10 cuidados a ter quando acede a contas bancárias no telemóvel
Tem o hábito de utilizar os serviços de homebanking? Saiba como o fazer de forma segura.
Ter de ir a uma caixa automática – ou mesmo ao balcão do banco – para realizar operações bancárias há muito que deixou de ser uma necessidade. O homebanking veio revolucionar a forma como os clientes se relacionam com os bancos, já que facilita a realização de operações que antes só podiam ser feitas presencialmente.
No entanto, e tendo em conta que as tentativas de burla são cada vez mais frequentes e sofisticadas, é preciso ter alguns cuidados para garantir que acede em segurança às contas bancárias no telemóvel.
Por isso, reunimos algumas sugestões de cuidados que deve ter sempre que utilizar os serviços de homebanking.
O que é o homebanking?
O homebanking é um serviço online que permite aceder à instituição de crédito através da internet, seja a partir de um computador, um telemóvel ou um tablet. O acesso ao homebanking é totalmente gratuito e a sua grande vantagem é que permite-lhe realizar operações bancárias de forma imediata, sem precisar de ir ao balcão do seu banco.
Através do homebanking é possível realizar operações como transferências, consulta de saldo, pagamento de contas ou até a abertura de contas-poupança e depósitos a prazo.
Que cuidados deve ter ao aceder às contas bancárias no telemóvel?
As tentativas de fraude através dos canais digitais são cada vez mais comuns. Por isso, apesar de ser bastante prático, o homebanking também apresenta alguns riscos. Mas, se souber como se proteger, não há razões para não poder usufruir da comodidade deste serviço.
1. Proteja os seus equipamentos eletrónicos
O primeiro passo para garantir que utiliza as contas bancárias no telemóvel (ou noutros dispositivos) de forma segura é proteger os seus aparelhos. Para isso, mantenha o sistema operativo sempre atualizado e instale programas anti-vírus e anti-spyware. Defina palavras-passe e tenha o cuidado de não repetir códigos de acesso: por exemplo, a password da app de homebanking não deve ser a mesma que utiliza para desbloquear o telemóvel.
Além disso, não permita que os sites ou aplicações que contêm informação confidencial (como a app do banco) possam ser acedidas de forma automática, sem ser necessário fazer o login.
2. Utilize apenas redes seguras
Mantenha os browsers que utiliza regularmente atualizados e proteja a sua rede wi-fi com protocolos seguros. Evite aceder ao homebanking em equipamentos públicos ou de outras pessoas e não utilize as redes wi-fi e os hotspots públicos.
3. Não aceda ao homebanking através de hiperligações diretas
Para garantir que a ligação é segura, deve sempre escrever o link de acesso ao site do banco. Evite clicar em hiperligações que possa ter recebido por e-mail ou mensagem ou aceder ao homebanking através de endereços guardados nos favoritos ou no histórico de pesquisa. Assim, corre menos riscos de ser vítima de programas que se apropriam da sua informação confidencial ou de ser reencaminhado para uma página-espelho (uma página falsa idêntica à do site que está a tentar aceder).
Para confirmar se está a aceder a um site seguro, verifique se esse é o endereço oficial do seu banco e se o link começa por “https://”. O “s” significa “segurança” e os sites que utilizam este tipo de link garantem uma ligação segura aos serviços online.
4. Não abra mensagens ou e-mails duvidosos
Algumas das fraudes online mais comuns estão relacionadas com o envio de e-mails ou mensagens disfarçadas como sendo de empresas fidedignas ou entidades oficiais. Por isso, deve ter sempre muito cuidado quando recebe este tipo de comunicações. O ideal é que nunca abra mensagens ou e-mails duvidosos e que os elimine imediatamente. Além disso, não faça download de anexos nem instale nenhum programa que venha numa mensagem de que desconhece a origem.
5. Defina palavras-passe seguras
A password que escolher deve ser única e difícil de decifrar. Por isso, evite as palavras-passe demasiado óbvias, como 123456 ou abcdef, ou que estejam relacionadas com informações pessoais, como datas de nascimento.
