Trabalho e carreira

Os 12 melhores sites para procurar emprego no estrangeiro

4 min

Há vários sites especializados em emprego que divulgam ofertas para quem esteja à procura de uma oportunidade fora do país. Antes de começar a enviar o CV, um dos pontos importantes é pesquisar sempre em sites conhecidos e ser prudente quando as ofertas parecem demasiado boas. Lembre-se de que está a concorrer para um país diferente e que – além de regras e leis diferentes – deve ter cautela para não ser alvo de enganos.

Por outro lado, a formação e o currículo são importantes, mas também é frequente haver ofertas em que o perfil procurado não se esgota na licenciatura que tirou. É uma questão de estar atento à descrição da vaga e candidatar-se a funções em que acha que o seu percurso global pode efetivamente fazer a diferença.

Teletrabalho facilita mobilidade

Nos últimos anos a mobilidade também evoluiu muito, nomeadamente nas tecnologias, tornou-se mais fácil ir trabalhar para outro país. As próprias empresas do mundo digital estão menos ‘presas’ a um local e não exigem isso dos seus trabalhadores. Há muitas ofertas de emprego destinadas exclusivamente a teletrabalho, ou que requerem apenas algumas deslocações espaçadas no tempo.

Veja os 12 exemplos dos sites mais conhecidos para procurar trabalho fora do país.

  1. Eures – O Portal Europeu de Mobilidade Profissional, da União Europeia, é um bom site para iniciar a pesquisa. Encontra ofertas de países da UE, assim como informações sobre o que necessita de saber para viver e trabalhar no estrangeiro.
  2. Anywork Anywhere – Neste site não há intermediários, os empregadores colocam os anúncios e os interessados respondem diretamente, não sendo necessário registo no site. É mais vocacionado para trabalhos temporários de turismo e de assistência a famílias.
  3. Indeed – É um dos portais de emprego mais populares do mundo, fácil de registar e de pesquisar. Não permite fazer uma pesquisa global, mas é possível selecionar o país que queremos e procurar vagas a partir daí.
  4. Eurojobs – Neste site encontra ofertas para todos os países da Europa. Por essa razão, a melhor forma de encontrar o que pretende é introduzir palavras-chave ou indicar o sector e o país no qual pretende trabalhar.
  5. Monster – Este é um dos portais mais visitados para procurar trabalho nos EUA e Canadá, mas tem-se expandido a cada ano e apresenta ofertas segmentadas para vários outros países (Reino Unido, Espanha, Alemanha, etc).
  6. Careerbuilder – À semelhança do Monster, o CareerBuilder é um portal de anúncios de emprego focado nos Estados Unidos, mas com presença em diversos países, cujas ofertas pode encontrar aqui.
  7. Linkedin – Nesta rede social profissional é possível encontrar ofertas de emprego para todo o mundo. Basta criar um perfil com informação sobre a sua carreira, formação e outros dados que considere pertinentes para que haja maior possibilidade de vir a ser contactado, já que muitas empresas de recrutamento utilizam esta rede para contratar pessoas das mais diversas áreas. Também é importante manter esta página ativa. Um simples gosto numa publicação pode gerar interesse por terceiros e o seu perfil chegar a mais utilizadores.
  8. Total Jobs – Este site reúne ofertas de emprego no Reino Unido e Irlanda. A informação está organizada por setor de atividade ou localização, mas também por empresa ou por popularidade: as ofertas com mais urgência em serem preenchidas.
  9. CV-Library – Outro site de emprego centrado no Reino Unido, mas com anúncios da Irlanda igualmente. O CV-Library disponibiliza ainda cursos online e dicas para construir um CV ou uma carta de apresentação.
  10. Jooble – Outro portal bastante simples que, além da página principal voltada para o emprego nos Estados Unidos, permite escolher a versão nacional de 71 países, incluindo Portugal, e pesquisar nesses mercados.
  11. Impactpool – Para quem sonha com uma carreira sem fronteiras dedicada a ajudar os outros, a trabalhar em organizações não governamentais, associações de apoio ou projetos específicos, o Impactpool disponibiliza milhares de anúncios, muitos deles de instituições ligadas à ONU.
  12. International Careers & Jobs – Mais do que encontrar anúncios de emprego, aqui vai encontrar os principais sites ou agências de recrutamento para cada país. Uma boa opção para encontrar outros portais que ainda não conhece.

Está interessado em abrir os seus horizontes profissionais? Faça um bom currículo – sem esquecer as aptidões e os interesses pessoais, que dizem muito sobre si -, invista em formação sempre que possível e não perca tempo em candidaturas ‘só para ver no que dá’, mas sim naquilo que acredita ser mais adequado para si, onde o seu perfil encaixa melhor.

Há dezenas de milhões de vagas de emprego em todo o mundo, uma delas pode ser para si!