Está realmente preparado para procurar emprego?
Se está à procura do primeiro emprego e sente dificuldades em encontrar trabalho, é tempo de responder à pergunta: será que está realmente preparado para procurar? Conheça cinco dicas que o podem ajudar.
Recorra à redes sociais. Nos dias que correm, a maior parte dos empregadores pesquisa o nome de potenciais futuros empregados na Internet. Tenha isso em mente e tenha atenção ao que partilha: fotografias de momentos demasiado íntimos, comentários desapropriados ou de sentido de humor duvidoso devem ser revistos. Por outro lado, pode recorrer ao Linkedin para ampliar a sua rede de contactos e fazer saber que está ativamente à procura de trabalho.
Saiba “vender-se”. Pense em si e no seu currículo como produtos e faça publicidade. Analise os seus pontos fortes e conceba um plano de “venda” dessas qualidades a futuros empregadores: identifique empresas que precisem desse tipo de talento e estabeleça contactos. Se trabalha numa função criativa, envie cópias de trabalhos que fez.
Seja realista. O objetivo número um de quem procura emprego é o de encontrar trabalho, mas, antes de o conseguir, é importante seguir alguns passos. Atualize o currículo, incluindo o seu perfil no Linkedin. Se ainda não tem conta nesta rede social profissional, crie uma. E, sobretudo, não desista. Os estudos indicam que quem procura emprego de forma proativa, demora, em média cinco a sete meses a encontrá-lo.
Procure ajuda. Se procura trabalho numa área muito especializada, procure a ajuda de um mentor que esteja familiarizado com o mercado em questão. Para além de ajuda de um profissional, é também importante que, sempre que se encontre desmotivado, peça ajuda de família e amigos para não perder o ânimo e a vontade de continuar a procurar trabalho.
Faça contactos. A maior parte dos lugares disponíveis no mercado de trabalho são preenchidos antes de chegarem aos classificados dos sites ou dos jornais. A maior parte das pessoas que procura emprego, seja porque está na situação de desemprego ou porque quer mudar de trabalho, acaba por arranjar uma solução através da sua rede de contactos. Manter uma rede de contactos, com pessoas de várias áreas e setores é muito importante. Se algum dia surgir uma vaga, é mais fácil que se lembrem de si antes de colocarem um anúncio.
Defina uma estratégia. Encontrar um emprego não exige conhecimentos específicos, mas exige a definição de uma estratégia e, sobretudo, de algum planeamento. É importante encarar a procura de emprego como uma tarefa à qual se deve dedicar a tempo inteiro.