Subsídios e abonos pagos através de cartão
Simplificar é a palavra de ordem. É com isto em mente que, no futuro, os subsídios e abonos pagos pela Segurança Social poderão vir a ser pagos via cartões pré-pagos.
O objetivo desta medida é simplificar todo o processo de pagamentos por parte da Segurança Social, agilizando-o.
Ainda assim, a adesão, ou não, ao pagamento através de cartão é uma decisão do beneficiário, que pode optar por continuar a receber por transferência bancária, através do IBAN disponível na Segurança Social Direta.
Prevê-se que esta medida possa abranger mais de 200 mil beneficiários, número referente às pessoas que anualmente recebem do Estado português mensalidades como o rendimento social de inserção, o subsídio de desemprego ou o abono de família.
No entanto ainda será necessário esperar para que esta medida seja uma realidade: prevê-se que o pagamento por cartão seja possível na segunda metade de 2022. O primeiro passo, no entanto, já foi dado com a aprovação, por parte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, para que este avance para a produção, impressão e emissão personalizada destes cartões.