8 formas de ganhar dinheiro com reciclagem
Plástico, cartão, metais e até roupas são alguns dos artigos que lhe permitem ganhar dinheiro com reciclagem. Saiba o que precisa de fazer para o conseguir.
Ainda que o país esteja longe das metas definidas para a reciclagem, fazer a separação e reciclar os resíduos domésticos é uma prática cada vez mais comum nas casas portuguesas.
Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, em 2024 foram recicladas quase 477 mil toneladas de embalagens (um aumento de 4% face ao período homólogo). Dessas, mais de 158 mil toneladas foram de papel e cartão (mais 6%) e cerca de 86 mil foram de plástico (mais 5%). Já em relação ao vidro, foram depositadas no vidrão quase 214 mil toneladas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.
Além de ser um comportamento sustentável e benéfico para o meio ambiente, sabia que reciclar o lixo é, também, uma forma de ganhar algum dinheiro? Por isso, se já tem o hábito de separar os seus resíduos, junte o útil ao agradável e descubra como ganhar dinheiro com reciclagem.
Porquê reciclar?
Existem vários motivos para separar e reciclar o seu lixo, a começar, desde logo, pela questão ambiental, que nos afeta a todos:
1. Poupa energia e água:
A produção de artigos a partir de resíduos consome menos energia e água do que fabricá-los a partir de matérias-primas novas, já que o processo de extração, tratamento e transporte das matérias-primas implica um consumo muito grande destes recursos.
A reciclagem também permite poupar recursos energéticos não renováveis, como o petróleo, o que, consequentemente, contribui para a redução da emissão dos gases com efeito de estufa.
2. Economiza matérias-primas:
A utilização de resíduos como matérias-primas secundárias ajuda a poupar as matérias-primas virgens. Dessa forma, é possível reduzir a extração de minérios e de petróleo e o abate de árvores.
3. Reduz os resíduos:
A reciclagem permite reduzir a quantidade de resíduos que vão parar aos aterros sanitários. Assim, consegue-se aumentar o tempo de vida útil dos aterros e evita-se que tenham de ser construídos novos em locais que poderiam ter outros usos úteis às populações.
4. Poupa na taxa de gestão de resíduos:
Esta taxa foi criada com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os custos ambientais associados à gestão de resíduos. Está ligada ao lixo que é encaminhado para aterros e para incineração, de forma a penalizar a sua não separação.
Se separar e reciclar o seu lixo, o município onde vive tem de enviar menos quantidade para os aterros, o que significa que também paga uma menor taxa de gestão de resíduos. E isso irá refletir-se na sua fatura da água, já que essa taxa é cobrada aos munícipes.
Além destes benefícios, é possível receber dinheiro pela reciclagem de certos materiais. Mesmo que não seja um montante que permita enriquecer, é sempre um rendimento extra que pode ajudar a compor o orçamento mensal da família.
Como ganhar dinheiro com reciclagem
Se quiser ter algum lucro com o seu lixo, primeiro deve descobrir que empresas na sua zona de residência aceitam receber resíduos em troca de dinheiro. Lembre-se que a entrega fica sempre a seu cargo, por isso não convém que tenha de se deslocar até muito longe (dessa forma, o que receber não compensa).
Depois, é só separar os materiais em categorias e, quando tiver uma quantidade considerável, entregá-los na empresa de gestão de resíduos. Existem vários materiais que lhe podem render algum dinheiro.
1. Latas e metais
As latas de refrigerantes são um bom material para ganhar dinheiro com reciclagem. Por norma, são feitas de alumínio, que é um metal bastante maleável e que pode ser reciclado vezes sem conta. Os preços são definidos à tonelada e para ter um quilo para vender precisa de cerca de 75 latas.
Outros metais, como o ferro, estanho, inox, zinco ou cobre, também podem render bastante dinheiro, sendo o cobre o mais lucrativo. O preço é definido tendo em conta, entre outros fatores, o valor dos metais na bolsa. Atualmente, uma tonelada de cobre na sucata em Portugal pode valer cerca de 6.700 euros (ou seja, à volta de 6,70 euros por um quilo).
2. Tampas e outros artigos de plástico
De certeza que já ouviu falar da recolha de tampas de plástico para ajudar instituições ou pessoas com necessidades específicas. Na verdade, estas tampas são vendidas às empresas de gestão de resíduos e o dinheiro é, depois, utilizado para ajudar quem precisa.
As tampas de plástico são um artigo fácil de juntar, mas precisa de uma grande quantidade para que a entrega valha a pena, já que um quilo rende poucos cêntimos.
Outros produtos de plástico, como plástico-filme ou garrafas também rendem algum dinheiro e o valor depende da natureza do plástico.
3. Papel e cartão
Não são os materiais mais lucrativos, uma vez que precisa de bastantes quilos para ter algum lucro. O valor pago na reciclagem depende do tipo de papel, mas geralmente não chega aos 0,10 euros por quilo.
4. Madeira
Se tiver restos de madeira, por exemplo de obras que esteja a fazer em casa, também os pode levar a um centro de gestão de resíduos e ganhar algum dinheiro. Caso contrário, o mais provável é que acabem num aterro.
5. Móveis
Tem móveis que já não quer? Antes de os deitar fora, a melhor opção é tentar vendê-los nos sites de artigos em segunda mão ou em lojas que comprem artigos usados. Assim, além de ajudar a dar uma nova vida a algo que ainda pode ser útil, também ganha algum dinheiro.
6. Material eletrónico
Pode fazer o mesmo com os aparelhos elétricos e eletrónicos que tenha em casa. Mesmo que já não funcionem, há pessoas que os compram para aproveitar as peças.Também existem empresas que pagam pelos materiais extraídos da sucata.
7. Automóveis em fim de vida
Se tem um carro em fim de vida, ou seja, que já não reúne as condições necessárias para circular na estrada, o mais indicado a fazer é levá-lo para abate a um centro devidamente autorizado. Assim, garante que todos os materiais e componentes são corretamente descartados.
Ao levar o carro para abate, as peças que estão em bom estado podem ser retiradas e compradas pela sucateira e podem render-lhe ainda algumas centenas de euros. O valor depende de fatores como a idade e o estado dos componentes.
8. Roupas
Caso tenha roupas que já não usa, pode vendê-las nas plataformas de compra e venda em segunda mão. Também existem marcas de pronto-a-vestir que apostam na reciclagem de têxteis e dão-lhe um voucher pelas roupas antigas que entregar.
Reciclar os resíduos e dar uma segunda vida às coisas que já não usa é não só uma prática sustentável para o planeta, mas também para a sua carteira. Por isso, ponha mãos à obra e, em vez de levar todo o lixo para o ecoponto, junte-o e tente ganhar dinheiro com reciclagem.