Como poupar com cartões de fidelização
Os cartões de fidelização são já uma prática bastante comum. Conheça as principais vantagens e saiba como os pode utilizar para poupar.
Hoje em dia, todos nós temos um, dois ou até uma carteira cheia de cartões de fidelização de clientes. Afinal, praticamente todas as lojas e supermercados oferecem este serviço.
Estes cartões não são mais do que estratégias de marketing, com o objetivo de angariar novos clientes e fidelizar os já existentes. Em contrapartida, o cliente tem acesso a descontos e benefícios.
Mas nem todos os cartões de fidelização são iguais ou têm as mesmas vantagens. Como tal, é fundamental que analise bem as condições antes de aderir, para que perceba se valem mesmo a pena e se vai conseguir poupar.
O que são e como funcionam os cartões de fidelização?
Os cartões de fidelização procuram incentivar a lealdade dos clientes a uma determinada marca ou estabelecimento, oferecendo vantagens em troca. São geralmente gratuitos e implicam a troca de dados pessoais por benefícios e descontos.
Os dados pedidos podem variar de empresa para empresa, mas, à partida, terá de indicar o seu nome, morada, data de nascimento, número de telefone e e-mail. Estes dados são registados numa base de dados, para que as marcas possam ter acesso a informações sobre os seus hábitos de compra. E é assim que, depois, lhe enviam promoções específicas e segmentadas.
Que tipos de cartões existem?
Cada loja tem a sua modalidade de fidelização. Algumas oferecem descontos diretos, outras dão pontos que podem ser convertidos em descontos e ainda há as que dão acesso a crédito.
Estes são os tipos de cartões de fidelização mais comuns:
- Acumulação de pontos: convertem o valor gasto em pontos (por exemplo, um ponto por cada euro) que podem, depois, ser trocados por produtos, descontados no valor de uma compra ou dar direito a algo gratuito. Os cartões das gasolineiras são um exemplo do primeiro caso.
- Acumulação de dinheiro: neste caso o desconto não é direto, mas sim feito através da acumulação de saldo pelas compras efetuadas (já deve ter visto produtos assinalados com expressões como “10% de desconto em cartão”). Esse saldo pode, depois, ser descontado nas compras seguintes. Os supermercados são os melhores exemplos deste tipo de cartão.
- Vales de desconto: a partir de um determinado valor de compras, a superfície comercial oferece um vale de desconto para utilizar nas compras seguintes ou em lojas parceiras.
- Desconto direto: oferta de descontos exclusivos em determinados produtos.
- Acesso a crédito: estes cartões são dois em um, funcionando como cartão de cliente e cartão de crédito. Ou seja, além dos descontos habituais, dão a possibilidade de fazer um financiamento e de pagar em prestações. Ainda que possa ser vantajosa, esta modalidade é a que oferece mais riscos para os clientes.
Quais as principais vantagens dos cartões de fidelização?
Além dos benefícios óbvios, existem outras vantagens:
- Muitos cartões são de adesão gratuita e não implicam o pagamento de uma anuidade (há exceções, sobretudo no que diz respeito aos cartões que dão acesso a crédito);
- Oferta de descontos exclusivos para aderentes ou acesso antecipado a promoções;
- Algumas marcas têm parcerias com outras empresas, permitindo usar os descontos ou saldo acumulado em mais do que uma loja.
6 dicas para poupar com os cartões de fidelização
Aderir a um cartão de fidelização pode ser bastante vantajoso, mas é preciso ter alguns cuidados e saber aproveitar os benefícios da melhor forma.
1. Analise as condições
Antes de aderir a um cartão, analise as condições de utilização, como por exemplo:
- Desconto imediato ou acumulação: como referido anteriormente, há cartões que dão descontos na hora e outros que funcionam através de acumulações. Se estivermos a falar de uma loja a que só vai uma ou duas vezes por ano e tiver de acumular saldo ou pontos para usufruir de benefícios, talvez o cartão não valha a pena.
- Prazo de validade: o dinheiro ou os pontos acumulados em certos cartões têm uma data-limite para serem utilizados e, se não o fizer, acaba por perdê-los. Avalie o prazo de validade para perceber se é vantajoso para si.
- Momento para usufruir das vantagens: veja se o cartão impõe alguma condição para beneficiar dos descontos. Há cartões que permitem descontar o saldo, pontos ou vales oferecidos logo no dia a seguir e outros que só o deixam fazer a partir de uma determinada data. Além disso, alguns cartões só permitem utilizar as recompensas a partir de um certo valor de compra.
2. Tenha cuidado com os cartões que dão acesso a crédito
Podem parecer muito vantajosos à primeira vista, mas, se não tiver cuidado, pode correr o risco de endividamento.
Se estiver a pensar aderir a um cartão de fidelização que permite fazer financiamento, tenha em atenção o custo da anuidade (se existir), as formas de pagamento e as taxas de juro (regra geral é aplicada a taxa máxima permitida pelo Banco de Portugal, que é de 19,3%).
Tenha também em conta que alguns cartões penalizam os clientes que não os utilizam durante algum tempo, cobrando uma comissão de inatividade. Além disso, a DECO alerta para o facto de certos cartões só atribuírem descontos se o cliente não pagar a totalidade do extrato em cada mês. Ou seja, acaba por ficar sujeito ao pagamento da taxa de juro, o que faz com que, na prática, não esteja a usufruir de nenhum desconto.
3. Aproveite os cartões de adesão gratuita e os cartões familiares
Se o cartão não implica nenhum custo para si, aceite-o, mesmo que seja de uma loja que não frequenta muito. Não tem nada a perder e pode sempre conseguir alguns descontos, ainda que de forma esporádica.
Caso se trate de um cartão familiar, em que vários membros do agregado podem usufruir das vantagens, aproveite-o também.
4. Mantenha os seus cartões organizados
Se preferir ter os cartões físicos consigo – e se tiver muitos – estabeleça um sistema de organização. Pode, por exemplo, ter na sua carteira do dia a dia os cartões que usa mais frequentemente (como os dos supermercados) e utilizar um porta-cartões para guardar os restantes.
Para quem prefere soluções que ocupam menos espaço, já há formas de ter todos (ou quase todos) os cartões no telemóvel. Muitos estabelecimentos comerciais têm as suas próprias aplicações, onde está guardado o cartão (só precisa de mostrar o código de barras ou QR Code). Se tiver MB Way, pode utilizar a funcionalidade MB Way Up, que permite guardar os seus cartões de fidelização num só local.
5. Planeie as suas compras
Ter um cartão que dá descontos pode levar a compras impulsivas. Assim, para não “anular” todos os benefícios, gastando mais do que deve ou do que pode, é importante que planeie as suas idas às compras. Desta forma, consegue aproveitar melhor as promoções e é mais fácil não ceder à tentação de comprar algo apenas porque está com desconto, mas de que não precisa realmente.
Tenha também atenção aos prazos de validade dos vales de desconto ou saldo acumulado e organize as suas compras tendo em conta as datas-limite: muitos cupões oferecidos têm de ser utilizados no espaço de poucos dias.
6. Aproveite os descontos, campanhas exclusivas e parcerias
Uma das grandes vantagens de aderir aos cartões de fidelização é o acesso a benefícios especiais. Pode ter direito a um desconto no mês do seu aniversário, acesso a campanhas exclusivas para clientes e ainda a possibilidade de utilizar o cartão em estabelecimentos parceiros. Aproveite todos estes benefícios para tirar o máximo partido dos seus cartões.