Impostos

Carros em segunda mão importados da UE vão pagar menos imposto

2 min
Carros em segunda mão importados da UE vão pagar menos imposto

Comprar um carro estás nos seus planos?

Se é o caso, saiba que uma das medidas do Orçamento do Estado para 2021 pode ajudar nesse sentido e mexer com o seu bolso, para melhor! Passamos a explicar: o Imposto Sobre Veículos, ou ISV, tem duas componentes: uma ambiental, outra relativa à cilindrada do carro. Até aqui, nos carros em segunda mão importados só era tida em conta a cilindrada. Ou seja, o cálculo do imposto não considerava o normal desgaste dos carros usados, assim como a correspondente desvalorização. O que significa que quem comprava um veículo importado em segunda mão pagava imposto como se se tratasse de um novo.

Agora, a fórmula de cálculo do ISV foi alterada e vai passar a ter em conta a idade do veículo. Em resultado, o imposto a pagar vai baixar e, na prática, a partir de 2021, quando o Orçamento do Estado entrar em vigor, importar um carro em segunda mão vai ficar mais barato. Com esta alteração, os veículos vão beneficiar de uma espécie de desconto, que começa nos 2% para carros com até um ano de idade e pode chegar aos 70% se tiverem mais de 15 anos. Confira nesta tabela:

Antiguidade do carroRedução percentual do ISV na componente ambiental
Até 1 ano2
De 1 a 2 anos7
De 2 a 3 anos11
De 3 a 4 anos16
De 4 a 5 anos20
De 5 a 6 anos25
De 6 a 7 anos30
De 7 a 8 anos34
De 8 a 9 anos39
De 9 a 10 anos43
De 10 a 11 anos48
De 11 a 12 anos52
De 12 a 13 anos57
De 13 a 14 anos61
De 14 a 15 anos66
Mais de 15 anos70
Leia mais  Despesas com animais no IRS: o que deduzir e quais as regras

Quanto à componente da cilindrada, permanece tal como estava e não sofre qualquer redução: continua a variar entre os 10% para carros com um ano e pode chegar a 80% se tiverem mais de 10 anos. Ou seja, fica mais elevada do que a componente ambiental, agora corrigida.

Quantos mais anos o veículo tem, menos vai pagar

Um carro de gama média-baixa a gasóleo, com motor 1.5 e emissões CO2 de 128 gramas, pagará menos 175€ de ISV no próximo ano, caso o veículo tenha entre 4 a 5 anos. Esta mesma simulação, realizada pela Deloitte, sugere que um carro com mais de 15 anos, terá uma redução de 612€.

Se precisar de fazer um empréstimo para comprar o seu carro, saiba que existem soluções disponíveis no mercado onde pode obter financiamento a 100%, sem entrada inicial, sem reserva de propriedade e com mensalidades adequadas às suas capacidades financeiras. Simule aqui o crédito automóvel à sua medida.

Se já tem um carro importado anterior a 2007 e pagou o Imposto Único Automóvel (IUC), saiba que, à luz da mesma lei, tem direito a receber de volta aquilo que pagou a mais. Informe-se aqui sobre como deve proceder.

Nem sempre as notícias sobre impostos são más, por isso, se puder, aproveite os benefícios!

O que achou?