Ciclistas: 7 coisas que tem de saber
Surpreendido? Não será o único. Grande parte das pessoas desconhecem que há certas normas que, se não forem cumpridas, podem dar origem a multas pesadas.
As regras são válidas quer para quem anda de bicicleta por desporto ou lazer, quer para quem a utiliza como meio de transporte. E não importa se percorreu 500 metros ou 10 quilómetros.
Selecionámos sete tópicos relevantes para qualquer ciclista, para que fique a saber o que é, ou não, obrigatório, e também aquilo que, não sendo obrigatório, é aconselhável, pela sua segurança.
1. Documentos
O ciclista tem de andar com um cartão de identificação pessoal, que pode ser o cartão de cidadão ou o passaporte. Se for abordado pelas autoridades e não tiver um destes documentos consigo, sujeita-se a uma coima que pode ir dos 60 euros aos 300 euros. No entanto, o valor pode descer para metade se apresentar a sua identificação pessoal às autoridades nos oito dias seguintes.
2. Capacete
Quem anda de bicicleta não está obrigado a usar capacete, apesar de ser recomendável, por questões de segurança. Essa obrigação toca apenas aos condutores de velocípedes e trotinetas e aos condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos. Além do capacete, os ciclista devem usar óculos, como proteção contra pós, e luvas, para proteger as mãos em caso de queda acidental.
3. Matrícula
As bicicletas não precisam de ter matrícula, nem sequer as bicicletas elétricas. A matrícula só é obrigatória nos veículos a motor e nos reboques.
4. Seguro
Só os veículos ou bicicletas a motor são obrigados a ter seguro. As bicicletas não. É certo que existem seguros para bicicletas – que servem para a cobertura de acidentes pessoais, de responsabilidade civil, de assistência em viagem e de transporte – mas não são obrigatórios.
5. Carta ou licença
Também não é necessária qualquer carta ou licença para andar de bicicleta. No entanto, é importante que qualquer pessoa que ande de bicicleta conheça as regras de circulação dos velocípedes e os principais sinais de trânsito, como forma de salvaguardar-se a si e aos outros, e evitar ser multado.
6. STOP e sinal vermelho
São ambos para respeitar, por questões de segurança e para evitar ser multado. Se não parar no vermelho ou se for apanhado a desrespeitar o sinal de STOP, arrisca-se a apanhar uma multa que pode ser bem pesada.
7. Algumas normas de segurança
- Circule pelo lado direito
- Não circule em contramão
- Não circule nos passeios, reservados aos peões
- Não passe muito perto dos carros
- Quando segue com outros ciclistas, façam-no preferencialmente em fila indiana ou, quando muito, aos pares.
Estas são algumas normas de segurança para quem anda sobre duas rodas. É também importante que os ciclistas tenham alguns cuidado de forma a reforçar a visibilidade perante os outros condutores: usar colete retrorrefletor, equipar a bicicleta com iluminação, colocar luzes brancas na parte da frente e vermelhas na traseira da bicicleta.