Trabalho e carreira

Conheça as 10 melhores profissões de 2014

3 min
melhores profissões de 2014

Escolher a melhor profissão é sinónimo de boas saídas profissionais, ter uma boa remuneração e até uma progressão rápida na carreira. Todos os anos é revelada uma lista com as melhores profissões do ano. Esta reflete sobretudo as necessidades do mercado.

De acordo com o site norte-americano CareerCast, as melhores profissões de 2014 envolvem muitos números. No primeiro lugar da lista de profissionais mais desejados estão os matemáticos.

António Costa, Business Unit Manager da Randstad Professionals, garante que as contas continuam a ser uma das grandes preocupações das empresas, mesmo em Portugal. “É verdade que a maioria dos estudos feitos nos Estados Unidos não tem validade nem em Portugal nem em muitos outros países europeus. Mas, neste caso, cada vez mais as empresas querem quantificar aquilo que fazem. É uma tendência forte que está relacionada com a estratégia de gestão. Por isso, é natural que as empresas procurem pessoas que possam desempenhar este papel de fazer a ponte entre a teoria e a prática”, explicou ao Contas Connosco.

Na lista de preferências e, ligadas também aos números, estão as profissões de especialista em estatística (3º), atuário (especialista em interpretação de dados estatísticos e avaliação de riscos) (4º), engenheiro de software (7º) e analista de sistemas operacionais (8º).

António Costa diz que esta procura reflete a tendência anterior: “As profissões relacionadas com as novas tecnologias e outras funções ligadas à estatística continuam a ser tendência em Portugal, assim como todas as engenharias de processo, produção, etc. Portugal continua a exportar e a consumir engenheiros”.

O ranking do CareerCast é feito desde 1988 com base em fatores como remuneração, perigosidade, níveis de stress e contratação, entre outros, recolhidos por vários organismos de estatística nos Estados Unidos. No entanto, parece ser uma espécie de barómetro mundial de tendências.

Leia mais  Reconversão profissional: está na altura de mudar de carreira?

Por isso, vale a pena olhar bem para o ranking e pesar os prós e os contras. Detesta mesmo fazer contas?

  1. Matemático
  2. Professor universitário (no quadro)
  3. Especialista em estatística
  4. Atuário (especialista na interpretação de dados estatísticos e avaliação de riscos)
  5. Audiologista (diagnostica e trata problemas relacionados com a audição)
  6. Higienista oral
  7. Engenheiro de software
  8. Analista de sistemas computacionais
  9. Terapeuta ocupacional
  10. Terapeuta da fala

Esta é uma boa oportunidade para alguns estudantes que estão indecisos sobre o que seguir fazerem uma aposta naquilo que o mercado procura.

O que achou deste artigo?