Vai lançar uma empresa? Há cinco erros que não pode cometer
Podem surgir como uma alternativa ao desemprego ou resultarem de um desejo pessoal que sempre existiu. Independentemente do motivo, todos os novos negócios querem o mesmo: atingir o sucesso. Para que isso aconteça, precisam de planos, de estratégia, de dinheiro e de mercado. Mas, sobretudo, de equipas. Que se mantenham focadas. Seja qual for o objetivo, o caminho para o sucesso tem obstáculos e há cinco erros que os empreendedores não podem cometer.
1. Evite dispersar-se. É fundamental que mantenha o foco
Mantenha-se fiel aos seus objetivos, àquilo que é o seu produto, o seu mercado e a sua estratégia. É isto que é essencial. Por isso, ignore a tentação de fazer tudo o que lhe passa pela cabeça – importante é manter-se focado no que é mais importante. Por isso, dedique o tempo que tem disponível aos seus objetivos principais. Se achar que o termo “multitasking” é um bom aliado, facilmente percebe que demora mais tempo a concluir aquilo a que se propõem e que os níveis de stress aumentam.
2. Não descure o tempo. A produtividade da sua equipa está ligada à gestão
O tempo deve ser usado com sabedoria – é este o truque para se ser produtivo. Quando lançar uma empresa, procure utilizar o tempo que tem disponível no alcance das tarefas que tem em mãos. É importante trabalhar para alcançar os objetivos, mas também deve estar preparado para o inesperado. Crie rotinas, calendários e mantenha-se disciplinado. Se não conseguir fazer uma boa gestão do seu tempo, dificilmente cumpre prazos.
3. Não ignore a concorrência. Saiba tudo sobre o mercado
O empreendedor deve conhecer o mercado em que atua na perfeição, para poder adiantar-se, inovar ou lucrar com as desvantagens dos concorrentes. Saber como se posicionar e como tirar partido das características que diferenciam o seu negócio, pode ser uma das melhores armas para a liderança do setor.
4. Aposte sempre na inovação. É importante surpreender
As pessoas gostam da descoberta e da novidade. É importante que não descure a capacidade de surpreender os seus clientes, consumidores ou parceiros ao longo do tempo. Com novos serviços, produtos ou reformulação dos mesmos. Se não o fizer, depressa pode surgir um concorrente que vai fazê-lo por si. O enfoque na satisfação do cliente também passa por supreendê-lo.
5. Uma boa equipa reflete uma boa liderança. E isso refelete-se nos resultados
As competências técnicas são precisas, mas não descure o investimento nas competências pessoais. É importante que saiba motivar a sua equipa (e manter-se motivado) quando o cansaço acusa ou quando a empresa está a passar por uma fase de abrandamento. Crie uma filosofia de trabalho e uma cultura empresarial que permita que os colaboradores se exprimam e possam sentir-se à vontade com o seu líder. Para que possam discutir problemas e encontrar soluções.