Sabe quando e como renovar a carta de condução?

Anda arrumada na carteira ou junto aos documentos do carro e, provavelmente, nem nos damos conta de que a carta de condução tem uma data de validade e que tem de mesmo de ser renovada. Preste atenção às informações essenciais:
Prazo de renovação da carta
A carta de condução pode ser renovada até seis meses antes da data limite da validade e nunca com mais de seis meses de antecedência.
E quem não renovou?
Se é um dos que deixaram passar a data de revalidação da sua carta de condução, está a cometer uma infração rodoviária e pode ser multado. A multa a aplicar é a que diz respeito a conduzir com a carta de condução caducada. Mas a situação pode ser mais grave do que isso.
Se deixou passar mais de dois anos após a data de revalidação do título, então terá de voltar a fazer a prova prática. Neste caso, não precisa de se inscrever numa escola de condução. Trata-se de um exame de condução especial.
Mas se por qualquer motivo tiver a sua carta de condução caducada há mais de 5 anos, então considere-a cancelada. Para todos os efeitos já não está habilitado, diante da lei, para conduzir e terá de voltar ‘à escola’, gastar mais tempo e dinheiro, porque terá de fazer tudo de novo para readquirir o título.
Posso renovar a carta online?
Sim! No portal do IMT. Aqui – tal como se lê no site – é possível fazer pedidos de alteração, renovação, substituição e 2ª via da carta de condução. Tudo online.
Presencialmente, pode faze-lo em:
- Balcões regionais e distritais do IMT;
- Espaços Cidadão que disponibilizem o serviço ou parceiros do IMT; Aqui pode encontrar qual o espaço mais perto de si.
Quanto tempo demora?
- Online: cerca de 10 dias
- Balcões do IMT: cerca de 8 dias
- Parceiros do IMT: cerca de 25 dias
Quais são os documentos necessários para renovar a carta de condução?
- O documento original da carta de condução;
- Cartão do Cidadão;
- Número de Identificação Fiscal (NIF).
Quais são os custos?
- Condutores com idade igual ou superior a 70 anos pagam 15 euros para revalidar a carta.
- Os restantes condutores terão um custo de 30 euros.
- Quem renovar a carta online tem um desconto de 10%.
Ainda que conduzir seja mais ou menos como andar de bicicleta (não se esquece), mais vale não ter de voltar a estudar o código da estrada, até porque assim evita gastos desnecessários.