importante é que procure sempre em locais ou sites de confiança. Se precisar de um empréstimo, conheça o crédito automóvel Cofidis, que lhe dá financiamento até 100% e sem entrada inicial.

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