Poupar

9 dicas para poupar nas compras online

5 min
Homem de barba e óculos, camisola amarelo torrado, olha para o telemóvel para tentar perceber como poupar nas compras online

Comprar pela internet é fácil e prático, mas nem sempre sai mais em conta. Saiba como é que pode poupar nas compras online.

A conveniência de não  sair de casa, o facto de haver uma grande variedade de produtos disponíveis ou de as lojas estarem “abertas” 24 horas por dia, são alguns dos fatores que mais contribuem para que algumas pessoas prefiram fazer as suas compras pela internet.

A par disso, o preço – que muitas vezes é percecionado como sendo mais baixo no comércio online -, também tem grande influência. De acordo com o Barómetro e-Shopper 2023 da Geopost, 71% dos portugueses que compram regularmente online (comparativamente com 65% da média europeia) consideram que esta é uma forma de poupar dinheiro. No entanto, a verdade é que nem sempre sai mais barato comprar pela internet.

Ainda assim, é possível reduzir o impacto das encomendas na sua carteira, seguindo algumas dicas para poupar nas compras online.

Planeie as suas compras com antecedência

Antes de decidir comprar um produto, especialmente se for algo de valor avultado, faça uma pesquisa de mercado. Uns dias, ou até umas semanas antes, verifique o preço em várias lojas para ver qual é que tem a melhor oferta e se, eventualmente, haverá algum desconto. Também é aconselhável que vá, primeiro, a uma loja física conhecer o produto, mesmo que depois o encomende online.

Compare os preços antes de comprar

Nunca se deixe levar pelos preços do primeiro site que visita. Atualmente existem centenas de lojas online, por isso é fundamental pesquisar em várias páginas para encontrar a oferta mais vantajosa. Por exemplo, pode achar que um site está com um bom preço em determinado produto, mas quando chega ao final do processo de encomenda, ao adicionar os portes de envio, acaba por não compensar.

Pode utilizar sites comparadores de preços, como o KuantoKusta e o comparador de preços da DECO para produtos variados, o Skyscanner e o Google Flights para pesquisar voos, ou o Super Save para as compras de supermercado.

Use todos os descontos disponíveis

Uma das melhores dicas para poupar nas compras online (ou em qualquer tipo de compras, na verdade) é aproveitar todas as promoções e descontos disponíveis. Se não for uma compra urgente, espere pelos saldos, pelas campanhas especiais, como a Black Friday, ou que a loja faça uma promoção no produto que quer comprar. Ao fazer as suas compras nas apps das marcas, em vez dos sites, também pode conseguir acesso antecipado a descontos.

No entanto, e como referimos na primeira dica, é importante que esteja atento ao custo dos produtos, uma vez que há lojas que aumentam os preços uns dias antes das promoções para depois aplicarem os descontos, que acabam por não ser reais.

Recentemente, a lei dos saldos foi alterada e o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo do produto nos últimos 30 dias consecutivos. Ainda assim, há comerciantes que contornam a lei e utilizam expressões como “preço habitual” ou PVPR (preço de venda ao público recomendado) para comparar os preços e dar a ideia de que estão a oferecer uma grande promoção. No entanto, esse pode não ter sido o preço mais baixo do último mês e, por isso, induzir os consumidores em erro. Esteja atento a estas situações.

Compre apenas o necessário

O facto de “só precisar de clicar num botão” para fazer uma compra online, faz com que seja muito fácil – e tentador – adicionar vários produtos ao carrinho. Contudo, é provável que esteja a comprar coisas de que, na verdade, não precisa e, portanto, a gastar mais dinheiro desnecessariamente.

O mesmo acontece quando as lojas online anunciam um determinado valor mínimo para não se pagar portes de envio. Será que compensa mesmo comprar mais produtos (que provavelmente não lhe fazem falta) só para poupar dois ou três euros em portes?

Leia mais  Compre agora, pague depois. Vale ou não a pena?

Tenha cuidado com os portes de envio

Se a loja online oferecer os portes de envio, já estará a poupar algum dinheiro na sua encomenda. No entanto, ao fazer compras online – e se tem um orçamento limitado – convém contar sempre com a taxa de entrega, já que terá de a pagar na maior parte dos sites. Veja quanto é que a sua encomenda custa, com os portes, em várias lojas online e escolha a que for mais vantajosa.

Além disso, há sites que oferecem os portes de envio se levantar a encomenda numa loja física ou se pedir para a deixarem num ponto de entrega autorizado. Geralmente, também há oferta do valor dos portes se a encomenda atingir um determinado valor mínimo. Se tiver familiares ou amigos que precisem de produtos dessa loja online, pode juntá-los à sua compra.

Subscreva newsletters

Hoje em dia, qualquer loja online tem disponível uma newsletter. Além de ficar a par das novidades, também sabe sempre quando a marca está com descontos em determinados produtos ou quando faz campanhas especiais. Além disso, muitos sites oferecem um desconto quando subscreve a newsletter.

Utilize extensões no browser

Os plug-ins de cupões são, talvez, uma das melhores formas de conseguir poupar nas suas compras online. Sites como Karma, Honey e Coupert, por exemplo, agregam todos os cupões disponíveis para várias lojas online, que pode utilizar quando está a finalizar a sua encomenda.

Para o fazer, só precisa de instalar as extensões de browser (pode fazê-lo diretamente a partir dos sites e pode instalá-las em qualquer dispositivo eletrónico) e, sempre que está numa loja online, são-lhe mostrados todos os cupões que aquela marca tem disponíveis. Se houver algum que possa utilizar na sua encomenda, este é automaticamente adicionado para fazer o desconto no valor final.

Utilize formas de pagamento que ofereçam cashback

O cashback é uma funcionalidade associada, geralmente, aos cartões de crédito. Ao fazer os pagamentos com o cartão, recebe, no mês seguinte à compra, uma percentagem (por norma, entre 1% e 3%) do valor que gastou. Depois, pode descontar esse montante em compras seguintes.

Se tem um cartão de crédito que oferece cashback, veja quais são as condições para perceber se é uma vantagem, tendo em conta as suas compras habituais. É que, normalmente, os reembolsos estão associados a certos tipos de compras, como de restauração, viagens ou combustível.

Também os cartões de fidelização das marcas podem ser considerados uma forma de cashback. Sempre que, ao fazer o pagamento, apresenta o cartão, estará a acumular saldo ou pontos, que pode descontar mais tarde. No entanto, tenha atenção porque, por vezes, as marcas só permitem isso em determinados produtos ou certas campanhas específicas.

Desconfie dos preços muito baixos

Apesar de ser prático, comprar pela internet traz alguns riscos. Se encontrar um determinado produto a ser vendido a um preço muito mais baixo do habitual, desconfie. É possível que se trate de uma falsificação ou que seja uma tentativa de burla. Na dúvida, verifique cuidadosamente as descrições dos produtos, veja sempre os feedbacks de outros compradores e pesquise o site em páginas como o Portal da Queixa para perceber se é fidedigno.

Seguindo as dicas para poupar nas compras online, pode, realmente, ser mais vantajoso encomendar alguns produtos pela internet em vez de os comprar em loja física. E lembre-se: mesmo no caso das compras online, tem 14 dias para devolver os produtos se mudar de ideias.

O que achou?