Direitos e Deveres

8 dicas para passar férias com animais de estimação

5 min
Daniela Cunha
Daniela Cunha
Férias com animais

Fazer férias com animais requer alguns cuidados extra. Saiba o que deve fazer se está a pensar levar o seu amigo de quatro patas a viajar.

Os animais de estimação são motivo de muitas alegrias. Mas, quando chega o verão e a altura de ir de férias, também podem ser motivo de algumas preocupações. Seja porque não tem quem tome conta deles ou porque é impensável deixá-los para trás, levá-los consigo na viagem pode ser uma opção.

No entanto, ir de férias com animais de estimação implica uma logística diferente, já que é preciso considerar as necessidades e o bem-estar deles. Planeamento é a palavra de ordem e é imprescindível que tenha tudo muito bem organizado antes de viajar, para que não haja imprevistos.

Siga os nossos conselhos e tenha umas férias descansadas e divertidas com os seus patudos.

Guia para umas férias com animais de estimação

Se vai levar o seu cão ou gato consigo, as férias têm de ser planeadas em torno deles.

1. Escolha um destino adequado

O local da viagem é o primeiro ponto a ter em conta. É importante que seja um sítio que vá ao encontro dos seus desejos, mas que também seja adequado a animais. Por exemplo, umas férias na cidade, com muitas idas a museus e monumentos, não será a melhor opção, porque muito provavelmente o seu animal não vai poder entrar nesses locais.

O ideal é escolher um destino de natureza, como serra, campo ou praia para o animal poder andar à vontade. Ainda assim, veja sempre primeiro as regras do local.

No caso das praias, as que são concessionadas, à partida, não permitem a presença de cães e se desrespeitar a regra pode ter de pagar uma coima. Para não correr esse risco, consulte o site“praias para cães” que lhe mostra todos os areais no país amigos dos patudos.

2. Reserve um alojamento pet friendly

Hoje em dia, há cada vez mais alojamentos preparados para receber animais. Nos sites de reserva, como o Booking e o Airbnb, é possível incluí-los na pesquisa para que lhe apareçam apenas os alojamentos pet friendly.

Se escolher um hotel, opte por um quarto com varanda para que o animal possa ter algum espaço ao ar livre. Se quiser uma casa, prefira habitações com jardim ou terraço. Acampar também é uma boa opção, já que o seu patudo terá muito espaço para brincar.

Qualquer que seja a sua escolha, é importante informar primeiro o hotel, proprietário da casa ou parque de campismo que vai levar o seu animal e confirmar se não há nenhum problema. Há locais que podem impor restrições tendo em conta o tamanho ou raça do animal.

3. Planeie o melhor meio de transporte

Se for para fora do país, saiba que algumas companhias aéreas permitem viajar com animais de estimação. No entanto, o tamanho, peso, espécie e raça determinam onde é que eles viajam e quais os preços a pagar. A maior parte das companhias só permite que viagem na cabine animais de pequeno porte. Todos os outros têm de ir no porão.

Nas viagens de carro, deve utilizar uma transportadora, um cinto de segurança próprio ou uma grade para impedir o animal de andar à solta. Tenha atenção à temperatura (se estiver muito calor ligue o ar condicionado) e faça várias paragens ao longo do caminho para que o seu patudo possa passear e hidratar-se.

Leia mais6 dicas para poupar nas férias da Páscoa com crianças

Se o animal enjoar, fale primeiro com o veterinário para que este receite algum tipo de medicamento. Para tranquilizar o seu amigo de quatro patas, pode levar alguns brinquedos ou a manta dele.

4. Leve o animal a fazer um check-up

Marque uma consulta no veterinário para saber se está tudo bem com o seu animal e para despistar eventuais problemas. Também é importante que verifique se todas as vacinas estão em dia, se as desparasitações interna e externa estão feitas e se o microchip está a funcionar corretamente.

5. Prepare os documentos e os produtos essenciais para o animal

Além do microchip, que é obrigatório, é boa ideia pôr uma coleira no animal com uma chapa com o seu número de telemóvel, caso este se perca. Também deve levar consigo o boletim de saúde do animal, onde constam todos os seus dados de identificação e as vacinas tomadas.

Se viajar para fora, verifique com antecedência as regras de entrada de animais no país de destino. Para os Estados-Membros da União Europeia, por exemplo, precisa do passaporte de animal de companhia.

Na mala do seu patudo, há alguns artigos que não podem faltar:

  • Comedouro, bebedouro e a ração habitual;
  • Cama ou manta para dormir;
  • Coleira ou peitoral e trela, bem como o açaime, se for necessário;
  • Brinquedos;
  • Kit de farmácia, com material para pequenos curativos, como ligaduras, compressas, spray desinfetante, pomada antisséptica, tesoura e pinças;
  • Escova para o pêlo.

6. Faça um seguro para animais

Se ainda não o tem, considere subscrever um seguro para animais. Estes seguros podem incluir várias coberturas, sendo que os mais completos abrangem responsabilidade civil (para proteger terceiros de eventuais danos causados pelo animal), despesas veterinárias e cirurgias. Caso vá para o estrangeiro, é importante que verifique se o seguro é válido no país de destino.

7. Utilize apps para encontrar locais pet friendly

Ir de férias com animais de estimação implica levá-los para todo o lado. No entanto, encontrar locais que aceitem a entrada do seu amigo de quatro patas pode não ser muito fácil. Felizmente, já existem várias aplicações para telemóvel que lhe permitem pesquisar restaurantes, parques, alojamentos e praias pet friendly.

Também há apps que possibilitam guardar toda a informação médica do seu animal e outras que o ajudam a encontrar um veterinário, caso haja algum problema.

8. Proteja o seu animal do calor

Os animais podem sofrer bastante com as ondas de calor. Por isso, se está a pensar levar o seu de férias, é fundamental que tenha cuidados redobrados:

  • Evite as horas de maior calor e não o leve em passeios demasiado longos;
  • Tenha sempre água fresca disponível, incluindo quando o leva a passear. Pode colocar uns cubos de gelo na água para a manter fria durante mais tempo;
  • Nunca deixe o seu animal em locais fechados e sem ventilação;
  • Pondere comprar um tapete refrescante para o animal se deitar;
  • Se for possível, deixe o seu patudo dar um mergulho para se refrescar.

Com preparação e planeamento, é possível gozar de umas férias com animais de estimação divertidas e sem percalços. No entanto, toda a logística necessária para que os seus amigos de quatro patas possam ir consigo, pode fazer com que as férias fiquem mais dispendiosas.

Nesse caso, pode contar com o Crédito Pessoal Férias e Lazer da Cofidis que lhe dá financiamento até 100% para desfrutar dos seus dias de descanso sem preocupações. Faça aqui uma simulação.

O que achou?