7 dicas infalíveis para ser mais produtivo
Ser produtivo pode ser um grande desafio. A boa notícia é que não passa por trabalhar ainda mais horas, mas sim por pequenos hábitos para implementar no seu dia-a-dia. O Contas Connosco partilha consigo o segredo para aumentar a sua produtividade.
Hoje quase todos os trabalhos exigem que sejamos rápidos e multitasking. Há sempre muito para fazer e o tempo parece não ser suficiente. E mesmo que aumentemos o número de horas de trabalho, sentimos que nunca está tudo feito. Os dias são desgastantes, chegamos a casa cansados e sem energia e as semanas avançam, em loop, sempre no mesmo registo.
A chave está na produtividade. A forma como organizamos o nosso dia-a-dia e gerimos o nosso tempo é determinante para sermos produtivos.
É importante estar consciente de que ser produtivo não implica necessariamente ter de trabalhar mais do que a conta ou fora de horas. A produtividade não tem a ver com a quantidade de horas trabalhadas, mas sim com o número de tarefas cumpridas durante o dia. A produtividade resume-se à relação entre os objetivos cumpridos e o tempo necessário para alcançá-los. O que cada um de nós consegue fazer com o tempo, revela o quão produtivos somos.
Para que consiga alcançar melhores resultados e rentabilizar o seu tempo da melhor maneira, deixamos-lhe 7 dicas infalíveis, que vão tornar os dias mais produtivos e transformar a sua vida.
- Faça mais pausas. Trabalhar muitas horas seguidas pode afetar a produtividade e acaba por ser desgastante a longo prazo. Saber parar é um fator importante e contribui para obter melhores resultados.
- Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Mudar regularmente de tarefa faz com que perca o foco e a concentração e reduz a produtividade. Além disso, fica com a ideia de que tem uma lista infindável de coisas por fazer e aumenta os níveis de stress e frustração.
- Comece o dia de trabalho pela tarefa mais importante. Além de estar mais “fresco”, é uma ótima maneira de aumentar a produtividade e não corre o risco de se esquecer ou de não ter tempo para executar essa tarefa.
- Peça ajuda e distribua trabalho, sempre que se sentir sobrecarregado. Confie na sua equipa e delegue tarefas. Vai melhorar o desempenho pessoal e coletivo.
- Faça planos. Sempre que possível planeie os seus dias de trabalho e crie listas de tarefas. Temos tanta coisa em que pensar que é normal que nos esqueçamos de algo. Planear o dia é uma boa forma de gerir o tempo e manter o trabalho organizado.
- Aproveite o seu horário mais produtivo. De acordo com vários estudos, o ser humano tem picos de produtividade. Há pessoas que são mais produtivas de manhã, outras à tarde e outras durante a noite. Descubra qual é o seu e aproveite para fazer as tarefas mais importantes e que exigem mais concentração durante esse período.
- Tire algum tempo para si. Parece um cliché, mas cuidar da sua saúde física e mental é tão ou mais importante do que as dicas anteriores. Descanse, faça uma alimentação saudável, garanta boas noites de sono e pratique as atividades de que mais gosta. O equilíbrio é a chave e ajuda-o a manter-se mais focado e concentrado e, consequentemente, a aumentar o seu nível de produtividade.