Poupar

Carnaval: máscaras e outras atividades para entreter as crianças

3 min
Carnaval: máscaras e outras atividades para entreter as crianças

Por esta altura, as crianças não param de falar dos vestidos de princesa ou dos fatos de super-herói. Todos os anos, máscaras diferentes e novos gastos com o Carnaval. Não se preocupe, com alguma imaginação pode fazer a festa com máscaras, concursos, desfiles e muita cor, sem gastar quase nada.

Dedique um dia ao carnaval

Prepare um Carnaval em família e façam máscaras juntos, decorem a casa com serpentinas coloridas e confetti, e promovam um desfile na sala ou no corredor.

Podem pintar e decorar pequenas máscaras com elásticos para os olhos, fazer coroas para a cabeça ou espadas para a cintura. O que conta é que todos possam todas participar nas atividades.

Sabia que, o dia de Carnaval muda todos os anos por causa da Páscoa, cuja data depende do equinócio da primavera? A ‘terça-feira gorda’ é sempre 40 dias antes do Domingo de Ramos, 47 dias antes da Páscoa.

Máscaras fáceis de recriar

Cada vez mais pessoas tentam fazer em casa as máscaras de carnaval, seja para evitar desperdício ou para poupar. Ora veja estas ideias:

  • Aproveite as máscaras de outros anos, que pode adaptar se for necessário, mesmo que sejam de adultos. Pode rapidamente transformar uma princesa em estrela pop ou um imperador romano em soldado medieval.
  • Vá buscar roupa antiga de família. Os miúdos adoram vestir-se com ‘roupa de crescidos’, principalmente se for um vestido ou uma saia mais berrante ou então um antigo uniforme ou farda militar, se a tiver. Sapatos de salto alto ou botas também ajudam a umas boas risadas no desfile carnavalesco em família.
  • Faça disfarces ou acessórios com plástico e cartão, que todos podem pintar, transformando os seus filhos em robôs, soldados, cavaleiros, astronautas… É uma atividade que os mantém entretidos, estimula a imaginação e ainda ensina a importância de combater o desperdício. Veja algumas ideias nesta imagem:
Leia mais  Tem acesso ao desconto de IMI para famílias?
  • Use lençóis ou outros tecidos e roupas mais velhas para criar vestidos e outros adereços. Se tiver jeito para a costura, vai ser fácil transformar uma pequena gata borralheira em princesa.
  • Aposte nas pinturas. Uma boa maquilhagem é meio caminho andado para uma máscara de sucesso. Às pinturas, junte um pijama com rabo e orelhas no capuz, que se calhar já tem, e vai mesmo parecer um feroz leão ou urso.
Sabia que, as festas de Carnaval pagãs têm milénios e estão ligadas à mudança do inverno para a primavera, mas também do frio e da escuridão para a abundância, fertilidade e luz? A Igreja Católica acabou por controlar um pouco os festejos, fazendo-os terminar antes da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, tempo de jejum e reflexão.

O que achou deste artigo?