Dinheiro

Dicas para usar o MB Way sem correr riscos

5 min
usar MBway em segurança

O MB WAY é uma aplicação muito prática, que lhe permite realizar diversas operações bancárias através do telemóvel. Mas tal como faz com o seu cartão, é preciso ter cuidado para não correr riscos. Saiba como usar o MB Way em segurança e tire partido das funcionalidades que facilitam a sua vida.

O MB Way é uma aplicação gratuita que permite simplificar processos bancários e realizar diversas operações a partir do seu telemóvel, desde que associada a uma conta bancária, como se de um cartão multibanco se tratasse.

Cómoda, prática e rápida, é uma solução digital que tem conquistado a preferência dos portugueses. A cada dia que passa, mais cidadãos instalam a aplicação e usufruem deste serviço que evita que tenham de levar sempre o cartão para todo o lado.

Através do MB Way pode transferir e receber dinheiro na hora, criar cartões virtuais, fazer pagamentos online e em lojas físicas e até levantar dinheiro numa caixa automática sem ter de utilizar cartão. Neste vídeo ensinamos como levantar dinheiro no multibanco sem um cartão. É mais simples do que imagina.

Atenção às burlas com o MB way

Apesar de ser um sistema seguro, este serviço também pode ser alvo de esquemas fraudulentos e têm-se registado casos de burla através do MB Way. Isto deve-se, em grande parte, ao facto de alguns utilizadores não conhecerem bem as funcionalidades da aplicação e não saberem como utilizá-las e segurança.

Os esquemas acontecem principalmente em contexto de vendas online. O que acontece muitas vezes é que a vítima é incentivada a aderir à aplicação com o pretexto de facilitar a transação. E como não conhece as regras de utilização, acaba por ser burlada. Quando se trata de pessoas que já utilizam o MB Way, as fraudes consistem, principalmente, em fazer com que revelem códigos de segurança associados à aplicação, como o PIN de acesso ou códigos gerados pela app. Estes códigos permitem, por exemplo, à pessoa que está do outro lado levantar dinheiro da conta da vítima, em qualquer caixa multibanco, sem um cartão.

A boa notícia é que, desde que conheça o funcionamento da aplicação, não vai ter problemas. Pode tirar partido dela para lhe facilitar a vida, sem correr riscos. No caso de estar a realizar uma venda online, por exemplo, deve saber que só precisa de facultar o seu número de telemóvel. Se lhe pedirem qualquer dado adicional, deve suspender a transação. E assim ninguém pode tocar no seu dinheiro.

No fundo, basta que tenha o mesmo tipo de cuidados que tem com o seu cartão. Se um estranho lhe pede que lhe dê o cartão ou todos os dados do mesmo, incluindo o código de segurança, certamente não o fará. Aqui é a mesma coisa. 

Que cuidados devo ter para evitar ser burlado através do MB Way?

O número elevado de burlas através do MB Way tem levado entidades como a DECO Proteste, a SIBS (entidade gestora do Multibanco) e a PSP a lançarem alertas e outras recomendações. Partilhamos consigo as mais importantes, para que utilize a aplicação em segurança:

  • Recuse fazer pagamentos por MB Way se desconhecer o modo de funcionamento da aplicação ou a pessoa que lhe enviou o pedido;
  • Não siga instruções de desconhecidos para realizar transações através da aplicação;
  • Se for contactado para aderir ao MB Way com recurso a um número de telemóvel que não é seu, seja através do Multibanco ou do homebanking, cancele a operação e informe de imediato o seu banco e as autoridades;
  • Nunca utilize o número de telefone de outra pessoa para aderir ao MB Way. Qualquer número que introduza fica associado ao seu cartão e à sua conta bancária e permite realizar movimentos a partir da sua conta;
  • Caso utilize a aplicação, nunca partilhe o código PIN que escolheu com ninguém. À semelhança do código do seu cartão bancário, o código de acesso à aplicação é pessoal e intransmissível;
  • Os bancos ou outras entidades, como por exemplo, operadoras de telecomunicações, nunca solicitam telefonicamente ou por email que adicione um número de contacto que não seja o seu, à sua conta bancária;
  • Tenha sempre o seu contacto telefónico atualizado junto do seu banco;
  • Verifique a veracidade de ligações que recebe por email ou sms e nunca clique em ligações suspeitas;
  • A opção “Levantamento MB Way” gera um código que permite levantar dinheiro em qualquer caixa multibanco. Pode dar jeito, por exemplo, no caso de um pai que partilha o código com o filho para que ele levante dinheiro na hora, em qualquer caixa automática. Mas é preciso cautela. Nunca partilhe esse código com terceiros, a não ser com pessoas da sua inteira confiança;
  • Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade e esteja alerta a movimentos que desconheça;
  • Nunca se dirija a uma caixa multibanco e introduza o contacto de terceiros para realizar uma operação bancária. Os pagamentos através do MB Way não implicam deslocações e pode fazer tudo através da aplicação;
  • Caso tenha perdido o seu telemóvel, ou se o mesmo lhe for roubado, dirija-se de imediato a uma caixa multibanco e cancele o MB Way;
  • Se não for utilizador do MB Way, não aceite pagamentos por este meio, uma vez que a aplicação só permite fazer transações entre utilizadores. Nessa situação opte por pagamentos presenciais ou por transferência bancária.
Leia mais  O meu primeiro IRS: as 10 perguntas e respostas essenciais

Tenha ainda em consideração que, se for vítima de burla por fornecer quaisquer dados a terceiros, a entidade bancária não se responsabiliza, uma vez que foi o próprio a fornecer as informações, não respeitando as normas de segurança.

Desde que conheça o funcionamento da aplicação e a utilize de forma segura, não há razões para receios. 

Posso aderir ao MB Way?

Para aderir à aplicação, basta ser cliente de uma entidade bancária com acordo com o MB Way e associar o seu número de telemóvel à sua conta bancária através da própria aplicação, de uma caixa multibanco ou através do homebanking do seu banco.

Descubra neste artigo como aderir ao serviço e quais as suas principais funções e vantagens.

O que achou deste artigo?