Burlas com SMS: 5 dicas para se proteger
Muitas empresas fornecedoras de serviços que utilizamos habitualmente – luz, gás, telecomunicações, supermercado, banco – enviam mensagens escritas para o telemóvel (SMS) a anunciar prazos de pagamento, descontos, promoções e outras comunicações importantes para os clientes. A questão é que existem cada vez mais burlões a fazerem-se passar por estas empresas com o intuito de enganar os consumidores.
Saiba como reagir a estes esquemas em cinco passos:
- Pesquise na Internet
Uma simples pesquisa no Google pelo número de telemóvel de onde recebeu a SMS poderá revelar a identidade ou mesmo encontrar relatos de outros consumidores que já tenham sido enganados. Experimente.
- Não dê os seus dados
Não responda ao SMS, não siga links e muito menos dê os seus dados. Alguns SMS admitem a possibilidade de responder com “STOP” com o intuito de parar aquele tipo de comunicações, mas pode ser mais um esquema fraudulento de ficar com os seus dados, além do número de telemóvel.
- Bloqueie o número
É uma solução simples. Vai ao seu telemóvel, seleciona o número de onde recebeu a SMS e escolhe a opção bloquear. Garantidamente não vai receber mais mensagens escritas desse contato, no entanto, o seu número já pode ter sido partilhado numa rede de burlas, por isso, esta solução pode não ser suficiente.
- Contate a sua operadora de telecomunicações
Denuncie o caso à sua operadora e pergunte qual a melhor forma de proceder. Deverão saber aconselhá-lo como proceder nestes casos.
- Faça queixa
Em caso de fraude, furto ou roubo deve fazer queixa diretamente na Polícia ou através do Ministério da Administração Interna.
Se as SMS assumirem contornos de bullying ou violência online, veja aqui como se proteger, à sua família ou aos seus filhos.