Como associar o cartão de refeição ao MB WAY
Tem cartão de refeição? Saiba como associá-lo à aplicação MB WAY para fazer o pagamento das suas compras.
A app MB WAY veio facilitar a vida de muitos portugueses, já que permite fazer compras em lojas físicas e online, realizar transferências, pagar mensalidades e até levantar dinheiro utilizando apenas o telemóvel. Só é preciso associar os cartões bancários à aplicação e fica tudo à distância de um clique.
Mas, da mesma forma que pode integrar o seu cartão de multibanco na app, sabia que também é possível associar o cartão de refeição? Descubra como fazer e se o seu cartão é um dos que pode ser utilizado no MB WAY, uma vez que esta funcionalidade não está disponível para todas as entidades que comercializam estes títulos.
Como associar o cartão de refeição à app MB WAY?
O processo para adicionar o cartão de refeição à app é exatamente igual ao de qualquer outro cartão de débito ou crédito:
- Se ainda não utiliza a aplicação, instale-a no seu telemóvel e ative o serviço. Pode fazê-lo no multibanco ou diretamente na app, mas apenas se tiver o seu número de telemóvel atualizado no seu banco;
- Introduza o cartão numa caixa multibanco;
- Escolha a opção “MB WAY/MB NET” e, depois, “Adesão ao MB WAY”;
- Insira o seu número de telemóvel e o PIN que definiu para o MB WAY;
- Abra a aplicação e confirme os últimos quatro dígitos do número do cartão;
- O cartão de refeição está pronto para ser utilizado através da app.
Que cartões de refeição podem ser associados?
Neste momento, são oito os cartões de refeição que podem ser integrados na plataforma:
- Euroticket Refeição (Edenred);
- Cartão Refeição Santander;
- MRefeição (Millennium BCP);
- Caixa Break (Caixa Geral de Depósitos);
- Cartão Menu (Montepio);
- Mais Refeição (Jerónimo Martins/Edenred);
- Cartão Menu BBVA;
- Ticket Restaurant.
Se o seu não está na lista, pode consultar o site do MB WAY. É possível que hajam atualizações e que sejam adicionados novos cartões.
Como pagar com o cartão de refeição através do MB WAY?
Assim que o seu cartão fica associado e operacional no MB WAY, pode utilizá-lo tal como faz com qualquer outro cartão bancário. A única diferença é que, agora, antes de fazer o pagamento tem de escolher o cartão que quer utilizar.
O cartão que está ativo é sempre o que aparece quando abre a aplicação. Para selecionar outro (neste caso, o de refeição), deve deslizar para o lado em cima da imagem do cartão até lhe aparecer o que quer utilizar. O cartão fica ativo e já pode realizar todas as operações.
Para pagar as suas compras com o cartão de refeição, abra a app, certifique-se que está selecionado o cartão correto, e clique em “Pagar com MB WAY”. Depois, leia o QR Code apresentado no terminal multibanco do estabelecimento. Se a compra for superior a 20 euros, terá de introduzir o seu PIN ou confirmar a operação através do Touch ID ou Face ID.
Se tiver um telemóvel Android com tecnologia contactless, além do QR Code, pode fazer os pagamentos através da opção NFC. O processo é exatamente igual, mas depois de escolher “Pagar com MB WAY” deve selecionar “NFC”.
Nas compras online, deve selecionar a opção “MB WAY” e introduzir o seu número de telemóvel associado à conta. De seguida, irá receber uma notificação. Abra-a, selecione o cartão com o qual quer fazer o pagamento e clique em “Pagar”.
Há custos associados aos pagamentos com cartão de refeição pelo MB WAY?
Não. Até ao momento, as compras e os pagamentos efetuados através do MB WAY, seja com que cartão for, não têm qualquer custo associado. Apenas nas transferências é que podem ser aplicadas taxas, mas o valor depende do banco e do montante transferido.
E limites?
Mesmo estando associados ao MB WAY, os cartões de refeição só podem ser utilizados em estabelecimentos comerciais com CAE (Classificação Portuguesa das Atividades Económicas) associados à alimentação. Ou seja, restaurantes, cafés, supermercados e lojas de conveniência, por exemplo.
Quanto ao próprio MB WAY, os pagamentos em lojas físicas estão limitados a 1.000 euros por dia (e até 2.400 euros por semana). Nas lojas online, o limite pré-definido também é de 1.000 euros diários, mas pode ser alterado para até um máximo de 5.000 euros.
Quais as vantagens de associar o cartão de refeição ao MB WAY?
Ter o seu cartão de refeição integrado com a app MB WAY traz-lhe várias vantagens.
Primeiro, garante que o tem “sempre à mão”. Mesmo que não o traga na carteira ou que se esqueça dele, dificilmente sairá de casa sem o seu telemóvel. Além disso, passa a ser possível duas pessoas (um casal, por exemplo) terem acesso ao cartão ao mesmo tempo: uma pode ficar com o cartão físico e a outra pode utilizar o MB WAY.
Depois, deixa de precisar de memorizar vários códigos PIN. Mesmo que tenha dois, três ou até mais cartões associados ao seu MB WAY (o máximo são oito), o código é sempre o mesmo.
Mas o maior benefício é, sem dúvida, o facto de passar a poder utilizar o cartão de refeição para pagar as encomendas feitas nas plataformas online dos supermercados e de entrega de comida em casa (como a Uber Eats ou a Glovo, por exemplo).
O princípio é o mesmo das compras em lojas físicas: o que interessa é o CAE da entidade que recebe o dinheiro. Assim, da mesma forma que é possível comprar eletrodomésticos ou produtos para a casa nos hipermercados e pagar com o cartão de refeição, também passa a ser possível fazer compras com este cartão nas aplicações que entregam vários tipos de artigos.
Ainda que o MB WAY seja bastante seguro, é importante que tenha alguns cuidados ao utilizar a app. Hoje em dia as burlas online estão cada vez mais sofisticadas e, por isso, todo o cuidado é pouco. Nunca forneça os seus dados pessoais nem PIN a ninguém e nunca confie em estranhos para o ajudarem a instalar ou utilizar a aplicação.