Bullying através da Internet: proteja os seus filhos
As gerações mais jovens são cada vez mais digitais, por isso, para os pais, por vezes, pode ser difícil acompanhar o que os filhos fazem através da Internet. Apesar de existirem inúmeras vantagens no acesso à rede, a verdade é que também existem perigos.
O chamado cyberbullying – bullying através da Internet – já existe um pouco por todo o mundo e Portugal não é exceção. O efeito multiplicador da Internet pode mesmo levar a que o conteúdo se torne viral e provocar sérios danos à vítima.
De acordo com o Centro Internet Segura, existem ainda outros riscos como os jogos de vídeo, os jogos de apostas online, o sexting (troca de mensagens de teor erótico com ou sem fotografias através de telemóvel, chat ou redes sociais), o phishing (utilização de métodos tecnológicos que levam o utilizador a revelar dados pessoais ou confidenciais), o roubo de identidade, entre outros.
Neste site encontra informação sobre os riscos e a forma de preveni-los. Pode também optar por descarregar a aplicação. No caso de estar a ser vítima de uma situação de abuso através da Internet ou conhecer alguém que esteja, pode denunciar através da Linha Internet Segura, coordenada pela APAV. Pode fazê-lo através da Internet – atendimento online, e-mail ou redes sociais – ou através do número 800 21 90 90.