Direitos e Deveres

Guardar o Cartão de Cidadão numa app

3 min
cartão do cidadão em app

Se costuma esquecer-se dos documentos com frequência, esta app é para si. Pode guardá-los e consultá-los sempre que quiser e evitar coimas desnecessárias. Explicamos como, passo a passo.

Conhece a carteira digital onde pode guardar todos os documentos de identificação e consultá-los em qualquer lugar? Se não, aqui fica a sugestão. Além do mais, a app id.gov.pt permite partilhar os documentos com terceiros e validar os dados dos documentos digitais de outras pessoas. O processo de utilização é simples e intuitivo.

Para que serve a app id.gov.pt?

A aplicação id.gov.pt, é uma aplicação gratuita, criada pelo Estado, que lhe permite guardar, consultar e partilhar os dados dos seus documentos pessoais através do telemóvel.

Para utilizar, basta descarregar a app para o seu dispositivo, disponível na App Store (para IOS), no Google Play Store (para Android) ou na AppGallery (para sistema Huawei) e autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.

Caso ainda não tenha ativado a sua Chave Móvel Digital, pode fazê-lo online ou através da câmara do seu smartphone, sem perder horas num balcão de atendimento. Depois, só tem de aceitar os Termos e Condições e está pronta a utilizar.

Como fazer a autenticação na app?

Assumindo que já tem a Chave Móvel Digital ativa, comece por selecioná-la e carregue em “Continuar”. Logo depois, o sistema vai pedir-lhe acesso a alguns dados de identificação, como o número de telemóvel associado ou a identificação civil.

Autorizado o acesso, introduza os seus dados da Chave Móvel Digital, nomeadamente, o número de telemóvel e o pin. E, de seguida, o código de segurança que vai receber no dispositivo. Posteriormente, pode optar por fazer a autenticação através da impressão digital ou do reconhecimento facial. A partir daqui a app está pronta a utilizar.

Para fazer qualquer alteração aos dados de acesso, basta ir à área reservada e proceder às modificações desejadas.

Leia mais  Consignação do IRS e IVA: como doar o seu imposto a instituições

Em caso de falecimento ou incapacidade, a Chave Móvel Digital é cancelada, à semelhança do que acontece com o documento físico.

Caso não tenha ativa a Chave Móvel Digital, sugerimos a leitura deste artigo, onde ficará a saber como funciona e como pode fazer a ativação.

Como inserir os documentos na app?

Depois de instalar a aplicação e fazer a autenticação, o passo seguinte é:

  1. Selecionar os documentos que quer guardar na app;
  2. De seguida, escolha a opção “Carteira de Documentos” e carregue em “Adicionar”. Pode adicioná-los um a um ou em simultâneo;
  3. Clique em “Meus Documentos” para iniciar o processo. No caso do Cartão de Cidadão e após escolher este documento, vai ser pedido que introduza novamente a Chave Móvel Digital, seguido da autorização e da inserção dos dados de autenticação. Para ver o documento, só tem de carregar em “Ver Documento”.

Após este processo, vai ser criado um Código QR associado ao documento, e que vai servir para que outro telemóvel ou aparelho específico consulte os seus dados, como as autoridades ou serviços do Estado. Os restantes documentos são adicionados da mesma forma.

E se não tiver acesso à internet?

A aplicação também funciona sem acesso à internet. No entanto, para poder consultar os dados dos documentos tem de guardá-los previamente, um a um, como um documento PDF.

Se, por algum motivo, lhe solicitarem o documento físico e o dispositivo em questão não conseguir ler o documento ou não tiver acesso à internet, tem cinco dias para apresentar os documentos às respetivas autoridades ou enviá-los através de email. Caso não o faça, fica sujeito ao pagamento de uma multa que pode ir dos 60 aos 300 euros.

O que achou?