Poupar

Poupe o carro no inverno

3 min
Poupe o carro no inverno

Com a chegada do mau tempo, é preciso ter cuidados acrescidos com o seu automóvel e redobrar a atenção enquanto conduz. Descubra connosco algumas dicas que lhe vão permitir conduzir em segurança e prolongar a vida do seu carro.

Durante o inverno, o frio afeta o funcionamento geral do seu automóvel e a condução torna-se mais instável. A chuva, o vento, a neve, o gelo, ou o nevoeiro que dificulta a visibilidade, são alguns fatores que aumentam os riscos na estrada. Deixamos-lhe algumas dicas para poder preparar o seu veículo para as condições adversas do inverno, e assim poder ter uma condução mais segura.

1. Verifique o estado dos pneus

Com frio, chuva ou formação de gelo na estrada, é imprescindível que faça uma revisão aos pneus, de forma a garantir que têm a pressão correta e, nesse sentido, boa aderência ao piso. Além disso, este fator também contribui para a poupança de combustível, redução de ruído e maior longevidade do carro. Quando for colocar ar nos pneus, consulte os valores recomendados pelo fabricante do veículo, que estão indicados na soleira da porta ou na tampa do depósito do combustível.

Se residir numa zona propensa à formação de gelo, considere colocar pneus de inverno, que dão ao carro mais estabilidade em situações climatéricas adversas.

Embora esta recomendação sirva para todo o ano, evite conduzir com pneus gastos ou “carecas”. 

2. Atenção aos travões

Com o piso mais escorregadio, é importante que as pastilhas e os discos, assim como o circuito e a bomba de travagem, estejam completamente funcionais, já que a aderência à estrada é menor. Quando novos, estes componentes oferecem mais segurança e melhor capacidade para lidar com eventuais imprevistos, como travagens inesperadas.

3. Faça uma revisão aos faróis

Os dias mais curtos e as condições atmosféricas implicam menor visibilidade na estrada. Por esse motivo, é importante que todas as luzes estejam em boas condições, não só para melhorar a visibilidade, mas para informar outros condutores da sua presença. Tenha atenção aos refletores e plásticos dos faróis. Verifique se não estão baços ou oxidados e se estão limpos por dentro e por fora.

Leia mais  Precisa de um empréstimo para obras?

4. Substitua borrachas e escovas para-brisas

As borrachas que vedam as portas, janelas, motor e bagageira são indispensáveis em dias de chuva intensa. E se não estiverem em boas condições, arrisca-se a ter água no interior do carro e a ter de fazer reparações de custos elevados. Se for necessário, prolongue a vida das borrachas, com um produto de hidratação próprio, para que não percam as suas características isoladoras. 

Já as escovas para-brisas devem ser substituídas anualmente, preferencialmente no final do verão. São uma componente fundamental para conduzir com chuva, por isso garanta que estão em boas condições.

5. Cuidado com a bateria

As temperaturas baixas têm impacto direto na carga das baterias dos carros, assim como a humidade, que afeta o seu bom funcionamento. Por esse motivo, durante o inverno conduza o seu automóvel com mais frequência, para que o alternador vá carregando a bateria, devido à energia que é produzida pelo motor de combustão.

6. Fique atento aos amortecedores

No inverno as estradas ficam mais propensas a buracos e fissuras provocados pela chuva e os amortecedores são um dos componentes mecânicos que mais sofrem com pisos em mau estado. Esteja atento a fugas de óleo ou outros problemas como o saltitar das rodas, uma vez que isto significa que o desgaste já comprometeu a força do amortecimento. Amortecedores em mau estado implicam alterações nas distâncias de travagem e põem em risco a sua segurança.

7. Evite o embaciamento dos vidros

Certifique-se de que o desembaciador do vidro está a funcionar corretamente. Além disso, pode sempre utilizar o ar condicionado para este efeito e melhorar a visibilidade. Para ajudar, limpe os vidros com regularidade.

8. Tape o carro

Nos dias e noites mais frios, com muita chuva, neve ou geada, considere proteger o carro com uma capa, em especial se tiver mesmo de deixá-lo ao ar livre.

Por fim, se quer prolongar a vida do seu carro, faça as revisões a tempo e horas.