Direitos e Deveres

Animais de estimação: 3 soluções para as férias (e para todos os bolsos)

2 min

Aproximam-se as férias e, desta vez, não pode levar o seu animal de estimação consigo? Existem, por todo o país, várias soluções para que o melhor amigo da família tenha uma estadia segura e com as melhores condições, a preços bem acessíveis. Não deixe o “pormenor” para a véspera da partida e garanta já as férias do seu amigo de quatro patas.

Hotéis

São locais especializados para receber animais. Encontra desde o canil mais simples a centros de bem-estar com elevados padrões de higiene e qualidade e cuidados médico-veterinários, a quintas com escola profissional de treino, até aos hotéis de cinco estrelas, com opção entre quarto standard ou superiores, com jardim privativo, sofá-cama, piscina aquecida, música relaxante e câmara de vídeo para que possa matar saudades a qualquer momento. Os preços diários começam, em média, nos 10 euros para gatos e 12 euros para cães, variando de acordo com o peso e o tamanho.

Pet sitting

Se preferir que o cão ou o gato fiquem em casa, no conforto do lar, sem alterar as rotinas, então a melhor solução é contratar o pet sitting, um serviço que se assemelha ao babysitting para crianças. Um cuidador desloca-se a sua casa para cuidar do animal de estimação. Em regra, os preços são mais competitivos do que nos hotéis, embora os variem bastante de acordo com o serviço escolhido. Neste tipo de serviço, tudo é personalizado: o número de visitas, os horários, os passeios e o tempo de companhia. Se optar por esta solução tem aqui uma boa ajuda nesta plataforma, que funciona como uma Airbnb para pet sitters e cuidadores de animais. Pode também encontrar o pet sitter que vai mimar o seu amigo de quatro patas aqui.

Ama

Se preferir, ele pode ficar numa “ama”. Esta solução existe também para animais de estimação, tal como para as crianças. São pessoas que gostam e cuidam de animais, a título particular. Há uma imensa oferta de anúncios na página OLX. O serviço é semelhante ao pet sitting, mas neste caso o animal pode ficar na casa do cuidador. Os preços começam geralmente nos 5 euros.

Em todo o caso, peça conselhos, recomendações e visite os locais. Lembre-se: há coisas que não têm preço.