6 dicas para poupar nas férias da Páscoa com crianças
Para entreter os seus filhos nas férias da Páscoa sem gastar muito dinheiro, só precisa de alguma criatividade e organização. Conheça as nossas sugestões para conseguir poupar.
Com mais uma pausa letiva aí à porta, muitos pais vêem-se no dilema do costume: onde deixar os mais pequenos e o que fazer para os entreter durante duas semanas, de preferência sem gastar muito dinheiro.
A boa notícia é que, com alguma imaginação e planeamento, é possível proporcionar aos mais novos umas férias da Páscoa divertidas e dentro do orçamento mensal. Para dar uma ajuda, reunimos um conjunto de ideias que pode pôr em prática para poupar nestas férias sem sacrificar a diversão.
E como não podemos esquecer o feriado em si, que para muitos é sinónimo de reunir a família, trazemos-lhe ainda algumas dicas para poupar no dia de Páscoa.
1. Faça um orçamento realista
O primeiro passo para conseguir poupar é fazer um orçamento mensal realista. Comece por fazer uma lista de tudo o que será necessário para esta época: refeições para as crianças, atividades para as manter ocupadas, presentes para afilhados e padrinhos e decorações para o almoço de Páscoa em família (se o organizar) são algumas despesas que pode considerar.
Depois, estabeleça um valor limite para cada item da lista, tendo em conta aquilo que quer e pode despender. Deixe sempre uma pequena margem para imprevistos.
2. Organize bem os dias de férias
A organização é a chave para cumprir o orçamento previsto. Comece por definir os menus para todos os dias das férias (inclua o pequeno-almoço, almoço, lanches e jantar). Com isto, será mais fácil comprar apenas o necessário e evitar gastos desnecessários no supermercado.
Se quiser fazer alguma refeição fora com os mais pequenos, considere um piquenique num parque. Além de ficar mais em conta, visto que pode levar os alimentos de casa, ainda aproveita o ar livre.
Planeie também, com antecedência, as atividades para as crianças, o almoço de Páscoa e os presentes que quer oferecer. Assim terá tempo para analisar várias opções e comparar custos.
3. Tire proveito das atividades gratuitas ou de baixo custo
Um campo de férias de uma ou duas semanas pode ser bastante dispendioso. E se tiver mais do que um filho, pode mesmo ser incomportável para as suas finanças. Assim, pode reservar alguns dias de férias para esta época caso esteja a trabalhar e a melhor forma de conseguir ocupar os mais pequenos durante a Páscoa (e ainda conseguir poupar) é com atividades grátis ou de baixo custo. Deixamos algumas ideias:
Ir a um parque ou até à beira da praia: Leve as crianças para brincarem na rua. Podem fazer caminhadas, andar de bicicleta, patins ou skate, jogar à bola, às escondidas ou à apanhada. Além de se divertirem, também é bom para a saúde e ainda tem o benefício de os conseguir tirar da frente dos ecrãs.
Jogos didáticos: Desafie os seus filhos para jogos que estimulem o raciocínio, a criatividade e a competição saudável. Mikado, sopas de letras, palavras-cruzadas, sudoku, 4-em-linha, dominó, os clássicos jogos de tabuleiro, puzzles, o jogo do stop ou mímica são algumas das opções que pode sugerir.
Livros: Crie o hábito de leitura nos seus filhos, oferecendo-lhes um livro para lerem durante as férias da Páscoa. Pode encontrar, frequentemente, livros em promoção nos supermercados e nas grandes livrarias. Mas, se quiser gastar menos ou nenhum dinheiro, tem sempre a possibilidade de os comprar em plataformas online de venda em segunda mão ou de os requisitar na biblioteca da sua zona.
Atividades culturais: Aproveite a medida do Governo, que oferece 52 entradas gratuitas por ano em 37 museus, monumentos e palácios e organize alguns programas culturais com os seus filhos. Se tiver interesse em visitar algum espaço que não esteja abrangido, informe-se se existem dias ou horários em que os bilhetes são grátis ou mais baratos. Também há locais em que crianças até determinada idade não pagam. Outra alternativa é visitar os espaços culturais sem sair de casa. O Museu dos Coches, o Mosteiro dos Jerónimos, o Parque Biológico de Gaia ou até o Museu do Louvre oferecem visitas virtuais gratuitas.
Cinema: Reserve um dos dias das férias da Páscoa para ir ver um filme com as crianças. Aproveite as promoções oferecidas pelas salas de cinema (como os packs família, descontos ao comprar online, cartões de fidelização ou dias da semana em que as entradas são mais baratas) para comprar os bilhetes.
4. Faça as suas próprias lembranças para oferecer
Se vive esta quadra de forma tradicional, é provável que esteja a planear oferecer presentes aos seus afilhados e que os seus filhos ofereçam uma lembrança aos padrinhos. E se pensa que terá de gastar uma fortuna, a boa notícia é que com alguma criatividade pode poupar alguns euros.
Prendas para os afilhados
Opte por oferecer algo útil ou que faça falta, como roupa, calçado ou até algum dinheiro que pode ser depositado numa conta-poupança das crianças. Tente saber com antecedência o que eles gostam ou precisam e procure alguma promoção.
Quanto aos chocolates, que também não podem faltar nesta época, porque não fazer os seus próprios ovos da Páscoa? Só precisa de comprar uns moldes e chocolate para derreter. Depois, dê largas à imaginação e embrulhe-os com papel, fitas e laços que tenha por casa.
Prendas para os padrinhos
No domingo anterior à Páscoa, é habitual oferecer-se o ramo aos padrinhos. Se seguir a tradição, recorra ao seu jardim (caso tenha) ou pergunte a um vizinho que tenha jardim se pode colher algumas flores para fazer um arranjo. Caso não tenha essa possibilidade, opte por opções mais em conta como catos.
Também pode oferecer bolachas caseiras num frasco, uma caixa de chocolates personalizada ou até uma moldura com uma fotografia dos afilhados.
5. Decore a casa sem gastar muito
Quer decorar a sua casa para a ocasião? Evite gastar dinheiro com objetos sazonais vendidos em lojas. Opte antes por fazer as suas próprias decorações e inclua os seus filhos na atividade.
Faça uma pesquisa rápida na internet e selecione algumas ideias. Depois, é só pôr mãos à obra. Pode fazer coelhos com material reciclado, pintar ovos da Páscoa ou imprimir imagens alusivas à festividade para espalhar pela casa. No final, não se esqueça de guardar as decorações para reutilizá-las no ano seguinte.
6. Poupe no almoço de Páscoa
Se vai organizar o almoço de família no domingo de Páscoa, há algumas dicas que pode seguir para poupar dinheiro. Primeiro, evite os restaurantes e prefira almoçar em casa.
Defina a ementa e faça a lista de compras antecipadamente. Assim pode aproveitar as promoções dos supermercados e optar pelos produtos mais em conta. Para repartir os custos, pode pedir que cada convidado leve uma coisa: uns podem levar as sobremesas, outros as entradas e outros as bebidas.
Se quer ter alguns petiscos para oferecer, opte por coisas simples como um bolo, umas sandes e sumos de fruta.
Como vê, com alguma imaginação e planeamento é possível poupar na Páscoa. Siga as nossas sugestões e ponha mãos à obra para criar umas férias da Páscoa divertidas e recheadas de atividades, sem comprometer o orçamento familiar.