Coronavírus: tem dúvidas sobre viagens?
Pretende adiar uma viagem para um país de risco tendo em conta o surto de coronavírus? Preferia cancelar, em vez de adiar, mas não sabe se pode? Será que o seguro de viagem cobre as despesas? Pode pedir uma indemnização? Estas são, apenas, algumas das dúvidas que podem surgir na cabeça de muitas pessoas com viagens marcadas.
Tendo em conta o número de pedidos de informação que recebeu, a Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) decidiu lançar a linha “Dúvidas sobre viagens COVID-19” para esclarecer os viajantes: 21 371 02 82. Trata-se de uma linha de aconselhamento jurídico e não sobre questões de saúde.
De acordo com Paulo Fonseca, coordenador do departamento jurídico e económico da Deco, em declarações à Lusa, o objetivo desta linha é “auxiliar sobre direitos, documentos, soluções e até dar dicas aos viajantes” com viagens marcadas para as próximas semanas, assim como auxiliar na resolução de eventuais conflitos que possam surgir com transportadoras aéreas ou agências de viagem.
Segundo Paulo Fonseca, esta linha de atendimento destina-se a todos: “Escolas, quem comprou viagens organizadas, quem comprou voos e alojamento diretamente na internet, pais de alunos com viagens de finalistas programadas (…) tratamos de esclarecer todas as situações”, afirma.
Para além do contexto de viagem, informe-se ainda sobre a cobertura dos restantes seguros e veja quais os cuidados a ter porque a saúde está em primeiro lugar.