Sabe desinfetar o telemóvel?
Já se sabe que o coronavírus pode sobreviver entre horas a dias nas superfícies, dependendo do tipo de material. Por isso, é imprescindível limpar e desinfetar, com regularidade, os objetos em que tocamos. Provavelmente, o telemóvel é um dos que mais usamos. Já calculou quantas vezes ao dia pega no seu telemóvel, para onde o leva ou onde o pousa? Veja como deve limpá-lo e quais os cuidados a ter, segundo os conselhos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da Associação de Defesa do Consumidor (Deco).
1. Limpe com um pano ou toalhita
Desligue o telemóvel antes de começar, por razões de segurança. Pode utilizar um pano microfibra, os panos usados habitualmente para limpar os óculos ou uma toalhita de bebé. Evite os lenços de papel porque, segundo a Deco, podem espalhar a sujidade, em vez de absorver.
2. Cuidado com os líquidos
Mesmo que o seu telemóvel já esteja preparado para estar debaixo de água, não deve imergi-lo em detergente, líquido anti-bacteriano ou qualquer mistura com álcool. Também não deve usar detergentes de limpeza em spray porque podem entrar nos orifícios das ligações ou danificar a camada protetora do ecrã. O ideal é utilizar um toalhete próprio para limpar estes equipamentos, com 70% de álcool ou, se não tiver, pode humedecer um pano microfibra ou uma toalhita de bebé em detergente com lixívia ou álcool a 70%. No final, limpe tudo com a parte seca do pano e lave o pano.
3. Capas e proteções
Segundo a Deco, no dia-a-dia, deve manter a capa do telemóvel e um vidro temperado a proteger o ecrã. Desta forma, pode fazer a desinfeção, regularmente, sem correr o risco de estragar o aparelho. No entanto, tanto a Deco como o SNS sugerem que também deve retirar a capa, com frequência, e limpar o telemóvel, assim como a capa, por razões de segurança.