Não escreva as suas palavras-passe em papéis, no e-mail ou no telemóvel nem as guarde nos browsers. A praticidade do preenchimento automático de credenciais pode ser tentadora, mas é um risco que não vale a pena correr. Além disso, não dê nunca as suas passwords a ninguém.
Se for possível, prefira os elementos biométricos para fazer o login em vez das palavras-passe. Uma password pode ser descoberta, mas a impressão digital ou o reconhecimento facial são elementos a que mais ninguém pode ter acesso.
6. Utilize autenticação de dois fatores
Além de uma palavra-passe segura, é aconselhável que utilize a autenticação de dois fatores para aceder às contas bancárias no telemóvel. Ao contrário da autenticação simples, em que é utilizado apenas um elemento para aceder à conta (uma palavra-passe, por exemplo), na autenticação forte são sempre pedidos, pelo menos, dois elementos. Pode ser, além da password, um código enviado por SMS.
7. Proteja os seus dados confidenciais
A sua informação pessoal deve ser sempre confidencial e intransmissível. Por isso, nunca envie o seu IBAN, dados pessoais, códigos ou outras informações sensíveis através de e-mail ou mensagem. Também nunca divulgue essas informações em chamadas telefónicas que não foram feitas por si.
8. Encerre a sessão
Depois de utilizar o homebanking ou a app do seu banco, certifique-se de que termina a sessão corretamente e que é necessário fazer login novamente para voltar a aceder à conta. Garanta, ainda, que fecha a página ou a aplicação.
9. Consulte regularmente o extrato e os movimentos da conta
Consulte com regularidade o seu extrato bancário e os movimentos efetuados na sua conta, bem como a data e hora do último acesso ao homebanking para perceber se não há atividades suspeitas.
10. Ative os alertas de segurança
Ative sempre os alertas de segurança e os avisos de transferências e débitos. Assim, saberá sempre que haja uma tentativa de aceder à sua conta num dispositivo desconhecido ou quando é feito algum movimento.
Sinais de alerta que deve reconhecer
O acesso ao homebanking deixa-o mais vulnerável a fraudes. Por isso, é importante que reconheça alguns sinais de alerta. O phishing é um dos ciberataques mais comuns e acontece quando um hacker se faz passar por uma instituição ou empresa, tentado levar a vítima a partilhar informações pessoais.
O phishing pode ser praticado através de e-mails, mensagens (smishing) ou chamadas telefónicas (vishing) fraudulentas. No caso dos e-mails, verifique o nome e endereço de e-mail do remetente, a linguagem usada, o idioma e a apresentação geral da mensagem. Os e-mails que são tentativa de fraude podem ter uma linguagem menos cuidada e erros gramaticais, mas cada vez este fator está a ser contornado e o conteúdo é irrepreensível.
Além disso, nunca clique em hiperligações que vêm em e-mails ou mensagens duvidosas. Ao fazer isso, poderá estar a instalar malware no seu dispositivo eletrónico. Mais tarde, quando aceder ao site da sua instituição bancária, esse malware irá encaminhá-lo para uma página falsa, idêntica à do seu banco, a partir da qual são recolhidos os seus dados para futuras fraudes. Esta prática é conhecida como pharming.
Na página falsa também pode aparecer um formulário para preencher, com a justificação de que as informações são necessárias para regularizar os seus dados pessoais e evitar que a sua conta bancária seja bloqueada. Além de os bancos nunca procederem desta forma, o uso da ameaça e do sentimento de urgência, para que a vítima divulgue os dados rapidamente, são dois sinais de que é uma tentativa de fraude.
No caso das chamadas telefónicas, nunca assuma que são fidedignas apenas porque a pessoa do outro lado sabe os seus dados pessoais. Além de poder ter encontrado as informações online, hoje em dia as tentativas de burla são cada vez mais sofisticadas e os hackers conseguem aceder a dados que, à partida, só o cliente e o banco poderiam saber.
Apesar de tornar a vida dos clientes bancários mais fácil, o homebanking não é isento de riscos. Ainda assim, se tiver todos os cuidados necessários, pode utilizar estes serviços com toda a segurança. Caso detete alguma atividade estranha ou suspeite que está a ser vítima de uma tentativa de fraude, contacte de imediato as autoridades e o seu banco.