Investimentos

Quer valorizar a sua casa?

4 min
Quer valorizar a sua casa?

Há várias coisas que pode fazer para valorizar um imóvel. Se pretende arrendar ou vender a sua casa, pondere investir antes em obras e melhorias. Conheça as dicas certas para acrescentar valor à sua casa.

Se está a pensar em vender ou arrendar o seu imóvel, este artigo é para si. Entenda que tipo de melhorias pode levar a cabo na sua casa para que o negócio venha a render mais. Pondere acrescentar pequenos extras, remodelar algumas divisões ou fazer obras em algumas partes da casa. Com dicas certeiras, não precisará de gastar muito dinheiro.

Aposte na varanda ou no jardim

O espaço exterior é um elemento cada vez mais procurado, sobretudo depois da pandemia. Ter um espaço ao ar livre é uma mais-valia e acrescenta valor ao imóvel. Seja para estender a roupa, apanhar sol ou para momentos de lazer, uma varanda, um jardim ou um pequeno quintal são elementos que pesam para quem procura casa. Mesmo que o espaço seja pequeno, arranje-o de forma a que se torne acolhedor e inspirador. Um sofá de paletes, uma espreguiçadeira, uma pequena mesa com quatro bancos, canteiros ou um barbecue vão fazer deste espaço um dos pontos fortes da sua casa.

Pinte a fachada e melhore a entrada

A fachada e a entrada são responsáveis pelo primeiro impacto, por isso não descure estes aspetos. Comece por analisar o exterior da casa e perceber se as paredes e os muros precisam de ser pintados. Veja com atenção também os elementos de metal, como os gradeamentos, para perceber se têm ferrugem.

Considere ainda trocar a porta de entrada, dado que influencia muito as primeiras impressões. Aqui não importa apenas que seja bonita, mas também a sua capacidade de isolamento e as características em termos de segurança.

Se tiver um hall de entrada, aposte na remodelação deste espaço libertando-o de móveis e acessórios desnecessários. Um hall quer-se clean, luminoso e agradável. Uma dica: colocar um espelho dará ao espaço um toque de sofisticação e criará a sensação de amplitude.

Remodele a cozinha e a casa-de-banho

A cozinha e a casa-de-banho têm também muito impacto na perceção que temos de uma casa.

Na casa-de-banho, talvez baste substituir os acessórios, como os toalheiros e as cortinas, para dar uma nova vida a esta divisão. E se já se arrependeu da cor dos azulejos com flores, saiba que é possível tapá-los com uma das técnicas de revestimento possíveis, entre as quais a pintura. Caso o espaço seja pequeno, considere ainda substituir a banheira por uma cabine de duche.

Leia mais  Como lidar com despesas inesperadas

Para remodelar a cozinha sem gastar muito dinheiro, pinte ou substitua as frentes dos armários e mude-lhes os puxadores. Se a bancada estiver em mau estado, talvez valha a pena trocá-la e escolher uma com um look mais atual. Materiais como a madeira ou o laminado têm preços acessíveis.

Pondere também eliminar a parede que separa a sala da cozinha. Ao unir estas duas divisões, irá ganhar em luminosidade e em amplitude.  

Invista em tecnologia inteligente

Há cada vez mais casas com tecnologia inteligente, em resposta a um interesse crescente por este tipo de imóveis. Estores elétricos, aspiração central, eletrodomésticos inteligentes, iluminação por controle remoto, um sistema de som ambiente e outras soluções de domótica são extras que acrescentam valor ao imóvel.

Não se esqueça da eficiência energética

São cada vez mais os investidores e as famílias a procurarem casas sustentáveis em termos energéticos. Se quer valorizar a sua casa, considere fazer melhorias ao nível da sustentabilidade e da eficiência, como por exemplo instalar vidros duplos e caixilharia em PVC, painéis solares, redutores de caudal e paredes e portas bem isoladas. Além de ser valorizarem a sua casa, enquanto não a vende ou aluga conseguirá uma poupança significativa no final do mês.

Consiga uma casa mais luminosa

Quanto mais luz natural tiver um imóvel, mais valorizado será. A luz natural é um fator importante para quem procura casa. Espaços claros e luminosos parecem maiores, além de transmitirem “boas energias”. Se tem divisões com paredes pintadas com diferentes cores, deve pintar toda a casa de branco ou num tom claro e neutro. Desta forma irá agradar a um maior leque de pessoas.

Decore a casa com plantas

Acredite que ter plantas em casa fará toda a diferença e não apenas porque as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar. Um toque verde na decoração da casa confere-lhe personalidade. Além disso, vários estudos sugerem que ambiente da casa tem impacto direto no bem-estar das pessoas que nela vivem, contribuindo, por exemplo, para a redução dos níveis de stress.

Depois de ler estas dicas, faça contas, para perceber se o que prevê ganhar a mais na venda ou no arrendamento compensa os gastos. Provavelmente concluirá que sim. E, nesse caso, mãos à obra.

O que achou deste artigo?