Cinco regras para ser um líder de sucesso
Modelo de negócio sustentável, produto ou serviço que satisfaça uma necessidade de mercado e uma equipa que tenha tanto de produtiva como de eficiente. Os requisitos para lançar e manter uma empresa de sucesso poderiam ficar por aqui, mas seria limitativo.
Não se alcançam êxitos sem boa gestão, não existem boas equipas sem bons líderes no comando, nem boas ideias sem mentes dispostas a dar a cara, a voz e o tempo por elas. O que seria de uma Apple sem o icónico Steve Jobs? E do Facebook sem a ousadia de Mark Zuckerberg?
1. Seja capaz de motivar
São vários os especialistas que defendem que equipas motivadas e felizes são mais produtivas. Manter a sua equipa com a mesma energia constantemente pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. Reconheça o trabalho dos seus colaboradores,faça-os ver que tem expectativas altas sobre o seu desempenho e trate-os de forma única. O objetivo é conseguir retirar o máximo partido das potencialidades de cada um dos seus colaboradores.
2. O segredo está no meio-termo
Bons líderes não devem ser nem demasiado assertivos nem passivos. Nem demasiado autoritários nem compreensíveis. Também não devem conformar-se com rotinas, mas saber implementar as mudanças necessárias junto das equipas. O truque passa por saber conduzir os colaboradores a alterar comportamentos, envolvendo-os naqueles que são os objetivos da empresa.
3. Saiba transmitir conhecimento
Um bom líder é aquele que ensina, que partilha as competências que tem vindo a adquirir durante a sua carreira com os colaboradores. Nos negócios, o conhecimento é essencial para que sejam tomadas as decisões certas, que levem ao sucesso da empresa. A equipa deve confiar que o líder está a tomar as decisões que mais beneficiam a organização. Para que isso aconteça, é importante que os colaboradores acreditem que o líder sabe tudo sobre o produto ou serviço que a empresa fornece, que domina todas as áreas do negócio.
4. Lidere e comunique bem
O líder é a voz de uma empresa, de uma equipa, de um projeto. Por isso, é importante que seja a primeira a ouvir-se quando algo corre bem ou mal. Bons líderes são aqueles que interagem frequentemente com a sua equipa, que mantém contacto visual com os colaboradores e não se esquecem da cordialidade e simpatia. Expressões como “obrigado”, “por favor” ou “parabéns” não devem ser esquecidas, bem como a autenticidade. Não vale a pena tentar provar que é algo que, na verdade, não é. Bons líderes são fiéis às suas características de personalidade e tiram partido delas.
5. Palavra de ordem: delegar
Nem sempre há tempo para concluir todas as tarefas e resolver todos os problemas de uma organização. Saber delegar responsabilidades é meio caminho andado para que os colaboradores sintam que o líder confia neles e para que o negócio continue a fluir. Ao delegar tarefas, os líderes demonstram que confiam na sua equipa e que podem contar com ela quando precisam.