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Esqueci-me da senha das Finanças: e agora?

5 min
Homem no computador a tentar recuperar a senha das Finanças

Temos passwords para tudo e mais alguma coisa: do e-mail à conta bancária, passando pelos sites de compras online e serviços públicos. Pedem-nos para criar senhas diferentes, complexas e para não as gravarmos no telemóvel, por questões de segurança. Mas depois a memória não chega para tudo.

Se perdeu ou se esqueceu da senha de acesso ao Portal das Finanças, saiba o que fazer para recuperá-la o mais rapidamente possível.

Como recuperar a senha do Portal das Finanças

Entre no Portal das Finanças e na pesquisa escreva “Recuperar Senha”. Também pode fazê-lo diretamente clicando no menu “Iniciar” e depois em “Recuperar senha”.

Em seguida é-lhe perguntado de que modo pretende recuperar a palavra-passe. Se tem cartão de Cidadão com códigos de autenticação ou Chave Móvel Digital, pode escolher essa opção para obter uma nova senha.

Em alternativa, pode utilizar a pergunta secreta, bem como a resposta, que escolheu no momento em que fez o registo. Se não se lembrar da pergunta e da resposta, e não tiver Cartão de Cidadão nem Chave Móvel Digital, há outras formas de recuperação.

Tem cartão de cidadão ou chave móvel digital? Use-os para recuperar a palavra-passe

Esta é uma das formas mais simples de que dispõe para pedir uma nova senha de acesso ao Portal das Finanças. Ao selecionar esta opção, será direcionado para o site Autenticação.Gov (da AMA), onde pode escolher Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

a) Cartão de Cidadão
Depois de escolher esta opção, clique em “Continuar” e de seguida “Autorizar”. Introduza o código de autenticação do cartão de cidadão e clique em “OK”. Em seguida é direcionado de volta ao Portal das Finanças. Aí pode redefinir não só a sua senha, mas também o seu Código de Acesso Telefónico. Depois de introduzir a palavra-passe pretendida e/ou o novo código de acesso telefónico, terá de confirmá-los. Por fim, basta clicar no botão “Alterar” e surgirá a mensagem de que a alteração foi efetuada.

b) Chave móvel digital
Selecione o meio de autenticação da “Chave Móvel Digital” que vai utilizar, “Telemóvel” ou “Código QR”, e clique em “Continuar. O sistema vai pedir-lhe acesso à sua identificação fiscal, para realizar a autenticação pretendida. Clique em “Autorizar”.

Se escolheu a autenticação por telemóvel, terá de introduzir o seu número de telefone, o PIN (número de identificação pessoal) e clicar em “Autenticar”. Depois, introduza o código de segurança enviado para o seu telemóvel e clique em “Confirmar”. De seguida, pode alterar os seus dados de acesso (senha, código de acesso telefónico e/ou pergunta e resposta de segurança).

Sabe a pergunta e resposta e tem contactos fiabilizados? É igualmente rápido

Esta é uma das vantagens pelas quais os contribuintes devem fiabilizar os seus contactos. Se já o fez, pelo menos em relação ao número de telemóvel, tem duas opções no momento de recuperar a senha, e uma delas é imediata.

a) Carta
Ao selecionar esta opção, a senha anterior é anulada de imediato e substituída por outra. A nova senha será enviada para a morada fiscal, com um prazo médio de receção de 5 dias úteis.

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b) Código por SMS
Se tiver o número do seu telemóvel fiabilizado, pode recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças imediatamente, através de um simples SMS. Uma vez inserido o número de telefone, clique em ‘Recuperar Senha’. Vai receber de seguida uma mensagem de texto com um código de seis dígitos. Terá 5 minutos para digitar o código no respetivo campo. Depois disso, já pode definir a nova password. A partir do momento que clique em ‘Alterar’, a senha antiga é cancelada e pode começar a utilizar a nova senha de acesso às Finanças.

Se não tiver o seu número de telemóvel fiabilizado, só tem uma opção: esperar cinco dias úteis para receber a nova senha no domicílio fiscal. Ainda assim, tem sempre de preencher a pergunta e a resposta de segurança, por si escolhidas, no momento em que fez o registo.

Não se encaixa em nenhuma das opções anteriores? Também há solução

Se não se recorda da pergunta e resposta secretas, e também não tem Cartão de Cidadão com código de autenticação nem Chave Móvel Digital, deve enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados:

  • Assunto do e-mail: ‘Cancelamento de senha NIF’
  • Informações no corpo do e-mail: nome completo, NIF e domicílio fiscal.

Caso também não se lembre do endereço eletrónico que fez constar do registo da AT, anexe ao e-mail uma cópia do documento de identificação e um pedido assinado para cancelar a senha de acesso ao Portal das Finanças.

Feito o pedido, deve aguardar um e-mail de confirmação do cancelamento. Assim que o receba, pode voltar a fazer um registo no Portal das Finanças. Depois, terá de esperar mais 5 dias úteis para que a nova senha seja enviada por carta para a sua morada fiscal.

Três dicas importantes ao pedir a nova senha das Finanças

  1. Se o modo de recuperação que escolheu implica o envio postal da nova senha, certifique-se de que tem a morada fiscal atualizada, para garantir que a carta vai mesmo parar ao destino correto.
  2. Caso a carta com a nova senha não chegue no prazo de 5 ou 6 dias úteis, dirija-se ao seu Serviço de Finanças. Também pode ligar para o Centro de Atendimento da Autoridade Tributária: 217 206 707, para confirmar se já foi enviada a carta.
  3. Há especialistas que dizem que a password é como uma escova de dentes: não se deve partilhar, deve guardar-se com cuidado e deve ser trocada a cada três meses. Por isso, cuide bem da sua.

Lembre-se, ainda, que se fiabilizar os seus contactos, vai passar a receber e-mails das Finanças. Mas tenha cuidado com as tentativas de burla. Verifique sempre o remetente da mensagem, não clique em quaisquer hiperligações suspeitas e nunca partilhe dados pessoais com entidades que não sejam as oficiais.