Dinheiro

Pagamentos digitais: veja o seu negócio crescer

4 min
Pagamentos digitais: veja o seu negócio crescer

Os consumidores portugueses fazem cada vez mais compras através da internet. Portanto, se o seu negócio ainda não está online, chegou a altura para o fazer.

Este aumento das transações financeiras digitais foi causado por força da pandemia, mas a verdade é que mesmo com o regresso à normalidade, o perfil dos consumidores e dos comerciantes portugueses nunca mais foi o mesmo e, dizem os especialistas, nunca mais será. O consumidor está cada vez mais digital, optando pela comodidade de fazer compras online onde quer que esteja, desde que se sinta seguro em fazer transações online. É por isso crucial que os comerciantes vendam os seus produtos ou serviços no mundo digital, com a máxima confiança e transparência, analisando para isso qual a plataforma de pagamento (ou gateway de pagamento) que lhe garante mais benefícios.

Antes se saber quais as melhores plataformas de pagamento digital, assista a este vídeo fique a saber quais os 7 alertas que Sérgio Rodrigues, especialista em finanças pessoais, deixa a quem vai iniciar um negócio.

Sérgio Rodrigues fala sobre os cuidados a ter antes de iniciar um novo negócio

Como escolher a melhor plataforma de pagamento digital?

Como comerciante, deve ter em conta alguns aspetos, antes de escolher a melhor solução para si e também para o seu cliente, que espera um serviço intuitivo, seguro e cada vez mais personalizado. Por isso, no momento de fazer a opção pela plataforma de pagamento digital, analise se respondem positivamente a estes itens:

  • Segurança;
  • Integração e compatibilidade da sua rede com o software e-commerce;
  • Os custos: com a taxa de ativação do serviço, a taxa fixa de serviço mensal ou anual, a taxa por transação, as taxas de levantamento e as de estorno;
  • A faturação;
  • A deteção de fraudes.

Depois desta primeira análise, é altura então de se decidir pela melhor solução de pagamento digital para o seu caso em particular. Seja com cartão de débito, de crédito, e-wallet ou MB Way, são várias as ofertas no mercado para rentabilizar o seu negócio, em segurança.

Digital Payments Gateway: só para negócios online

Sistema criado em 2016 pela SIBS, mas não é esta entidade que disponibiliza esta solução diretamente aos comerciantes, fá-lo através dos seus parceiros que são os principais bancos portugueses. Este sistema permite gerir os pagamentos online com todos os principais cartões de débito e de crédito nacionais ou com o MBWay e ainda gera referências Multibanco. Através da Digital Payments Gateway (DPG) pode ainda obter relatórios e fazer uma gestão integrada de pagamentos online e offline. Esta é uma solução dirigida unicamente aos comerciantes com lojas online.

Leia mais  O meu filho é traquina: devo contratar um seguro de responsabilidade civil?

MB WAY, uma solução para cada caso

Se tem uma loja física, o seu terminal de pagamento automático Multibanco apresenta um QR Code que é lido pela app MB Way, realizando o pagamento com toda a segurança. Aqui, só tem de garantir que o seu termina está atualizado.

Se tem uma loja online, o seu site ou app terá de apresentar o MB Way como um dos meios de pagamento possíveis, depois basta fornecer o seu número de telemóvel para que o cliente pague.

Multibanco mPOS, para negócios em movimento

Composta apenas por uma app e um leitor de cartões móvel de débito ou de crédito, esta solução é ideal para comerciantes que pretendem aceitar pagamentos em mobilidade, como entregas ao domicílio ou as feiras. Para que os seus clientes possam escolher a forma como querem pagar, esta plataforma aceita cartões de débito e de crédito dos principais bancos portugueses e ainda o MB Way por QR Code.

PayPal, um dos métodos mais usados no e-commerce

É uma espécie de carteira digital usada para as transações online. Esta app cria uma ponte entre a loja digital e o consumidor, facilitando o processo de pagamento, já que o cliente não tem de fornecer os dados dos seus cartões de débito ou de crédito. Desde os pagamentos à proteção contra fraudes, esta solução permite que o lojista vá de encontro aos seus clientes, estejam eles onde estiverem: online, em movimento ou na sua loja.

CofidisPay, para compras a prestações, sem juros ou encargos

Única no mercado português, esta nova forma de pagamentos digitais permite efetuar compras de pequenos montantes em prestações, sem juros nem encargos. Disponível numa app e 100% digital, facilita o pagamento de compras e serviços, ao mesmo tempo que rentabiliza o seu negócio e fideliza clientes. Saiba mais aqui.

Agora que já conhece algumas das soluções digitais para ver crescer o seu negócio, veja a que melhor se adequa ao seu caso. A comodidade do cliente é também a sua.