Poupar

Procura carros usados? Descubra se o conta quilómetros do carro é real!

2 min
conta quilómetros carros usados

Comprar carros usados pode ter tanto de interessante como de arriscado. O negócio de carros usados está por todo o lado e a verdade é que se podem encontrar excelentes oportunidades. No entanto, ninguém está a salvo de “comprar gato por lebre”. Quem põe um carro à venda tenta sempre que ele pareça estar no melhor estado possível, para conseguir um lucro maior.

Se mandar pintar o carro e arranjar pequenas mossas são estratégias que não põem em causa a honestidade do vendedor, o mesmo não se pode dizer quando este altera o conta quilómetros do automóvel para que pareça ter menos uso. A realidade é que esta é uma prática relativamente comum. E a única forma que o comprador tem de se salvaguardar é aprender como descobrir se está a ser enganado com os quilómetros que o carro apresenta.

Na compra de carros usados, não se pode deixar enganar! Aqui ficam três pistas para descobrir se o conta quilómetros do carro foi alterado:

  1. Peça para ver os documentos. Quando um carro vai a uma Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), é costume os quilómetros serem anotados no documento comprovativo da inspeção.
  2. Analise as peças do carro. Peça ajuda a um mecânico para ver como estão as peças do automóvel. Ele saberá desvendar se o carro tem mais desgaste do que deveria ter, para aqueles quilómetros de rodagem. Por outro lado, se o seu mecânico detetar a existência de peças que foram substituídas antes do tempo, poderão interrogar o vendedor acerca do facto.
  3. Faça contas. Carros com mais quilómetros são mais económicos (baratos). Em média, os carros andam cerca de 19.000 quilómetros por ano. Se vir carros usados com dez anos que apresentam 15.000 quilómetros, é possível que esteja a ser enganado.
Leia mais  9 dicas de como poupar em compras

Um conselho final: por melhor que a oportunidade lhe possa parecer, se detetar que o conta quilómetros foi alterado, fuja desse negócio, o mais depressa possível.

Nunca mais se deixe enganar na compra de carros usados. Mostre que sabe e conhece os seus direitos.

O que achou?