Direitos e Deveres

Contrato promessa de compra e venda: saiba proteger-se

3 min
Contrato promessa de compra e venda

Se vai comprar casa, não facilite e leia estas linhas e saiba que cuidados ter para que não haja imprevistos.

O contrato promessa de compra e venda é um documento/acordo escrito entre quem promete vender e quem promete comprar, assinado por ambas as partes. A sua função principal é a de assegurar os direitos e deveres das partes e as condições estabelecidas para o negócio, no período que decorre até ao contrato definitivo, realizado através de escritura pública de compra e venda. Antes de assinar um contrato deste tipo, tenha em conta estes 6 cuidados:

O que acontece ao sinal se algo não correr bem?

Em caso de incumprimento do contrato promessa de compra e venda, o que acontece ao valor dado como sinal? Se for o promitente vendedor a não cumprir, este terá que devolver à outra parte o valor do sinal em dobro. Mas se for o promitente comprador a entrar em incumprimento, a outra parte pode ficar com o montante do sinal.

Atenção aos prazos do crédito

Assegure-se previamente de que o banco está disposto a emprestar-lhe a quantia de que precisa. Em alternativa, tente incluir uma cláusula que anule o contrato na eventualidade de não conseguir o crédito solicitado.

Exija que esteja escrito o prazo para a escritura

Verifique se no contrato está escrito o prazo ou uma data para a celebração da escritura. Se não estiver, solicite que essa informação seja acrescentada. O prazo deverá assegurar uma margem de segurança, para evitar que o comprador perca o sinal.

Não entregue qualquer valor sem um recibo

Não entregue qualquer quantia sem a contrapartida de um recibo. Ou então, certifique-se de que o contrato refere o valor avançado.

Informe-se sobre os registos

Uma vez que os registos provisórios são os documentos mais difíceis de obter, informe-se junto da Conservatória do Registo Predial da área do imóvel em causa quanto tempo demoram a emitir. Esta informação pode influenciar os prazos que constam do contrato.

Leia mais  O que diz o Orçamento do Estado para 2024?

Fique livre de quaisquer ónus ou encargos

Garanta que não existem ónus ou encargos – como hipotecas ou penhoras – sobre o imóvel que pretende adquirir. Para sua segurança, pode incluir no contrato uma cláusula que afaste o comprador dessa eventual responsabilidade.

Se anda à procura de casa, leia primeiro este artigo do Contas Connosco sobre a melhor altura para comprar casa.

Por último, não deixe de procurar casa nos leilões das Finanças. Nunca se sabe se pode aqui achar um bom negócio.